Saiba quais alimentos evitar na menopausa

Ondas de calor, irritabilidade, sensibilidade, insônia e ganho de peso. Estes são alguns sintomas desagradáveis que vêm com a menopausa, período que marca o fim do período menstrual. A boa notícia: é perfeitamente possível controlar tudo isso com uma alimentação saudável!
Share on facebook
Share on twitter

Ondas de calor, irritabilidade, sensibilidade, insônia e ganho de peso. Estes são alguns sintomas desagradáveis que vêm com a menopausa, período que marca o fim do período menstrual.

A boa notícia: é perfeitamente possível controlar tudo isso com uma alimentação saudável! Mas não é só isso! Para passar por essa fase com menos desconforto, separamos uma lista de alimentos que devem ser EVITADOS!

VEJA TAMBÉM: SETE ALIMENTOS QUE ALIVIAM  OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

Veja quais são:

1 – Alimentos processados: a maioria dos alimentos processados ou embalados contêm altos níveis de açúcar, conservantes químicos, quantidades elevadas de sódio, toxinas e aditivos sintéticos. Muitos destes alimentos são ricos em carboidratos que podem agravar o desequilíbrio hormonal e em ingredientes tóxicos para o fígado;

VEJA TAMBÉM: QUAIS SÃO OS MELHORES ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS

2 – Carne: aves criadas em confinamento podem conter muitos hormônios, devido ao stress do animal. A presença deste hormônio que pode causar problemas, incluindo aumento das inflamações. Certifique-se de escolher proteínas animais livres de hormônios, alimentadas com capim ou criadas em pastagens, sempre que possível. A compra de carne, ovos e laticínios orgânicos também ajuda a proteger seu organismo do consumo de substâncias nocivas;

3 – Açúcar refinado: a alta ingestão de açúcar refinado pode causar ganho de peso, problemas digestivos, desequilíbrios hormonais e candidíase, aumentando as ondas de calor e outros sintomas;

saiba-quais-alimentos-evitar-na-menopausa-2

VEJA TAMBÉM: TPM E SINTOMAS DA MENOPAUSA: É POSSÍVEL EVITÁ-LOS!

4 – Óleos refinados e alimentos fritos: alimentos cozidos em óleos vegetais altamente processados (girassol, milho, soja ou óleo de canola, por exemplo) são ricos em gorduras ômega-6 que podem contribuir para a inflamação e outros problemas de saúde. Alimentos fritos também estão ligados a problemas cardíacos, ganho de peso, diabetes e deficiências cognitivas.

5 – Bebidas: refrigerantes podem esgotar as reservas de cálcio do corpo e contribuir para a osteoporose, perda óssea e problemas nos dentes;

6 – Álcool: muitas mulheres relatam que beber mais do que quantidades “moderadas” de álcool agravam as ondas de calor e contribuem para o ganho de peso.

E o que mais é possível fazer? Além de evitar estes alimentos você pode também:

– Reduzir e gerenciar o estresse: muitas mulheres experimentam aumento da ansiedade, mau humor e até mesmo episódios de depressão durante a menopausa. Gerenciar o estresse em sua vida é uma ótima maneira de reduzir sintomas como comer por ansiedade, ganhar peso, ficar muito cansada, dormir mal e até aumentar a libido;

– Atividades complementares: experimente realizar exercícios, meditação, acupuntura, aromaterapia, passar mais tempo na natureza, encontrar amigos, ser voluntária e se dedicar à práticas espirituais.

Mature couple vacationing at a resort

– Sono: tanto o estresse excessivo quanto o sono precário estão ligados a níveis mais altos de cortisol matinal, diminuição da imunidade, problemas com o desempenho no trabalho e maior suscetibilidade à ansiedade, ganho de peso e depressão. Para permitir que seu corpo se recupere do estresse, procure dormir de 7 a 9 horas por noite.

– Relações saudáveis: manter amizades saudáveis, ter apoio dos amigos e da família fazem parte de uma abordagem completa para tratar os sintomas da menopausa.

 

Mulher: a menopausa é apenas mais um ciclo da sua vida! Você não precisa ficar triste nem preocupada, pois é uma etapa natural para todas as mulheres. Incluindo estes hábitos saudáveis na sua rotina, você passará por essa fase de uma forma bem tranquila!

VEJA TAMBÉM: ESTÁ NA PRÉ-MENOPAUSA? CONHEÇA OS COADJUVANTES NATURAIS PARA ALIVIAR OS SINTOMAS

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para suas amigas! Afinal, compartilhar saúde na menopausa é Vital!

1 comentário em “Saiba quais alimentos evitar na menopausa”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Molho saudável para salada

Com o fim de semana chegando, muitas pessoas já pensam em um cardápio especial para reunir a família e os amigos. E já que o

Conheça 8 suplementos antiaging

Desde o início dos tempos, as pessoas têm procurado novas maneiras de restaurar a juventude e retardar os sinais de envelhecimento.

Com a busca pela “fonte da juventude”, pílulas, poções, e suplementos antienvelhecimento começaram a surgir no mercado, prometendo a volta da juventude.

Infelizmente, muitos vêm com preços elevados, e com tantas opções por aí, pode ser difícil determinar quais realmente funciona.