O que é um óleo 100% natural e como é produzido

Share on facebook
Share on twitter

Sempre falamos dos benefícios dos óleos 100% naturais, que são aqueles prensados a frio e que, por isso, garantem a manutenção de todas as propriedades funcionais de suas matérias-primas (sementes e nozes em geral).

Por ser 100% natural, durante a fabricação desses óleos não há nenhuma adição de química ou solventes. Então, o processo de fabricação é praticamente artesanal e, por isso, muito mais demorado do que a técnica do refinamento de óleos.

Para saber mais sobre o processo de extração a frio, entrevistamos Rodolpho Ortenblad, diretor da Vital Âtman, uma indústria de óleos 100% naturais produzidos somente com a legítima técnica da prensagem a frio. Confira:

Rodolpho, qual é o primeiro passo da fabricação de óleos 100% naturais? Antes de serem prensadas, as matérias-primas passam por algum tipo de procedimento?

O primeiro passo é a certificação de que as sementes que serão prensadas apresentam bom rendimento para a extração. A Vital Âtman só trabalha com sementes de bom rendimento e com garantia de qualidade, já que o resultado final é o que mais importa na produção. Pedimos sempre 5 kg de cada semente para verificar, por meio de análises químicas em laboratório, o rendimento e a qualidade. Se passarem nesse primeiro teste, pedimos mais sementes que serão usadas na fabricação dos óleos.

E como é feita a prensagem?

As sementes certificadas passam pelas máquinas de extração a frio, que prensam morosamente a matéria-prima, extraindo o óleo e as tortas, que são uma espécie de bagaço do que sobra das sementes. É preciso 5 kg de sementes para produzir 1 litro de óleo. Por isso, a prensagem a frio é um processo moroso, lento, já que o óleo demora dias para ficar pronto. Porém, o resultado final é um produto que preserva todas as características naturais das matérias-primas.

Existe algum tipo de cuidado básico durante essa fabricação?

Uma atenção especial é dada à temperatura durante o processo de prensagem, pois a extração a frio não pode ultrapassar 60°C, preservando as propriedades naturais das sementes. Além disso, a Vital Âtman tem um cuidado especial e diário com suas máquinas: fazemos uma limpeza minuciosa, todos os dias, ao montar e desmontar as peças das máquinas, pois isso colabora para a qualidade e pureza de nossos produtos.

Confira fotos da extração a frio realizada pela Vital Âtman!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Próstata: precisamos falar sobre ela!

Depois do “Outubro Rosa”, agora é a vez do “Novembro Azul”. A campanha chama a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. Este tipo de câncer, que é o que mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade, mas também pode aparecer em jovens, porém os casos são mais raros. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que, no Brasil, apareçam 61.200 casos novos de câncer de próstata por ano.