Alimentação e organização: tudo a ver!

Share on facebook
Share on twitter

Em sua opinião, boa alimentação é sinônimo de cortar radicalmente todas as gorduras e nunca mais comer um docinho? Então, está na hora de rever alguns conceitos!

Bons hábitos alimentares têm tudo a ver com organização. Por isso, um cardápio consciente e rico em nutrientes é aquele que mais faz bem ao nosso corpo. Mas você sabe qual é a melhor maneira para organizar sua alimentação? Fique atento às dicas e saiba que é possível ser saudável mesmo com a correria do dia a dia:

1)      Planeje-se: para manter uma dieta saudável, a palavra de ordem é “organização”. Segundo a nutricionista da Vital Âtman Larissa Marin, é importante ter o cardápio da semana sempre programado: “Quando planejamos as principais refeições da semana, fica mais fácil organizar os nutrientes que serão ingeridos, principalmente na correria do dia-a-dia, já que podemos pensar com calma no valor nutricional dos alimentos e fazer escolhas conscientes”, explica a especialista. Isso sem contar que essa organização alimentar pode oferecer uma economia de tempo e de dinheiro! Um benefício atrás do outro!

2)      Priorize o valor nutricional dos alimentos, não o valor calórico. Essa dica é importante porque nem sempre temos disponível o melhor alimento. Por isso, Larissa destaca: “É preciso sempre fazer escolhas conscientes com o que temos, priorizando o que o alimento tem de bom, já que nosso corpo precisa de vitaminas para se manter saudável”.

3)      “Prevenir é melhor do que remediar”. A nutricionista afirma que o melhor caminho para a saúde é manter hábitos alimentares saudáveis acompanhados de exercícios físicos. Seguindo esse princípio, é muito mais fácil alcançar uma melhor qualidade de vida, além de poder economizar com remédios e tratamentos de saúde.

4)      Coma de tudo um pouco. Uma dieta saudável prioriza alimentos saudáveis. Porém, isso não significa cortes radicais de alimentos. De acordo com a nutricionista, “todos os alimentos podem ser consumidos, desde que haja sempre moderação”. E, novamente, Larissa aconselha a escolha consciente: “Sempre que possível, é fundamental optar por alimentos menos nocivos. No caso dos doces, por exemplo, um chocolate com 85% de cacau é mais bem-vindo do que os tradicionais”. Outra dica da nutricionista é deixar os doces somente para o fim de semana. Viu só? Dá para comê-los de vez em quando! 😉

5)      Separe um tempo para as refeições. O tempo de nossas refeições é sagrado e deve ser respeitado. Por isso, quando for almoçar ou jantar, concentre-se no que está fazendo e esqueça os problemas. “Quando separamos um tempo para nossas refeições, temos a chance de mastigar melhor os alimentos e, assim, favorecer a digestão”, afirma a especialista. Isso sem contar que pausas como essas também podem fazer bem para nossa mente, pois ficamos menos ansiosos ao aproveitar o tempo com mais tranquilidade.

1 comentário em “Alimentação e organização: tudo a ver!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

A Própolis Verde é Vital!

Você certamente deve saber que a própolis tem propriedades importantes para a saúde. Mas você sabia que alguns tipos de própolis são ainda melhores do

Como corrigir uma dieta desequilibrada

Você sabe como corrigir uma dieta desequilibrada?
Quando se fala em dieta, todo mundo tem uma solução mágica: “você deve comer isso, você deve comer aquilo…”

Mas as nutricionistas não trabalham dessa forma. Elas entendem as características e necessidades de cada um para elaborar um cardápio personalizado.

No entanto, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas a todos quando as pessoas estão em uma dieta desequilibrada:

Saiba porque você deve optar pelo chocolate escuro

Abril, Páscoa… não tem época melhor para comer muito chocolate, não é mesmo? Mas que tal aliar esta delícia com benefícios para sua saúde? Saiba que o chocolate escuro, aquele que tem no mínimo 70% de cacau, pode melhorar diversas funções corporais como o controle do colesterol, saúde do coração, controle do diabetes e ainda ajudar na prevenção de doenças. Saiba mais: