Por que o cérebro precisa de ômega 3?

Vamos fazer um teste? Complete a frase: “O cérebro humano é composto por quase 60% de ____________”. Se você não respondeu gordura, não se preocupe. Pouca gente sabe disso. Mas agora que você sabe, temos uma ótima notícia! É possível “turbinar” seu cérebro com a ingestão de ômega 3.
Share on facebook
Share on twitter

Vamos fazer um teste? Complete a frase: “O cérebro humano é composto por quase 60% de ____________”. Se você não respondeu gordura, não se preocupe. Pouca gente sabe disso. Mas agora que você sabe, temos uma ótima notícia! É possível “turbinar” seu cérebro com a ingestão de ômega 3.

A gente explica:

O cérebro contém mais de 100 bilhões de células, e os ácidos graxos ômega-3 são os blocos de construção delas. A importância do consumo, é que o ômega 3 não é produzido pelo corpo.  Ele contém três ácidos graxos essenciais: ALA (Ácido alfa-linolênico) EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosaexaenoico).  

O EPA e o DHA são particularmente importantes para a manutenção da função cerebral em adultos. Estas gorduras promovem a formação de novas células cerebrais, auxiliam na produção das membranas celulares e aumentam sua fluidez. Com isso, o cérebro fica mais apto a receber e processar novas informações.

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-3

Além disso, o ômega 3 (nas membranas celulares) ajuda no bom funcionamento dos neurotransmissores, que facilitam a comunicação das informações no cérebro. E mais: estudos preliminares mostraram que o ômega 3 pode aumentar o hormônio do crescimento do cérebro, o que pode aumentar a produção de neurotransmissores e protegê-los da destruição.

Se o seu cérebro não estiver com a quantidade suficiente deste tipo de gordura, ele poderá demorar mais para responder aos estímulos. O problema é que, com o tempo, ele poderá adotar este ritmo como seu padrão normal de funcionamento e aí podem surgir problemas como: falta de memória, dificuldade de concentração, queda do desempenho cerebral e cognitivo e até doenças como mal de Alzheimer, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).  Vários estudos epidemiológicos associaram baixos níveis de ômega 3 em indivíduos com essas condições de saúde.

Conheça mais benefícios do ômega 3 para a saúde do cérebro

Depressão: a ingestão elevada de EPA e DHA está associada com o aumento do volume de matéria cinzenta nas regiões cerebrais que controlam a depressão e o humor. Já foi constatado que o consumo adequado do ômega 3 é capaz de melhorar o controle das emoções e do humor, minimizando sintomas depressivos, insônia e falta de libido, que são queixas frequentes em pacientes com depressão e ansiedade;

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-33

Crianças: o DHA é particularmente importante nos dois primeiros anos de vida e primeira infância. Isso porque entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro humano aumenta aproximadamente 3,5 vezes na sua massa total.  A explicação dos pesquisadores, é que as gorduras representam 60% do cérebro e do sistema nervoso do corpo, e o DHA é o principal componente da estrutura do tecido cerebral;

Gestantes: estudos mostram que a complementação da dieta das mulheres grávidas com DHA e EPA, pode beneficiar o desenvolvimento visual e cognitivo no bebê, além disso reduzir o risco de alergias. E mais: mães que fizeram uso desta substância durante a gravidez (enquanto o cérebro do feto estava em desenvolvimento), tiveram filhos com melhores resultados em testes de vocabulário e inteligência, tanto na pré-escola quanto nos anos seguintes a este período.  Também foram observados benefícios após o parto: nas mulheres, níveis baixos de ômega-3, estão ligados a um risco aumentado de depressão pós-parto.

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-34

Mas como consumir o ômega 3?

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-32

Você pode e deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega 3 que puder. Se optar por suplementos de origem animal, com cápsulas de óleo de peixe, tenha a certeza de que o produto seja livre de metais tóxicos, certo? E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo!

O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde. Estes ativos devem ser obtidos através de bons suplementos, pois somente eles poderão proporcionar benefícios para seu cérebro e todo o corpo.

Além das funções cerebrais, eles podem atuar na melhora da saúde do coração, dos ossos e dos olhos, redução do colesterol e triglicérides e atuar na perda de peso e redução de medidas.

Finalizando, desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado: geralmente eles contêm uma quantidade insuficiente de EPA e DHA, (abaixo do recomendado para suas necessidades) e podem não ser isentos de metais tóxicos. Isso compromete os resultados que um bom suplemento traria para sua saúde.

Agora que você já sabe mais sobre a importância do ômega 3 para o seu cérebro, inclua este nutriente na sua dieta! Repasse esse conteúdo para sua família e amigos para que eles também possam se beneficiar desta substância, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Horrocks, l. A., &Yeo, Y. K. (1999). Health BenefitsofDocosahexaenoicAcid (dha). PharmacologicalResearch, 40(3), 211–225.
Chia-yu Chang, Der-ShinKe, Jen-Yin Chen, (2009), EssentialFattyAcidsandHumanBrain. Acta Neuro Taiwan;18(4): 231-41
Calder, P. C. (2010). Omega-3 FattyAcidsandInflammatory Processes. Nutrients, 2(3), 355–374.
Tanaka, K., Farooqui, A. A., Siddiqi, N. J., Alhomida, A. S., & Ong, W.-Y. (2012). EffectsofDocosahexaenoicAcidonNeurotransmission. BiomoleculesandTherapeutics, 20(2), 152–157.
Wu, A., Ying, Z., & Gomez-Pinilla, F. (2004). Dietary Omega-3 FattyAcids Normalize BDNF Levels, ReduceOxidativeDamage, andCounteract Learning DisabilityafterTraumaticBrainInjury in Rats. JournalofNeurotrauma, 21(10), 1457–1467.
Peet, M., & Stokes, C. (2005). Omega-3 FattyAcids in theTreatmentofPsychiatricDisorders. Drugs, 65(8), 1051–1059.
Kidd PM: Omega-3 DhaandEpa for Cognition, Behavior, andMood: ClinicalFindingsandStructural-FunctionalSynergieswithCellMembranePhospholipids. AlternMed Rev. 2007;12(3): 207-27.
Wyss-Coray, T., & Rogers, J. (2011). Inflammation in Alzheimer Disease–A Brief Review ofthe Basic Science andClinicalLiterature. Cold Spring Harbor Perspectives in Medicine, 2(1), a006346–a006346.
Simopoulos, A. . (2002). The importanceoftheratioof omega-6/omega-3 essentialfattyacids. Biomedicine&Pharmacotherapy, 56(8), 365–379.
Patterson, E., Wall, R., Fitzgerald, G. F., Ross, R. P., &Stanton, C. (2012). Health Implicationsof High Dietary Omega-6 PolyunsaturatedFattyAcids. JournalofNutritionandMetabolism, 2012, 1–16.

3 comentários em “Por que o cérebro precisa de ômega 3?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Benefícios do óleo de peixe que toda mulher precisa conhecer

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, nada melhor para você, mãe, do que estar sempre saudável para cuidar e acompanhar o crescimento do seu filho, não é mesmo? E porque não dizer bonita também? Mas sabemos que nem sempre isso é fácil pois, em geral, as mulheres são tão dedicadas que acabam colocando todos os outros familiares na frente, e quase não sobra tempo para que você cuide de si mesma, não é assim?

COZINHA VITAL – Sopa Detox

Rendimento: 2 a 3 porções Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (café) de gengibre (cortado miudinho) 1 alho poro inteiro em fatias 1