Como manter a saúde da próstata de forma natural

Estamos no “Novembro Azul” mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. Neste blog post você vai conhecer quais alimentos e atitudes saudáveis contribuem para a saúde desta glândula.
Share on facebook
Share on twitter

Estamos no “Novembro Azul” mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. Neste blog post você vai conhecer quais alimentos e atitudes saudáveis contribuem para a saúde desta glândula.

Mas antes vamos saber um pouco mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata

Este tipo de câncer, que é o mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que, no Brasil, apareçam 61.200 casos novos de câncer de próstata por ano.

A boa notícia é que mudanças na dieta e no estilo de vida podem reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde na próstata. E se você já está lidando com alguns desses problemas, existem bons suplementos que são coadjuvantes no tratamento da inflamação, aumento da próstata e crescimento de células cancerígenas.

VEJA TAMBÉM: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

 

E a próstata?

como-manter-a-saude-da-prostata-de-forma-natural-3

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que é do tamanho de uma castanha. Ele envolve a parte da uretra (o tubo que esvazia a bexiga) logo abaixo da bexiga e acima dos músculos do assoalho pélvico.

A função mais importante da próstata é a produção de um fluido que compõe o sêmen quando combinado com espermatozóides dos testículos e fluidos de outras glândulas. Os outros fluidos que compõem o sêmen incluem os da vesícula seminal (localizada acima da próstata) e da glândula bulbouretral (localizada atrás e ao lado da uretra). Todos esses fluidos se reúnem na uretra e permitem o bom funcionamento dos espermatozóides, responsáveis pela fertilidade dos homens.

Outra função muito importante da próstata é o metabolismo hormonal. É na próstata que o hormônio sexual masculino testosterona é transformado em uma forma biologicamente ativa chamada diidrotestosterona (DHT). DHT é um hormônio androgênico que desempenha um papel na puberdade e ajuda os homens a desenvolver suas características masculinas adultas.

 

Como melhorar a saúde da próstata?

Mudanças no estilo de vida como ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos podem ajudar bastante. Veja o que fazer:

 

1 – Ômega 3

como-manter-a-saude-da-prostata-de-forma-natural-4

Este ácido graxo pode ser encontrado em bons suplementos, peixes gordos de mares gelados como atum, sardinha, arenque, anchovas, salmão selvagem ou em alimentos de origem vegetal como nozes, sementes de chia e linhaça. De acordo com um estudo publicado em “Integrative Cancer Therapies” o ômega 3 está associado com um menor risco de morte por câncer de próstata.

E mais: de acordo com estudos da Universidade da Islândia, o óleo de peixe pode ajudar a reduzir a inflamação e o câncer de próstata. Um estudo envolvendo 2.268 homens de 67 a 96 anos, constatou que aqueles que consumiam óleo de peixe apresentaram menor risco de câncer de próstata avançado.

 

2 – Sementes de abóbora

De acordo com estudos da Universidade de Hokkaido, no Japão, sementes de abóbora e seu óleo prensado a frio ajudam na saúde da próstata graças ao seu alto teor de carotenoides e vitaminas lipossolúveis. As sementes de abóbora contêm zinco, que atua como diurético para ajudar a esvaziar a bexiga e reduzir a inflamação. Isso pode melhorar os problemas de micção em homens que têm a próstata aumentada.

VEJA TAMBÉM: COMO O ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA PRENSADO A FRIO ATUA NA SAÚDE DA PRÓSTATA

 

3 – Vitamina E

A vitamina E é um importante antioxidante do organismo.  Uma pesquisa publicada no “Journal of the National Cancer Institute” revelou que houve uma redução de 32% na incidência de câncer de próstata entre os participantes que receberam 50 miligramas de vitamina E por cinco a oito anos seguidos.

 

4 – Vitamina D3

como-manter-a-saude-da-prostata-de-forma-natural-5

De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Boston (EUA), existe uma associação entre a diminuição da exposição ao sol ou deficiência de vitamina D3 e o aumento do risco de câncer de próstata. Isso acontece em idade mais precoce e com uma progressão mais agressiva, o que indica que a nutrição adequada de vitamina D3 deve ser uma prioridade para homens de todas as idades.

 

5 – Zinco

Este mineral desempenha um papel importante na saúde da próstata. Em um estudo publicado em “Indian Journal of Urology”, os pesquisadores descobriram que, nos casos de câncer de próstata, o nível de zinco diminuiu 83% em comparação ao tecido normal.  Nos casos de hiperplasia benigna da próstata (HBP), houve uma diminuição de 61% desse mineral em comparação com os tecidos normais.

 

6 – Tomate

Especialmente quando cozido, o tomate fornece licopeno, que é fundamental para a saúde da próstata. Pesquisas mostram que o alto consumo de tomates cozidos, graças à nutrição do tomate que fornece licopeno e outros antioxidantes, pode desempenhar um papel na prevenção do câncer de próstata. Estas são as conclusões de estudos da Universidade de Sichuan, China.

 

7 – Evite o excesso de laticínios

De acordo com uma pesquisa realizada na Suécia, o alto consumo de laticínios tem sido associado a um maior risco de câncer de próstata. A pesquisa mostra que homens com maior ingestão de cálcio tiveram um aumento de 4,6 vezes no risco de câncer de próstata em comparação com homens com baixa ingestão total de cálcio.

 

8 – Pratique atividade física

como-manter-a-saude-da-prostata-de-forma-natural-2

Um estudo realizado na Universidade de Stanford (EUA), revelou um risco reduzido de câncer de próstata em homens mais ativos. A redução média do risco variou de 10% a 30%. Os pesquisadores acreditam que os exercícios têm a capacidade de modular os níveis hormonais, prevenir a obesidade, melhorar a função imunológica e reduzir o estresse oxidativo, o que explica os benefícios protetores do exercício.

 

9 – Abandone o preconceito

Quando se fala em câncer de próstata, é importante abandonar o preconceito do exame de toque retal. Ele é uma das formas de diagnosticar a doença que, se for descoberta no estágio inicial, tem um índice de cura de até 90%.  

 

Uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos pode te ajudar no combate aos problemas da próstata e também melhorar muito sua qualidade de vida! Pense sobre isso!

 

Se você gostou deste conteúdo repasse-o para seus amigos e parentes! Afinal, compartilhar saúde é Vital!

 

Referências

Aucoin, M., Cooley, K., Knee, C., Fritz, H., Balneaves, L. G., Breau, R., … Seely, D. (2016). Fish-Derived Omega-3 Fatty Acids and Prostate Cancer: A Systematic Review. Integrative Cancer Therapies, 16(1), 32–62

Torfadottir, J. E., Valdimarsdottir, U. A., Mucci, L. A., Kasperzyk, J. L., Fall, K., Tryggvadottir, L., … Steingrimsdottir, L. (2013). Consumption of Fish Products across the Lifespan and Prostate Cancer Risk. PLoS ONE, 8(4), e59799.

Nishimura, M., Ohkawara, T., Sato, H., Takeda, H., & Nishihira, J. (2014). Pumpkin Seed Oil Extracted From Cucurbita maxima Improves Urinary Disorder in Human Overactive Bladder. Journal of Traditional and Complementary Medicine, 4(1), 72–74.

Heinonen, O. P., Koss, L., Albanes, D., Taylor, P. R., Hartman, A. M., Edwards, B. K., … Virolainen, M. (1998). Prostate Cancer and Supplementation With α-Tocopherol and β-Carotene: Incidence and Mortality in a Controlled Trial. JNCI: Journal of the National Cancer Institute, 90(6), 440–446.

CHEN, T., & HOLICK, M. (2003). Vitamin D and prostate cancer prevention and treatment. Trends in Endocrinology and Metabolism, 14(9), 423–430.

CHEN, J., SONG, Y., & ZHANG, L. (2013). Lycopene/Tomato Consumption and the Risk of Prostate Cancer: A Systematic Review and Meta-Analysis of Prospective Studies. Journal of Nutritional Science and Vitaminology, 59(3), 213–223.

Wolk, A. (2005). Diet, lifestyle and risk of prostate cancer. Acta Oncologica, 44(3), 277–281

Torti, D. C., & Matheson, G. O. (2004). Exercise and Prostate Cancer. Sports Medicine, 34(6), 363–369.

 

 

2 comentários em “Como manter a saúde da próstata de forma natural”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça 11 principais benefícios das sementes de abóbora

As sementes de abóbora podem ser pequenas, mas estão cheias de nutrientes valiosos.

Comer apenas uma pequena quantidade delas pode fornecer uma quantidade substancial de gorduras saudáveis, magnésio e zinco.

Por causa disso, as sementes de abóbora têm sido associadas a vários benefícios para a saúde.

Mitos e verdades sobre alimentação

Por: Nutrição Prática & Saudável O endocrinologista Alfredo Halpern selecionou para o site do programa Bem Estar mitos e verdades sobre alguns alimentos como leite,

Conheça os benefícios do DHA, sua saúde mental nunca mais será a mesma!

Um dos alimentos mais importantes para o bom desenvolvimento cerebral é o DHA, um tipo de gordura do bem que é encontrada no ômega 3.

Você já sabe que os ômegas 3 são definidos como ácidos graxos “essenciais”, o que significa que eles são essenciais para que o seu organismo possa realizar todas as funções biológicas necessárias, certo?