Própolis verde, saúde de ouro!

Por suas diversas propriedades biológicas benéficas à saúde, tais como propriedade antitumoral, antioxidante, anti-inflamatória, antisséptica, antimicótica, bacteriostática, adstringente, anti ulcerosa, colerética, espasmolítica e propriedades anestésicas, a própolis verde foi denominada "o ouro verde" da medicina. Leia mais [...]
Share on facebook
Share on twitter

Por suas diversas propriedades biológicas benéficas à saúde, tais como propriedade antitumoral, antioxidante, anti-inflamatória, antisséptica, antimicótica, bacteriostática, adstringente, anti ulcerosa, colerética, espasmolítica e propriedades anestésicas, a própolis verde foi denominada “o ouro verde” da medicina.

A própolis verde é uma exclusividade nacional, pois só aqui no Brasil existe a planta que fornece a matéria-prima usada pelas abelhas, para produzir esse tipo especial de própolis – a planta Baccharis dracunculifolia, vassourinha-do-campo, conhecida também como alecrim do campo.

Estudos recentes sobre a própolis verde revelaram substâncias potenciais que têm uma ampla gama de propriedades biológicas (e potencialmente farmacológicos). Em particular Artepillin C [3- {4-hidroxi-3,5-di (3-metil- 2-butenil) fenil} -2 (E) ácido propenoico] isolado a partir da própolis verde brasileira, possui várias atividades bem documentadas, tais como antimicrobiana, indutora de apoptose, imunomoduladora, antioxidante, anti-inflamatória e, mais importante, as propriedades antitumorais. Com base na literatura científica, polifenóis e “ácidos”  encontrados naturalmente na própolis verde, estão sendo estudados para ajudar a reduzir o risco de várias doenças que ameaçam a vida.

propolis verde

A própolis verde pode ser um poderoso escudo para a saúde humana!

Ação cicatrizante: por ser rica em flavonoides e aminoácidos, substâncias conhecidas pela ação regeneradora de tecidos do corpo, a própolis verde pode ser eficaz em tratamentos de feridas, dermatites, queimaduras e úlceras;

Ação analgésica: a própolis verde também pode ser indicada para o alívio de dores graças à sua função anestésica, podendo auxiliar no combate de dores de garganta, dente e muitas outras.

Ação antibacteriana: a eficiência da própolis para combater as bactérias nas colmeias também pode ser usada em favor humano, apresentando, ainda, uma vantagem extra: diferentemente do que ocorre com os antibióticos produzidos em laboratórios, as bactérias não desenvolvem resistência à própolis. Por isso, é indicada para tratar doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites e muitas outras;

Ação antifúngica: a própolis verde é indicada para auxiliar no tratamento de diversos tipos de fungos, sobretudo para tratar problemas no couro cabeludo, na região genital, micoses e frieiras em geral;

Ação antiviral: além de ser muito indicada para o tratamento de bactérias, a própolis verde mostra-se muito eficiente para combater alguns tipos de vírus, como os que causam herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta;

Ação antioxidante: a própolis apresenta também a ação contra os radicais livres que causam o envelhecimento de células e preserva a ação de outro importante antioxidante para o corpo, a vitamina C;

Os japoneses descobriram – e patentearam – o efeito anticancerígeno da própolis verde, cuja principal substância responsável por este efeito é Artepillin C.

“Uma das atividades biológicas que este composto apresenta é a indução da morte das células cancerígenas sem afetar as células normais”, afirma o químico alemão Andreas Gausch.

Uma anomalia ainda desconhecida faz com que as células cancerígenas se multipliquem ininterruptamente, formando os tumores. “A própolis ensina essas células a morrerem, ou seja, é uma forma de tratamento muito promissora, sem efeitos colaterais como os apresentados na quimioterapia”, explica Gausch.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você consome DHA suficiente para manter uma boa saúde?

Do café da manhã ao jantar, é provável que você saiba quão importante é a escolha de bons nutrientes para a sua saúde e qualidade de vida. Talvez você seja uma pessoa bastante esforçada para escolher legumes e verduras sempre que pode, reduzir o açúcar branco e a farinha branca, comer nas horas certas… Realmente esses hábitos são excelentes!

Ômega 3 nutre o corpo e ajuda no tratamento de doenças

A saúde do corpo depende muito do estilo de vida: bons hábitos como a prática de exercícios físicos e cuidados com o corpo (como não fumar nem beber em excesso), usar protetor solar, controlar e estresse e ter uma boa alimentação, podem ajudar a ter uma qualidade de vida muito melhor!

Entre os alimentos indispensáveis para a boa saúde do organismo está o ômega 3, que é um ácido graxo que pode ajudar na prevenção de várias doenças e ainda contribuir para o bom funcionamento do corpo. Como ele não é metabolizado, é preciso que ele seja ingerido através de suplementos para garantir a quantidade diária recomendada.

Saiba mais como o ômega 3 pode colaborar na prevenção de doenças como:

O Aumento da longevidade dos brasileiros e a importância da medicina preventiva.

Desde 2005, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publica um relatório geral sobre a saúde em todo o planeta. Este importante documento contém informações de 194 países e usa indicadores de mortalidade, doenças e do sistema de saúde, resultando em um rico material para análise e planejamento de ações em favor da saúde no mundo todo.