Descansar também gera ótimas ideias!

Share on facebook
Share on twitter
Ócio criativo

Sabe aquele domingo em que você está deitado na rede ou aquela temporada na praia junto com a família em que as ideias naturalmente surgiam – ideias, inclusive, que custam a aparecer quando há a pressão do dia a dia? Isso, nada mais é, do que o ócio criativo colocado em prática, mesmo que de forma não proposital.

Ócio criativoO ócio criativo é um termo criado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, e essa é uma linha que tende a ser seguida por cada vez mais empresas e profissionais em um futuro próximo. Pela lógica do ócio criativo, o profissional deve buscar três pilares: trabalho, conhecimento e lazer – sendo que não há horários pré-definidos para esses itens (pode-se ter uma grande ideia em casa, no domingo, ou sair mais cedo do trabalho em plena segunda-feira, por exemplo). “Quando o trabalho é executado com a cabeça, ele anda sempre com você, pode ser carregado para todos os lados e é possível fazê-lo no domingo à noite, na praia ou enquanto se lava a louça”, disse Domenico em entrevista à edição 1744 da Revista Veja.

O maior empecilho para chegar a esse ponto, no entanto, ainda consiste no “pré-conceito” de que trabalhar muitas horas seguidas traz mais resultados do que conceder interrupções durante a jornada diária. Para a psicóloga e consultora de Recursos Humanos Sandra Monice, ao conciliar os três pilares do ócio criativo, o dia a dia do trabalho fica muito mais prazeroso. “Quando isso acontece, diminuímos a carga das responsabilidades e conseguimos extrair prazer de nossas tarefas profissionais, aumentando consequentemente nossa produtividade de forma mais leve e menos penosa”.

Com isso, qualquer momento gasto em uma atividade que auxilie no equilíbrio desses três pilares não é identificado como perda de tempo, e sim como algo importante para o desenvolvimento do trabalho do profissional, desde que não seja o “ócio pelo ócio” – atividades que realmente não irão contribuir em nada para melhorar a produtividade.

Sem culpa!

Ócio CriativoNem todas as sociedades veem com maus olhos o tempo gasto somente pensando. Em algumas culturas no oriente, o tempo em que passamos “parados” e planejando é tão ou mais importante do que o tempo utilizado em atividade. “Isso é respeitado como mais um elemento do processo produtivo”, diz Sandra. “Fazer uma pausa no meio do expediente para pesquisar na internet as últimas notícias, por exemplo, é interessante do ponto de vista do lazer, do conhecimento e, posteriormente, pode ser útil enquanto informação para uma reunião futura”, afirma Sandra.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como organizar um cardápio saudável

Comer bem não significa apenas ter refeições saudáveis e um prato com vários tipos de nutrientes. É preciso organização e planejamento para montar cardápios inteligentes,

O poder da própolis verde na imunidade. Saiba tudo!

A própolis é um complexo variado, formada por uma substância resinosa e balsâmica obtida pelas abelhas através da coleta de exsudatos de ramos, flores, pólen e brotos de diferentes espécies de plantas. Essas resinas quando entram em contato com a saliva das abelhas na colmeia são alteradas por enzimas próprias das abelhas e culminam com a formação da própolis final.

Sete benefícios do salmão que você precisa conhecer!

O salmão, aquele peixe delicioso de cor característica você já conhece, mas sabe desde quando ele é consumido?

Há mais de cinco mil anos a tribo indígena norte-americana Nisqually já consumia este peixe.

O salmão também desempenhou um papel central em muitos aspectos da espiritualidade e da religião…