Qual a importância da família na sua vida?

15 de maio é o Dia Internacional da Família. Falando nisso, sabe aqueles almoços de domingo? Quando sua avó diz que você está gordo demais e sua tia fala que você já deveria ter se casado, fica difícil, certo? Mas se você conseguir relevar esses pequenos aborrecimentos vai perceber que o valor da família é muito grande e vai muito além desses comentários.
Share on facebook
Share on twitter

15 de maio é o  Dia Internacional da Família. Falando nisso, sabe aqueles almoços de domingo? Quando sua avó diz que você está gordo demais e sua tia fala que você já deveria ter se casado, fica difícil, certo?

Mas se você conseguir relevar esses pequenos aborrecimentos vai perceber que o valor da família é muito grande e vai muito além desses comentários.

Da saúde mental à resposta imunológica do seu corpo, sua família influencia sua vida de várias maneiras. “As famílias são extremamente importantes para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado desde o nascimento” diz o Ben Siegel, médico pediatra do Centro Médico de Boston.

Já o hebiatra Kenneth Ginsburg, do Hospital Infantil da Filadélfia diz que “a conectividade dos pais com os filhos e a participação ativa nas suas vidas é a melhor atitude para que eles tenham um estilo de vida saudável.”

E mais: de acordo com a pesquisa do Dr. Ginsburg, as pessoas com uma forte ligação com suas famílias são menos propensas a usar drogas e são mais engajadas na escola. “Uma forte conexão com sua família lhe dá a capacidade de lidar e superar as situações difíceis da vida”.

Mas e quanto aos desafios de hoje?

qual-a-importancia-da-familia-na-sua-vida

A vida mudou muito. Com o avanço da tecnologia, a mudança de normas culturais, novas prioridades e novas formas de comunicação alimentadas pela Internet, é natural que a gente se pergunte qual é a importância da família.

Apesar das mudanças, a família é tão relevante quanto sempre foi, e não importa o quanto a vida mude no futuro, ela continuará a ser necessária.

A definição de família

Antes a família era composta por um homem e uma mulher casados e seus filhos. Um avô pode viver e fazer parte da família também, embora essa prática tenha desaparecido há muito tempo. Na década de 1950, a família ideal era pai, mãe e dois filhos juntos.

A configuração atual é bem mais aberta e inclusiva. Hoje uma família pode ser formada por pais de qualquer sexo, casados ou não. As crianças podem ter nascido de um dos pais, ou adotado.

E quais os benefícios de estar em uma família saudável?

À medida que a vida moderna nos pressiona, os benefícios de viver em família são mais importantes do que nunca. Os desafios que encontramos hoje são mais fáceis de lidar em conjunto.  Veja algumas vantagens de ter uma família e viver com ela:

Atende às necessidades básicas

A família é encarregada de atender às necessidades básicas dos membros que não podem se sustentar como menores, idosos ou deficientes, ou que não podem pagar o suficiente para viver sozinhos. Necessidades básicas como comida, água, abrigo e ar limpo são acessíveis quando um ou mais membros podem fornecer essas coisas para toda a família.

qual-a-importancia-da-familia-na-sua-vida-1

Dá a sensação de pertencer a um grupo

Há muitos anos, o psicólogo norte-americano Abram Maslow criou um diagrama chamado “Hierarquia das Necessidades”. Esse diagrama mostrou quais necessidades eram mais importantes para os seres humanos. A base do diagrama da pirâmide de Malow representa as necessidades básicas mencionadas acima e que devem ser atendidas primeiro.

No próximo nível, estão as necessidades de segurança, seguidas pelas necessidades de amor e de pertencer a um grupo. Essas necessidades são quase tão essenciais quanto as necessidades básicas. Felizmente, uma família saudável pode supri-las.

Segurança financeira

Uma família que funcione bem fornece segurança financeira para todos que moram na casa. Primeiro, os membros da família que podem trabalhar contribuem com pelo menos uma parte de seus ganhos para ajudar a família a atender às necessidades de todos e prosperar.

Em segundo lugar, a família combina recursos para pagar contas e administrar o dinheiro para garantir que as necessidades financeiras sejam sempre atendidas. Finalmente, os pais ensinam as crianças a administrar dinheiro e recursos, para que possam continuar a prosperar quando forem adultos.

qual-a-importancia-da-familia-na-sua-vida-3

Mais felicidade e satisfação

Muitas pessoas têm ótimas notícias, mas ninguém para compartilhar. Esse é um problema que raramente se tem quando se vive em família. As famílias planejam as férias juntas, vão a eventos como um grupo, desfrutam de passeios tranquilos no parque ou se envolvem em um projeto de arte da família. O que quer que façam juntos, uma família saudável encontrará satisfação em passar o tempo juntos.

Os pais têm mais incentivo para viver de forma saudável

Pessoas que têm filhos morando com elas tendem a viver de maneira mais saudável. Eles comem alimentos mais saudáveis, param de fumar, reduzem o consumo de álcool e podem até ficar mais ativos. Isso por que elas querem ser um bom modelo para os filhos e viver mais para que possam ver seus filhos e netos crescerem.

Benefícios de saúde para crianças

As crianças desfrutam de um estilo de vida saudável quando vivem em uma família que têm bons hábitos. Elas têm refeições saudáveis, são encorajadas a se levantar cedo e aproveitar o tempo ao ar livre e obter atenção médica quando necessário.

Fornece apoio

Todo mundo tem tempos difíceis e comete erros de vez em quando. Em uma família saudável uns cuidam dos outros. Mesmo que eles não concordem com a atitude de um dos membros, eles o amam incondicionalmente.

Sabemos que toda família tem problemas e que muitas vezes o relacionamento pode ficar difícil. Mas até isso serve para o crescimento pessoal! Além disso, os benefícios de viver em família podem superar muito as dificuldades! Então agradeça pela sua família e viva uma relação saudável com eles!

Referência
huffpostbrasil.com
commons.wikimedia.org

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 motivos para procurar uma nutricionista

É com muito orgulho e alegria que comemoramos, no próximo dia 31 de agosto, o Dia da Nutricionista!

Afinal, estes profissionais estudaram muito e dedicam suas vidas à fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável através de uma boa alimentação.

A nutricionista é a profissional imprescindível em combinar alimentos que vão garantir a sua saúde em todas as fases da vida: nascimento, vida adulta e maturidade.

Existem milhares de motivos para que você procure uma nutricionista, mas vamos citar os 10 principais:

10 razões para você ter gengibre em casa

O gengibre é cheio de macro e micronutrientes, ácidos graxos e aminoácidos, dessa forma, é classificado como uma das especiarias mais saudáveis ​​do mundo.

Há inúmeros bons motivos para incluir o gengibre em nossa alimentação diária. Este poderoso alimento não só traz um aroma e sabor distintos aos nossos pratos como também traz muitos benefícios para a saúde.

31 de março é dia da saúde e nutrição. Como está sua alimentação?

Saúde e nutrição estão diretamente ligadas. Não é possível ter uma sem a outra! E no mês em que se comemora esse dia, vamos falar sobre a importância de uma dieta balanceada para um corpo ativo e saudável. Você vai conhecer também mais sobre o papel do nutricionista, que é o profissional mais adequado para lhe orientar sobre a sua dieta. Vamos lá?