Conheça 10 hábitos para uma gravidez saudável

Você já deve ter visto pessoas dando conselhos para grávidas: come isso, não faz aquilo... Elas não fazem por mal, pelo contrário: todo mundo quer que a mamãe e o bebê tenham muita saúde nesse período, que merece mesmo atenção especial. E para que as mães tenham uma gravidez saudável e tranquila, separamos algumas dicas de alimentação e bem-estar. Assim, quando o bebê chegar, ela estará pronta e bem disposta para cuidar dele. Veja:
Share on facebook
Share on twitter

Você já deve ter visto pessoas dando conselhos para grávidas: come isso, não faz aquilo… Elas não fazem por mal, pelo contrário: todo mundo quer que a mamãe e o bebê tenham muita saúde nesse período, que merece mesmo atenção especial.

E para que as mães tenham uma gravidez saudável e tranquila, separamos algumas dicas de alimentação e bem-estar. Assim, quando o bebê chegar, ela estará pronta e bem disposta para cuidar dele. Veja:

1 – Tome vitaminas

Mesmo quando você ainda está tentando engravidar, é bom começar a tomar vitaminas pré-natais. O cordão neural do seu bebê, que se forma o cérebro e a medula espinhal, se desenvolve no primeiro mês de gravidez, por isso é importante obter nutrientes essenciais, como ácido fólico, cálcio e ferro, desde o início. Mas atenção, antes de tomar qualquer tipo de vitamina consulte sempre seu médico.

2 – Exercite-se

Manter-se ativa é importante para a saúde e pode ajudar a reduzir o estresse, controlar o peso, melhora a circulação, o humor e o sono.

Uma boa dica é fazer exercícios próprios para grávidas ou caminhar por pelo menos 15 a 20 minutos todos os dias em um ritmo moderado.  Dê preferência para áreas sombreadas ou internas a fim de evitar o calor.

Além da caminhada você também pode optar por pilates, yoga ou, natação, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

conheca-10-habitos-para-uma-gravidez-saudavel

3 – Organize-se

Tire um tempo para anotar todos os detalhes do dia do nascimento. Entre os pontos a considerar estão:

– O que deve ser levado para o hospital;

– Quem vai dirigir;

– Quem você quer presente (incluindo filhos ou irmãos do bebê);

– Posições que você prefere para trabalho de parto;

– Roupas que você gostaria de usar;

– Se você quer música ou silêncio;

– Se você quer analgésicos, e de que tipo;

– O que fazer se surgirem complicações;

4 – Informe-se

Mesmo que este não seja o seu primeiro filho, assistir a uma aula de parto ajudará você a se sentir mais preparada para quando chegar a hora.

Você terá a oportunidade de aprender mais sobre o parto e o cuidado infantil, e também poderá fazer perguntas específicas e expressar suas preocupações.

Além disso ficará mais familiarizada com o hospital e a equipe.

5 – Acompanhe seu ganho de peso

Nós sabemos que “você está comendo por dois”. Mas ganhar muitos quilos pode dificultar a perda de peso depois. Por outro lado, não ganhar peso suficiente pode causar problemas de desenvolvimento no bebê.

Recentemente foram estipuladas novas diretrizes para o ganho de peso durante a gravidez com base no índice de massa corporal (IMC) de uma mulher antes de engravidar de um bebê:

– Abaixo do peso: ganhe de 12 a 18 quilos

– Peso normal: ganhe de 11 a 15 quilos

– Excesso de peso: de ganhe 6 a 11 quilos

– Obesa: ganhe de 5 a 9 quilos

Importante: Verifique com seu médico se você está ganhando peso em um ritmo saudável.

conheca-10-habitos-para-uma-gravidez-saudavel-1

6 – Exercício de Kegels

Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos pélvicos que sustentam a bexiga, os intestinos e o útero. Feito corretamente, este exercício simples pode ajudar a facilitar o parto e prevenir problemas futuros como a incontinência urinária.

A melhor parte é que você pode praticar kegels no carro, enquanto você está sentada na mesa, ou mesmo em pé na fila do mercado.

7 – Modifique algumas tarefas

Pequenas tarefas diárias como esfregar o piso do banheiro ou dar banho nos animais de estimação, podem ser contraindicadas durante a gravidez.

A exposição a produtos químicos tóxicos, a elevação de objetos pesados ou o contato com bactérias podem prejudicar você e seu bebê. Veja o que você deve evitar:

– Levantar excesso de peso;

– Usar de produtos químicos agressivos;

– Subir em escadas.

E mais: sempre use luvas quando estiver no quintal com os animais domésticos.

8 – Use sapatos confortáveis

À medida que seu peso aumenta, seus pés podem ficar inchados. Isso porque os quilos extras mudam seu centro de gravidade, exercendo uma pressão extra sobre as pernas.

Além disso, você também pode reter líquidos, o que pode fazer seus pés e tornozelos incharem.

Por isso, nessa fase, é importante usar sapatos confortáveis, de preferência sem salto, abertos (para que os pés fiquem ventilados) e com sola antiderrapante para evitar quedas.

conheca-10-habitos-para-uma-gravidez-saudavel-2

9 – Coma alimentos ricos em folato

Além de beber de 8 a 10 copos de água por dia, você deve comer cinco ou seis refeições bem balanceadas com muitos alimentos ricos em folato, como cereais enriquecidos, aspargos, lentilhas, gérmen de trigo, laranja e suco de laranja.

O ácido fólico é crucial para o desenvolvimento adequado do tubo neural do bebê (estrutura que cobre a medula espinhal) e é vital para a criação de novos glóbulos vermelhos.

10 – Leve uma vida tranquila

Lembre-se de que durante a gravidez você está gerando uma vida e que o feto é capaz de sentir muitas das sensações experimentadas pela mãe.

Por isso procure atividades relaxantes como ouvir uma música suave, fazer passeios em meio à natureza, ter boas leituras e fazer sessões suaves de massagem.

conheca-10-habitos-para-uma-gravidez-saudavel-3

Futura mamãe: se você conseguir inserir estas dicas do seu dia a dia, sua gestação e parto poderão ser bem tranquilos e seu bebê irá nascer com bastante saúde.

Gostou destas dicas? Passe-as para as grávidas que você conhece, afinal compartilhar saúde é Vital!

1 comentário em “Conheça 10 hábitos para uma gravidez saudável”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Quais são os sintomas do déficit de ômega 3 no organismo?

Com certeza você já ouviu falar em ômega 3 e nos vários benefícios que ele traz. Mas você já parou para pensar se o organismo sente falta dessa substância e, em caso positivo, quais são os sintomas desta deficiência?

Antes de falar sobre isso, vamos recapitular como o ômega 3 pode ajudar a melhorar a saúde.

Bolo de chocolate com amêndoas

Está procurando uma receitinha gostosa e, ao mesmo tempo, saudável para a Páscoa? Achou! Olha só que delícia esse Bolo de Chocolate com Amêndoas –

Ômega 3: um potente aliado da saúde ocular!

Vamos fazer um teste? Experimente ficar dez minutos de olhos fechados e fazer suas atividades do dia a dia. Quase impossível certo? Isso porque a visão é um dos sentidos mais importantes do corpo.

É através dela percebemos nossa orientação espacial, vemos os rostos e sorrisos de nossos familiares, vemos um filme, lemos um livro, admiramos a natureza, e mais: além de transmitir imagens para o cérebro, a entrada de luz pelos olhos controla nosso ciclo circadiano, responsável pelo controle do nosso relógio biológico.