Como ser feliz: 15 passos que podem mudar sua vida

Quem não quer ser feliz? Além da sensação de bem-estar, há pesquisas científicas que mostram os benefícios reais da felicidade para a saúde e a para a vida. Ser feliz é tanto uma ciência quanto uma arte. Já foi comprovado que palavras e pensamentos positivos realmente ativam as células do cérebro e podem reverter os sinais e a tensão mental da depressão! Além disso, as emoções positivas contribuem para resultados importantes, incluindo o desenvolvimento da amizade, satisfação conjugal, rendimentos mais altos e melhora da saúde física. Pessoas que experimentam emoções positivas frequentes vivem mais.
Share on facebook
Share on twitter

Quem não quer ser feliz? Além da sensação de bem-estar, há pesquisas científicas que mostram os benefícios reais da felicidade para a saúde e a para a vida.

Ser feliz é tanto uma ciência quanto uma arte. Já foi comprovado que palavras e pensamentos positivos realmente ativam as células do cérebro e podem reverter os sinais e a tensão mental da depressão!

Além disso, as emoções positivas contribuem para resultados importantes, incluindo o desenvolvimento da amizade, satisfação conjugal, rendimentos mais altos e melhora da saúde física. Pessoas que experimentam emoções positivas frequentes vivem mais.

Mas como ser feliz?

Você pode achar que a felicidade é algo que depende do trabalho, família e a saúde, por exemplo. Mas quanto mais aprendemos sobre a felicidade, mais percebemos que ela está em pequenas coisas que todos podem alcançar.

A felicidade liberta você e a outras pessoas dos fardos da vida. O segredo é viver com base no que você pode controlar, em vez perder tempo e energia com o que não pode. Felicidade é uma atitude e uma escolha, muito mais do que gostaríamos de acreditar.

O legal da felicidade é que ela é cumulativa, o que significa que pequenos sentimentos de alegria diária podem levar a melhoras significativas desse sentimento.

E mais: os melhores hábitos acontecem em pequenos passos administráveis. Quer beber mais água? Então comece adicionando apenas mais meio copo ou um copo cheio por dia. Em seguida, adicione outro meio copo na semana seguinte. Pouco a pouco você constrói o hábito até que isso será uma parte confortável de sua vida!

Conheça agora 15 atitudes que podem lhe ajudar a alcançar a felicidade.

1 – Seja grato

como-ser-feliz-15-passos-que-podem-mudar-sua-vida-1

Pode parecer brega, mas a gratidão é uma ótima forma de ser feliz. O problema é que acabamos nos concentrando em reclamar das pequenas coisas que nos frustram, especialmente se as pessoas ao nosso redor também forem negativas.

Em vez disso, concentre-se nas coisas que você pode controlar. Comece com seus próprios pensamentos! Tente passar cinco minutos, todas as manhãs, dizendo ou escrevendo sobre tudo o que você é grato. Ou tente agradecer a Deus por tudo o que você tem. Essa prática também ajuda a chamar a atenção para as coisas pelas quais você é grato em sua vida e que estão indo bem.

Mas porque parece ser tão difícil fazer isso? Porque é muito mais fácil se concentrar nos pensamentos negativos. Pesquisas dizem que “como qualquer estado emocional, sentimentos de alegria, gratidão, interesse e contentamento duram apenas uma questão de minutos… além disso, as emoções positivas são menos intensas e menos chamativas do que as emoções negativas e são mais rapidamente difusas”.

Estar sobrecarregado de preocupações financeiras, um relacionamento em dificuldades ou uma preocupação com a saúde é muito comum, mas quando fazemos questão de refletir sobre o que temos, colhemos os inúmeros benefícios do agradecimento.

Estudos têm mostrado que, ao escrever as “listas de gratidão”, podemos aliviar visivelmente a preocupação e melhorar nosso humor. Procure praticar a gratidão todos os dias, se puder, de manhã ou antes de dormir. Encontrar o “extraordinário no comum” pode levar a algumas mudanças positivas na sua vida.

2 – Escolha perdoar

Sabemos, a partir de estudos, que uma das principais causas da depressão é a recusa em perdoar os outros. Quando temos ressentimento ou raiva contra alguém que ainda não perdoamos, estamos presos no passado.

Uma das principais estradas que leva à felicidade é viver no momento presente o máximo possível, em vez de insistir em eventos incontroláveis que já ocorreram. Se o perdão está impedindo você de sentir alegria aqui e agora, então é hora de liberar a raiva que você está segurando.

Pergunte a si mesmo: “Existe alguém que eu não tenha perdoado”? Às vezes, mesmo que tenhamos perdoado alguém em nossa mente, é preciso perdoar as pessoas em nossos corações. O perdão não é apenas esquecer, mas libertar os outros de uma “dívida” que eles possam ter.

Se recusar a perdoar é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra. A falta de perdão provoca amargura e pode levar à infelicidade. Vale a pena prejudicar sua própria vida e felicidade?

Pense sobre quem é que você precisa perdoar e deixar ir, para que você possa seguir em frente e viver sua vida ao máximo!

Escolha perdoar e veja como isso pode melhorar seus sentimentos de alegria e gratidão. O perdão também é um ato de bondade que nos afasta de nossas próprias preocupações.

3 – Use palavras positivas

como-ser-feliz-15-passos-que-podem-mudar-sua-vida-4

O neurocientista Andrew Newberg, tem feito estudos que provam: as palavras podem literalmente mudar seu cérebro.

Ele estudou o cérebro e os efeitos da palavra falada e dos pensamentos e descobriu que até mesmo uma única palavra negativa aumenta a atividade na amígdala, ou o centro do medo de nosso cérebro.  Nessa hora o corpo começa a liberar hormônios do estresse e neurotransmissores que interrompem a atividade normal do cérebro.

Palavras carregadas de raiva, “desligam” a capacidade de funcionamento do lobo frontal, que modera os centros de lógica e raciocínio. A exposição prolongada a pessoas negativas (ou às suas próprias palavras negativas), pode afetar sua capacidade de experimentar alegria e felicidade.

No entanto, ao falar (ou mesmo pensar) palavras positivas, como: amor, paz, alegria, entre outras, sua mente ativa o lobo frontal e o córtex motor.  Quanto mais tempo você está focado em coisas positivas, melhor o seu cérebro funciona. Então, escolha usar palavras que dão vida, mesmo em seus pensamentos sobre si mesmo!

4 – Incentive os outros

Ao sermos mais felizes, nos tornamos contagiosos para aqueles que nos rodeiam. Isso irá influenciar as pessoas ao seu redor. Se você é mais feliz, então você está olhando para o bem e não para o mal.

Pratique o ato de reconhecer as qualidades que os outros ao seu redor têm a oferecer, em vez de se concentrar em suas falhas. Mostre apreço e respeito pelas coisas boas que sua família, colegas de trabalho e amigos fazem por você todos os dias e, por fim, encoraje-os a buscar a felicidade.

Embora pareça que encorajar os outros seja um ato altruísta, ser motivador e bondoso para os que estão ao seu redor também traz benefícios para sua própria felicidade.

Ao fazer um elogio a alguém, dando-lhe um impulso de confiança, e reconhecendo suas realizações você também se beneficia dessas palavras.

5 – Seja produtivo com o seu tempo

como-ser-feliz-15-passos-que-podem-mudar-sua-vida-3

Faça uma lista rápida de como você gasta seu tempo todos os dias: assistindo TV, convivendo com a família, trabalhando, se exercitando, etc. Escreva essas atividades e estime quantas horas você está dedicando para essas coisas diariamente.

Em seguida escreva uma lista das cinco principais coisas que são mais importantes para você. Como estas duas listas se comparam? Em que você está dedicando mais tempo?

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo aprendem a focar em suas prioridades. Você pode trocar 30 minutos de TV por exemplo, por um passeio relaxante, preparando uma receita nova ou lendo um livro inspirador – imagine como sua semana seria diferente! Reescreva sua programação para que seu dia seja proporcional aos seus valores.

Praticar a gestão do tempo desta forma, eliminando as atividades de desperdício e se dedicando para as coisas que fazem você mais feliz, é uma ótima maneira de sentir mais alegria a cada dia.

6 – Faça uma lista de objetivos

Faça uma lista de todas as coisas que você sempre quis fazer, mas que sempre adia por um motivo ou por outro. Quer aprender a mergulhar ou tocar um instrumento?

Priorize as coisas que lhe trazem alegria e faça questão de fazer as atividades que são novas para você e ajudem a trazer-lhe sentimentos de excitação e felicidade, mesmo que pareçam pequenas e triviais.

Quando escrevemos nossos objetivos, isso os torna reais. Portanto, anote suas “Metas de Felicidade” para as coisas que você quer fazer e anote as etapas tangíveis que você deseja adotar a cada semana, mês ou trimestre para tornar realidade essa lista de itens.

Pequenos sentimentos de alegria se somam e criam uma maior sensação de felicidade, por isso, não negligencie as pequenas coisas que podem lhe trazer uma sensação de realização.

7 – Examine seu “círculo interno”

como-ser-feliz-15-passos-que-podem-mudar-sua-vida-5

Escolha seus amigos e quem te influencia! Pense nas cinco pessoas que fazem você se sentir melhor e em outras três que podem estar lhe prejudicando. Programe atividades com aquelas cinco pessoas positivas e reduza o tempo com as pessoas negativas.

As pessoas que você mantém por perto têm um grande impacto em sua vida. Escolha amigos que sejam honestos e que te encorajem a alcançar seus objetivos e sonhos. Quando você compartilha seu tempo com pessoas assim, é possível construir relacionamentos duradouros. Essas relações contribuem diretamente para a verdadeira felicidade.

Coloque sua energia na construção de relacionamentos profundos e significativos, mesmo que isso signifique ter menos amigos. Preencha seu círculo íntimo com aqueles que irradiam positividade, assim você também será mais feliz!

8 – Mova-se!

Comece hoje mesmo a fazer o tipo de exercício que você gosta! Pode ser treinamento de explosão, corrida, natação, basquete, crossfit, pilates ou aulas de ginástica em grupo! Qualquer que seja o tipo escolhido, ficar mais ativo fisicamente é uma boa opção.

O exercício pode impulsionar sua mente; estudos têm mostrado que a atividade física faz com que seu corpo aumente as endorfinas, o que ajuda a melhorar o humor e a autoestima.

Experimente novos tipos de exercícios até encontrar algo que lhe traga sentimentos positivos e que você possa continuar praticando a longo prazo.

9 – Inspire-se!

como-ser-feliz-15-passos-que-podem-mudar-sua-vida-6

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo passam mais tempo se aprimorando: seja lendo um livro, artigos de revistas ou ouvindo podcasts motivacionais, descubra o que te inspira e inclua em sua rotina!

Experimento dedicar 30 minutos todos os dias para ler um livro inspirador ou uma mensagem de algum tipo; é uma excelente maneira de se sentir mais feliz.

A leitura também pode tirar nossa mente de problemas que estão nos enchendo de preocupação e também nos apresentar novos conceitos e ideias úteis. Ao ler o ponto de vista de outra pessoa, somos capazes de abrir nossas mentes e lembrar de que não estamos sozinhos em qualquer problema que possamos estar enfrentando.

10 – Encontre e siga o seu objetivo

Comece a explorar o motivo de você estar no planeta Terra. Faça perguntas sobre você mesmo:

– O que eu amo fazer?

– Quais atividades que me fazem sentir melhor?

– O que as pessoas mais amam em mim?

Faz parte da jornada da vida descobrir o que fomos projetados para fazer. Existe um plano e um propósito para a sua vida e uma razão para você estar aqui. Não é hora de descobrir o que é isso?

Qual é o propósito verdadeiro e mais profundo da sua vida e que legado e impacto você deseja ter no mundo? Seu propósito poderia ser servir a órfãos, criar seus filhos ou ajudar a curar doenças, por exemplo; seja o que for, concentre-se nas ações que você pode tomar para avançar em direção a esse propósito maior.

Nossas pequenas obrigações cotidianas podem nos fazer esquecer qual é realmente nosso objetivo final. Por isso é necessário um pouco de autocontrole para perseguir nosso verdadeiro propósito e permanecer focados com o tempo, mas o resultado final é um enorme senso de realização e motivação contínua para manter as metas.

11 – Concentre-se em ser a solução

Concentrar-se em ajudar a resolver os problemas dos outros e não ficar reclamando é uma das melhores maneiras de se sentir mais feliz.

Servir aos outros é uma prática importante: traz mais felicidade à vida daqueles a quem servimos e também nos sentimos mais positivos e alegres quando ajudamos outras pessoas.  

12 – Faça agora!

como-ser-feliz-15-passos-que-podem-mudar-sua-vida-7

Quais são as três coisas que você sabe que precisa fazer e não faz? Se a procrastinação impedir você de perseguir seus objetivos, faça um plano para descartar qualquer desculpa e comece a ser mais prático.

Anote as etapas em uma linha do tempo: quais e quando serão feitas.  Faça passos curtos, significativos e realistas e veja como você fica mais fácil!

Parte do estabelecimento de metas (e onde muitas pessoas ficam presas) está na superação dos obstáculos. Então é bom pensar nisso. Como você pode superar os atrasos? Em que passo você está constantemente preso?

Isso significa mudar sua agenda ou procurar ajuda de alguém mais experiente do que você!

A incerteza sobre o seu próximo passo e a falta de preparação são comuns, mas é importante continuar progredindo em direção aos seus objetivos com as ferramentas que você tem agora. Por que esperar por amanhã quando você pode começar hoje?

13 – Controle seu dinheiro

Muitas pessoas estão acostumadas a viver endividadas. Seja para comprar um carro, casa ou um presente de Natal, fomos ensinados a confiar em nosso crédito em vez de usar o dinheiro que realmente temos para viver. Isso cria um fardo que paira sobre a cabeça o tempo todo!

Problemas financeiros são uma das maiores causas de depressão no mundo de hoje. Coloque o dinheiro em seu devido lugar e comece a acompanhar seu orçamento mais de perto. Talvez você perceba que está gastando uma grande quantia de sua renda em compras desnecessárias que, por fim, não o aproximam da felicidade!

Olhe para as listas que fez sobre como você mais gosta de gastar seu tempo e quais são seus três principais objetivos; agora pense se seus atuais hábitos de gastos estão de acordo com essas atividades e objetivos.

Evitar dívidas requer autocontrole, mas vale a pena. Estudos nos mostram que o autocontrole pode aumentar o bem-estar ajudando as pessoas a evitar conflitos frequentes, favorecendo as virtudes.

14 – Faça uma viagem missionária ou apoie uma missão

como-ser-feliz-15-passos-que-podem-mudar-sua-vida-8

Bilhões de pessoas em todo o mundo precisam de ajuda todos os dias. Você pode ser um herói para alguém apenas voluntariado seu tempo ou recursos para uma causa de caridade.

Existem infinitas maneiras de ajudar a apoiar diferentes missões: você pode se voluntariar para ajudar uma causa como as que fornecem água limpa a populações necessitadas, uma que luta pelos direitos dos animais, crianças que vivem em áreas pobres e muitas outras.

Seja qual for a missão que mais tem a ver com você, há uma maneira de ajudar a apoiá-la. Fazer uma viagem missionária é uma excelente maneira de conhecer outras pessoas que têm valores e paixões semelhantes à sua, para que você possa construir o seu círculo íntimo com pessoas ainda mais solidárias e encorajadoras.

Mas se uma viagem missionária não é uma possibilidade para você, tenha em mente que há muito o que você pode fazer dentro de sua própria cidade para ajudar os outros. Pense em suas próprias forças e conhecimento – o que você pode fazer para ajudar os outros através de suas habilidades naturais?

15 – Melhore sua Dieta!

Não há dúvida de que uma alimentação mais saudável pode melhorar a saúde de sua mente, corpo e espírito.

Se você sabe que sua dieta atual precisa de mudanças, comece a pensar em como você fará isso.

Os alimentos podem controlar a ansiedade, a depressão e melhorar o seu humor.

Comece um café da manhã saudável que te dará energia e foco para você praticar todos os 14 passos anteriores para se sentir mais feliz.

Outro passo da sua dieta é fazer uma desintoxicação. Ao “limpar” seu corpo, você vai se sentir mais energizado e pronto para se mexer!

Certifique-se de beber bastante água diariamente a fim de permanecer hidratado; esta é uma parte importante da desintoxicação do seu corpo e que pode melhorar seu humor.

Procure comer cinco porções de legumes e frutas todos os dias. Frutas e vegetais frescos fornecem importantes antioxidantes que ajudam na função cerebral, humor, níveis de energia e afastam a inflamação e as doenças causadoras de estresse.

Uma dieta saudável estimula a felicidade, permitindo que você evite doenças e condições incapacitantes além de fornecer vitaminas essenciais, minerais, gorduras saudáveis e muito mais.

Viu como não é difícil alcançar a felicidade? São atitudes simples, mas que incorporadas no dia a dia, vão tornar sua vida muito melhor!

Repasse esse conteúdo para seus amigos, afinal compartilhar felicidade é Vital!

Referências:
– Department of Psychology, University of North Carolina at Chapel Hill;
– School of Medicine, University of California San Francisco, USA
– Department of Psychology Tohoku Gakuin University
– psychcentral.co
– Department of Bioethics, School of Medicine, Case Western Reserve University, Cleveland, Ohio
– Public Health Agency of Canada,
– University of Chicago.

2 comentários em “Como ser feliz: 15 passos que podem mudar sua vida”

  1. Durante muitos anos fui infeliz, dos 18 aos 24, agora esse quadro está mudando pois estou me esforçando mais! Obrigado pelas dicas, adorei o blog! Ganhou um novo leitor, favoritado! Gratidão!!!

    Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça sete benefícios do orégano para sua saúde

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios?

Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.