Anchova: o peixe saudável rico em ômega 3

Sabe aquela história de que ninguém nunca viu cabeça de bacalhau? Mas e as anchovas? Você já viu esse peixe? Sabe como ele se parece? Agora sabe! Neste blog post você vai saber um pouco mais sobre esse peixe rico em ômega 3 que traz diversos benefícios para o organismo.
Share on facebook
Share on twitter

Sabe aquela história de que ninguém nunca viu cabeça de bacalhau? Mas e as anchovas? Você já viu esse peixe? Sabe como ele se parece? Agora sabe! 

Neste blog post você vai saber um pouco mais sobre esse peixe rico em ômega 3 que traz diversos benefícios para o organismo. Mas antes de saber quais, vamos saber um pouco mais sobre a anchova.

 

VEJA TAMBÉM: ÔMEGA 3: SAIBA PORQUE ELE É BOM PARA O CÉREBRO

 

Atualmente é mais comum encontrar esse peixe como ingrediente de pizza, mas a anchova faz parte da culinária italiana há milhares de anos; os romanos usavam este peixe como condimento.

Quando a pizza moderna foi inventada, em Nápoles no final dos anos 1800, as anchovas eram uma das coberturas originais mais populares. Isso porque eram abundantes, disponíveis, baratas, fáceis de conservar e com sabor marcante.  Quando os imigrantes italianos foram para os Estados Unidos, no final de 1800, eles trouxeram tanto a pizza tradicional quanto a anchova para o cardápio daquele país.

Atualmente as anchovas são consumidas em várias partes do mundo e, apesar de serem minúsculas, têm um grandes quantidades de proteína, ácidos graxos saudáveis para o coração e importantes vitaminas e minerais.

 

Saiba mais sobre os benefícios das anchovas

 

1 – São ricas em ácidos graxos ômega 3

anchovas-o-peixe-saudavel-rico-em-omega-3-3

Os ácidos graxos ômega 3 desempenham um papel muito importante para o organismo, desde a saúde do coração às funções cerebrais. Pesquisas  do Instituto de Pesquisa de Farmácia de Albany (EUA), mostram que essas gorduras saudáveis também podem influenciar o controle de peso, saúde ocular, desenvolvimento fetal e imunidade.

 

2 – Melhora a saúde dos ossos

Cada porção de anchovas fornece uma dose saudável de nutrientes, incluindo vários que são fundamentais quando se trata de melhorar a saúde óssea. Entre eles está o cálcio, essencial para manter a estrutura esquelética forte. De acordo com o Instituto de Medicina (EUA), cerca de 99% do cálcio do seu corpo está nos ossos e dentes.

A vitamina K também é importante para a saúde óssea. Segundo o Instituto de Pesquisas da Nagano, no Japão, ela pode prevenir fraturas e ajudar a manter a densidade mineral óssea.

 

VEJA TAMBÉM: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE DÉFICIT DE ÔMEGA 3 NO ORGANISMO?

 

3 – São uma ótima fonte de proteína

As proteínas são fundamentais para a construção e reparação de tecidos, produção de enzimas e hormônios e são componentes essenciais dos ossos, músculos, cartilagem e tecidos.

De acordo com estudos da Universidade do Texas (EUA), comer mais alimentos ricos em proteínas também pode ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue, prevenir a perda muscular relacionada à idade e promover a perda de peso.

 anchovas-o-peixe-saudavel-rico-em-omega-3-4

4 – Melhoram a saúde do coração

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo. Ele bombeia o sangue por todo o organismo fornecendo oxigênio e nutrientes importantes.

As anchovas contêm muitas vitaminas e minerais que podem ajudar a proteger a saúde do seu coração. De acordo com estudos do Centro de Pesquisas em Aterosclerose (EUA), a niacina pode reduzir triglicérides e colesterol, dois fatores de risco para doenças cardíacas. Outro estudo, da Chicago Medical School (EUA), descobriu que a suplementação com niacina reduziu significativamente o risco de ataque cardíaco e derrame.

Os ácidos graxos ômega 3 também podem manter seu coração saudável, aliviando a inflamação e diminuindo o colesterol e a pressão sanguínea.

Outro estudo do “American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que o selênio, outro nutriente encontrado nas anchovas, pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

 

5 – Ajudam na perda de peso

Anchovas são baixas em calorias, mas ricas em proteínas, vitaminas e minerais, tornando-as a escolha perfeita se você estiver querendo perder peso. A proteína ajuda a reduzir o apetite, dando a sensação de saciedade e reduzindo os níveis de grelina, o hormônio responsável por estimular a fome.

 

Mas como consumir anchovas e em qual quantidade?

anchovas-o-peixe-saudavel-rico-em-omega-3

Você pode inserir as anchovas no seu cardápio para ter uma dieta saudável, mas para conseguir todos estes benefícios, seria preciso consumir uma quantidade muito grande desse alimento.

A boa notícia é que existem ótimos suplementos no mercado com altas concentrações de ômega 3 que são seguros e práticos de inserir da rotina do dia a dia.

Outra vantagem é que, optando pelos suplementos, você não corre o risco de consumir peixes contaminados por metais tóxicos, que infelizmente são despejados os oceanos contaminando toda a cadeia alimentar.

 

Se você gostou deste conteúdo repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências:
draxe.com
ncbi.nlm.nih.gov

 

3 comentários em “Anchova: o peixe saudável rico em ômega 3”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3 de algas: conheça seus benefícios

Quando se fala em ômega 3, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?

Algumas pessoas pensam em linhaça e a maioria pensa em cápsulas, não é mesmo? Até aí tudo bem, pois ele pode ser consumido através de bons suplementos.

Algumas pessoas também sabem que esta substância está presente na natureza em peixes gordos de mares gelados como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem.

O que pouca gente sabe, é que o ômega 3 pode ser consumido através das algas!