O poder da gratidão

Já ouviu aquela frase que diz: "Quanto mais agradecemos, mais coisas boas acontecem? Isso porque quando somos gratos, entramos em contato com a energia do universo que está nesta vibração. Dessa forma, ficamos “mergulhados” em uma corrente positiva que cria um círculo virtuoso: gratidão – bons pensamentos – coisas boas – gratidão.
Share on facebook
Share on twitter

Já ouviu aquela frase que diz: “Quanto mais agradecemos, mais coisas boas acontecem? Isso porque quando somos gratos, entramos em contato com a energia do universo que está nesta vibração. Dessa forma, ficamos “mergulhados” em uma corrente positiva que cria um círculo virtuoso: gratidão – bons pensamentos – coisas boas – gratidão.

Para quem acha que isso é apenas esoterismo, veja a explicação do professor Wallace Liimaa, especialista em física quântica: “Do ponto de vista quântico, todo pensamento emite uma onda elétrica: quando pensamos, os neurônios são conectados através de cargas elétricas que geram campos magnéticos. Então, toda vez que estamos pensando, nos comportamos como antenas de rádio, emitindo sinal eletromagnético em determinada vibração e frequência”.

A neurociência também já comprovou que a gratidão tem o poder de transformar o cérebro e influenciar nossa vida. Segundo estudos, quando somos gratos, liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

o-poder-da-gratidao1

Por isso, pessoas que sentem e expressam gratidão sentem mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade. Além disso, quem recebe esse sentimento de gratidão fica incentivado a fazer o bem cada vez mais.

Um estudo feito pela Universidade de Indiana (EUA), e publicado em 2016, comprovou os benefícios da gratidão. Os pesquisadores selecionaram 43 pessoas entre homens e mulheres de várias idades. Em comum, apenas o tratamento para depressão e distúrbios relacionados à ansiedade. Desses, 22 foram submetidos por três meses a sessões semanais em que deveriam passar um determinado tempo escrevendo cartas para expressar gratidão. Eles eram incentivados a agradecer pelo dia que tiveram, por um encontro com um amigo ou outros acontecimentos. Ao final do estudo, verificou-se que aqueles que fizeram essa prática conseguiram tratar seus distúrbios com mais facilidade.

Pelo que agradecer?

o-poder-da-gratidao7

Na maioria das vezes, quando pensamos em gratidão, somos bastante literais e usamos a palavra “obrigado” sempre que alguém nos faz um favor. Alguns podem até agradecer a Deus pela sorte em suas vidas. É claro que isso é importante e deve ser feito, mas a gratidão mais significativa começa com o agradecimento pelo mundo em que vivemos e se expande a partir daí.

Explicando melhor

Uma área em que muitas pessoas se esquecem de prestar atenção é o meio ambiente. É importante mostrar gratidão não só às pessoas, mas também à terra que nos nutre, o ar que respiramos, a água que bebemos, o fogo que nos permite fazer tantas coisas e ao espaço em que vivemos. Estamos sempre consumindo a energia dos cinco elementos da Terra e, em troca, não devolvemos nada. Pelo menos, podemos mostrar nossa gratidão.

Ter consciência de que você deve ser grato à natureza é um grande passo para protegê-la. Se você pode fazer mais, como varrer a rua, reciclar o lixo, não poluir o mar e plantar árvores, então você está sendo grato. Estas atitudes e pensamento são uma troca positiva de energia com o planeta.

Como praticar a gratidão?

o-poder-da-gratidao3

Faça uma oração pela manhã: agradeça as coisas boas que você tem: saúde, inteligência, recursos físicos, natureza, psíquicos e espirituais. Agradeça também o novo dia que está apenas começando, cheio de possibilidades;

Expresse sua gratidão: por mais que o dia a dia seja corrido, nunca se esqueça de agradecer desde a pessoa mais humilde até a mais qualificada. Diga “obrigado” para a atitude mais simples (como o café oferecido pela funcionária da empresa) e para o gerente que te ajuda com o trabalho. Agradeça seus amigos pela companhia nas horas boas e difíceis e pelos seus pais, por tudo o que eles lhe fizeram.

Você também pode sentir gratidão por estranhos. Se você está em um restaurante, agradeça à pessoa que fez a colheita do alimento, transportou e preparou seu prato. Isso vale para todas as situações do seu dia a dia;

Antes de dormir: agradeça por tudo o que lhe aconteceu durante o dia: pelo trabalho, alimento, banho, amigos e pelas experiências boas e ruins. Todas elas são um aprendizado para a vida. Lembre-se também de agradecer pelo conforto de ter uma cama confortável e limpa e pelo sono reparador que virá.

Concluindo: a gratidão só vai lhe trazer benefícios. Com o tempo você se sentirá mais feliz e vai aprender a reconhecer o quanto a vida é boa, mesmo com as dificuldades.  Agradeça também pela oportunidade de incorporar esta prática na sua vida e repasse esse conteúdo para seus amigos, aproveitando para agradecer a eles pela amizade!

4 livros para saber mais sobre a gratidão:

o-poder-da-gratidao4

“O livro da gratidão”, Carolina Chagas.  Este livro nos lembra, através de lindas frases e exercícios, de todos os motivos pelos quais podemos ser gratos e nos ensina a praticar aquilo que nascemos para fazer; 

o-poder-da-gratidao2

Gratidão”, Oliver Sacks.  Durante os últimos meses de sua vida, o autor escreveu uma série de ensaios nos quais explorou de maneira comovente seu percurso pessoal para concluir a vida e enfrentar a própria morte da melhor forma. “Meu sentimento predominante é a gratidão. Amei e fui amado, recebi muito e dei algo em troca, li, viajei, pensei, escrevi”, diz ele.

o-poder-da-gratidao5

“O poder da gratidão”, M. J. Ryan.   A autora mostra que ser grato não significa dizer ‘obrigado’ quando alguém nos faz um favor. Com histórias reais, ensina a resgatar o sentimento de gratidão para diminuir a ânsia pelo consumo, criar relações sinceras e dar valor às coisas que realmente importam.

o-poder-da-gratidao

“Agradeça e seja feliz”! Robert A. Emmons. Segundo o autor, há quem diga que agradecer é uma questão de boa vontade; outros defendem que o ato é a base da fé em Deus; há, ainda, os que pensam que demonstrar gratidão deriva do grau de educação e civilidade de cada indivíduo. Para o psicólogo, dar graças é tudo isso e mais – proporciona bem-estar físico, mental, e espiritual.

Referências
sonima.com/meditation/thankfulness/
vidasimples.com.br
psychologytoday.com
indiana.edu

 

1 comentário em “O poder da gratidão”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O que é prensagem a frio?

Fonte: www.vitalatman.com.br Você sabe o que significa dizer que um óleo é extraído por legítima prensagem a frio? Sabe quais as principais diferenças entre esse método

A importância da alimentação e do Ômega 3 no tratamento da endometriose

Você sabia que a alimentação rica em ômega 3, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras pode ajudar a minimizar os sintomas da endometriose?

Endometriose é uma patologia ginecológica que atinge cerca de 10% das mulheres no período reprodutivo e até 3% a 5% após a menopausa, sendo definida pelo aparecimento de células que envolvem a região do útero (endométrio) em locais fora da cavidade uterina.