O que é prensagem a frio?

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: www.vitalatman.com.br

Você sabe o que significa dizer que um óleo é extraído por legítima prensagem a frio? Sabe quais as principais diferenças entre esse método e a extração por refino? E os tipos de óleos, você sabe dizer qual é o melhor? Então, descubra tudo o que você sempre quis saber sobre óleos naturais em um só lugar:

– O que é prensagem a frio?

A prensagem a frio é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural. É uma forma simples de se conseguir o óleo de sementes e nozes, já que é, basicamente, a matéria-prima prensada. É também um método moroso e lento, já que são necessários, em média, cinco quilos de matéria-prima para produzir apenas um litro de óleo. A prensagem a frio sempre foi e sempre será o único método de extração usado pela Vital Âtman. Conheça nossa fábrica e veja, passo a passo, o processo de extração a frio.

– Qual é a forma mais utilizada para extrair óleos?

A forma mais utilizada pelas indústrias é o refino. Porém, o resultado dessa forma de extração não é um óleo puro e funcional, já que o processo envolve o aquecimento da matéria-prima e também a adição de solventes químicos que facilitam a extração. Outro fator muito comum nesse tipo de extração é a mistura de óleos puros com óleos refinados, a fim de baratear os custos do produto. Contudo, o resultado dessa adição também compromete a funcionalidade os óleos.

– Por que óleo prensado a frio é mais caro do que óleos convencionais?

Os óleos prensados a frio geralmente apresentam um custo mais elevado devido ao processo de extração: como dissemos, para extrair um litro de óleo, são necessários cerca de cinco quilos de cada matéria-prima. Dessa forma, apesar de serem mais caros, os óleos prensados a frio são 100% puros e, por isso, têm um valor incalculável.

– Por que os óleos prensados a frio são chamados de “funcionais”?

Os óleos prensados a frio são considerados alimentos funcionais, pois são puros e, por isso, são ricos em ômegas, que são tipos de ácidos graxos essenciais de que o nosso corpo necessita para manter o bom funcionamento de cada célula.

Uma informação que precisa ficar clara é que não existe óleo “meio” funcional. A simples adição de uma pequena quantidade de óleo refinado a um óleo genuinamente prensado a frio compromete em grande parte suas propriedades funcionais e terapêuticas. Assim, óleos refinados ou óleos montados no comércio não apresentam propriedades funcionais.

7 comentários em “O que é prensagem a frio?”

  1. Sou fitocosmetólogo, introdutor da Turmalina na cosmética brasileira. Há mais de vinte anos faço desenvolvimentos e experimentos de produtos naturais dentro dos segmentos facial, corporal, capilar, alta cosmética, cosmética orgânica e cosmética pet/veterinária.
    Solicito-lhes que me enviem através do meu e-mail relação dos oleosos naturais que são processados pela Vital Âtman e se possível suas literaturas e preços quantitativos.

    Obrigado
    Paulo A. Bordino
    11 99640-5074 WhatsApp
    Facebook Paulo Aparecido Bordino

    Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Tudo o que você precisa saber sobre a Vitamina D

Você costuma tomar sol? Em um país ensolarado e quente como o nosso, estamos constantemente expostos aos raios solares.

A grande vantagem disso é que nosso corpo consegue converter os raios do sol em vitamina D. Mas como isso acontece? Por quanto tempo devo me expor ao sol? Existem outras formas de obter esse nutriente?

 Amamentação: 10 respostas para as perguntas mais frequentes

Todo mundo sabe da importância da amamentação! Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre mamãe e bebê! E mais: o leite materno é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes para que o bebê cresça forte e saudável.

Este ato é tão importante que, em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o “Dia Mundial da Amamentação”. Ele é comemorado em 1º de agosto e abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Veja agora respostas para 10 perguntas mais frequentes sobre amamentação: