O que é prensagem a frio?

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: www.vitalatman.com.br

Você sabe o que significa dizer que um óleo é extraído por legítima prensagem a frio? Sabe quais as principais diferenças entre esse método e a extração por refino? E os tipos de óleos, você sabe dizer qual é o melhor? Então, descubra tudo o que você sempre quis saber sobre óleos naturais em um só lugar:

– O que é prensagem a frio?

A prensagem a frio é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural. É uma forma simples de se conseguir o óleo de sementes e nozes, já que é, basicamente, a matéria-prima prensada. É também um método moroso e lento, já que são necessários, em média, cinco quilos de matéria-prima para produzir apenas um litro de óleo. A prensagem a frio sempre foi e sempre será o único método de extração usado pela Vital Âtman. Conheça nossa fábrica e veja, passo a passo, o processo de extração a frio.

– Qual é a forma mais utilizada para extrair óleos?

A forma mais utilizada pelas indústrias é o refino. Porém, o resultado dessa forma de extração não é um óleo puro e funcional, já que o processo envolve o aquecimento da matéria-prima e também a adição de solventes químicos que facilitam a extração. Outro fator muito comum nesse tipo de extração é a mistura de óleos puros com óleos refinados, a fim de baratear os custos do produto. Contudo, o resultado dessa adição também compromete a funcionalidade os óleos.

– Por que óleo prensado a frio é mais caro do que óleos convencionais?

Os óleos prensados a frio geralmente apresentam um custo mais elevado devido ao processo de extração: como dissemos, para extrair um litro de óleo, são necessários cerca de cinco quilos de cada matéria-prima. Dessa forma, apesar de serem mais caros, os óleos prensados a frio são 100% puros e, por isso, têm um valor incalculável.

– Por que os óleos prensados a frio são chamados de “funcionais”?

Os óleos prensados a frio são considerados alimentos funcionais, pois são puros e, por isso, são ricos em ômegas, que são tipos de ácidos graxos essenciais de que o nosso corpo necessita para manter o bom funcionamento de cada célula.

Uma informação que precisa ficar clara é que não existe óleo “meio” funcional. A simples adição de uma pequena quantidade de óleo refinado a um óleo genuinamente prensado a frio compromete em grande parte suas propriedades funcionais e terapêuticas. Assim, óleos refinados ou óleos montados no comércio não apresentam propriedades funcionais.

7 comentários em “O que é prensagem a frio?”

  1. Sou fitocosmetólogo, introdutor da Turmalina na cosmética brasileira. Há mais de vinte anos faço desenvolvimentos e experimentos de produtos naturais dentro dos segmentos facial, corporal, capilar, alta cosmética, cosmética orgânica e cosmética pet/veterinária.
    Solicito-lhes que me enviem através do meu e-mail relação dos oleosos naturais que são processados pela Vital Âtman e se possível suas literaturas e preços quantitativos.

    Obrigado
    Paulo A. Bordino
    11 99640-5074 WhatsApp
    Facebook Paulo Aparecido Bordino

    Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Gestante? Saiba quais alimentos ingerir e evitar para a saúde do seu bebê

1º de agosto foi o “Dia Mundial da Amamentação”. A data, que será comemorada durante toda semana, até o dia 7, em 120 países, foi criada pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA). O objetivo é promover o aleitamento materno para garantir a qualidade de vida para todos os bebês. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma para que o bebê receba os nutrientes fundamentais para seu pleno desenvolvimento.

Atitudes simples para uma vida mais saudável

Se alguém te perguntar o que é preciso para ter uma vida saudável é bem provável que você responda: ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, ter lazer, fazer o que gosta, entre outras práticas.

E você não está errado! Tudo isso faz parte sim, de uma vida com saúde, mas existem outras atitudes bem simples que podem melhorar ainda mais sua qualidade de vida.