Saiba se você está sofrendo da “síndrome do olho seco”

O inverno está chegando e pode ser que você esteja sentindo um incômodo nos olhos como sensação de ardência, sensibilidade ao vento e à luz, vermelhidão ou dificuldade em abrir as pálpebras ao acordar. Nesse caso você pode estar sofrendo de uma condição que afeta muitas pessoas nas épocas mais frias do ano: a “síndrome do olho seco”.
Share on facebook
Share on twitter

O inverno está chegando e pode ser que você esteja sentindo um incômodo nos olhos como sensação de ardência, sensibilidade ao vento e à luz, vermelhidão ou dificuldade em abrir as pálpebras ao acordar. Nesse caso você pode estar sofrendo de uma condição que afeta muitas pessoas nas épocas mais frias do ano: a “síndrome do olho seco”.

Mas o que é isso?

Antes de responder a esta pergunta, é preciso entender como funciona o sistema natural de lubrificação ocular. Veja:

Os olhos produzem lágrimas o tempo todo, não apenas quando bocejamos ou choramos. Quando saudáveis, os olhos são constantemente cobertos por um fluido, conhecido como filme lacrimal. Ele é projetado para permanecer estável entre cada piscada. Isso evita que os olhos fiquem secos e nos permite ter uma visão mais nítida.

As lágrimas são feitas de água, óleos gordurosos, proteínas, eletrólitos e substâncias para combater bactérias. Essa mistura ajuda a manter a superfície dos olhos lisa e clara, para que possamos ver claramente.

Se as glândulas lacrimais produzem menos lágrimas, o filme lacrimal pode se tornar instável criando pontos secos na superfície dos olhos.

saiba-se-voce-esta-sofrendo-da-sindrome-do-olho-seco2

E quais as causas dessa síndrome?

Uma das causas é um desequilíbrio na mistura lacrimal: o filme lacrimal tem três camadas: óleo, água e muco. Problemas com qualquer um destes elementos pode levar a sintomas de olho seco.

A camada superior, o óleo, vem das bordas das pálpebras, onde as glândulas meibomianas produzem lipídios, ou óleos graxos. Esses óleos suavizam a superfície da lágrima e diminuem a taxa de evaporação. Níveis de óleo defeituosos podem fazer com que as lágrimas evaporem muito rapidamente.

Além disso, a inflamação ao longo da borda das pálpebras, conhecida como blefarite, assim como a rosácea e algumas outras doenças de pele, podem fazer com que as glândulas meibomianas fiquem bloqueadas, causando a síndrome do olho seco.

A camada intermediária é a mais espessa, e consiste de água e sal e é produzida pelas glândulas lacrimais. Elas limpam os olhos e removem partículas e elementos que possam irritar os olhos.

Problemas com essa camada podem levar à instabilidade do filme. Se a camada de água for muito fina, as camadas de óleo e muco podem se misturar, resultando em olhos bem secos.

Já a camada interna, o muco, permite que as lágrimas se espalhem uniformemente sobre os olhos. Um mau funcionamento pode levar a áreas secas na córnea, superfície frontal do olho.

Outras causas:

saiba-se-voce-esta-sofrendo-da-sindrome-do-olho-seco3

Após os 40 anos a produção de lágrimas tende a diminuir. Nessa fase, os olhos podem ficar mais secos e facilmente irritados e inflamados. Isso é mais comum em mulheres especialmente após a menopausa, possivelmente devido a alterações hormonais.

A redução na produção de lágrimas também está ligada a:

– Doenças autoimunes, como lúpus, esclerodermia ou artrite reumatoide;

– Tratamentos com radiação;

– Diabetes;

– Deficiência de vitamina A;

– Cirurgias oculares refrativas;

– Problemas palpebrais, medicamentos e fatores ambientais;

– Fatores climáticos como clima seco, sol, vento e outros tipos de ar quente ou ar seco, como em uma cabine de avião.

– Fumaça e o uso de lentes de contato.  

E o que fazer? Qual o tratamento?

saiba-se-voce-esta-sofrendo-da-sindrome-do-olho-seco4

O ideal é procurar um oftalmologista. Ele fará um exame físico e perguntará sobre os seus sintomas, histórico médico, medicação em uso, sua ocupação e circunstâncias pessoais.

Os tratamentos mais comuns incluem o uso de colírios, medicamentos, pomadas antibióticas para uso noturno e medicação de uso oral. Em casos mais graves no qual o olho seco é causado por problemas na estrutura dos olhos, pode ser indicada uma cirurgia nos canais lacrimais

E o que posso fazer em casa?

– Use óculos para proteger seus olhos contra o vento e o ar quente;

– Pisque com frequência sempre que estiver usando o computador ou assistindo TV;

– Caso seja fumante, evite fumar em lugares fechados;

– Mantenha a temperatura ambiente moderada;

– Use um umidificador caseiro;

E a alimentação? Influencia na síndrome do olho seco?

saiba-se-voce-esta-sofrendo-da-sindrome-do-olho-seco5

Sim, e muito! Uma dieta baixa em ácidos graxos ômega 3 encontrado em peixes gordos de águas profundas e geladas como atum, arenque, sardinha e salmão selvagem e vitamina A podem estar ligadas a esta síndrome.

E como é muito difícil ingerir a quantidade necessária desses alimentos por dia, uma boa dica é ingerir bons suplementos de ômega 3 com altos níveis de concentração dessa substância.

Se você está com os sintomas relacionados acima, procure imediatamente seu oftalmologista e mude seus hábitos alimentares adicionando bons suplementos de ômega 3 na sua dieta!

E se gostou desse artigo repasse-o para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Pinheiro Jr., M. N., Santos, P. M. dos, Santos, R. C. R. dos, Barros, J. de N., Passos, L. F., & Cardoso Neto, J. (2007). Uso oral do óleo de linhaça (Linumusitatissimum) no tratamento do olhoseco de pacientesportadores da síndrome de Sjögren. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 70(4), 649–655.

2 comentários em “Saiba se você está sofrendo da “síndrome do olho seco””

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Sete motivos para usar própolis verde

O Brasil é mundialmente conhecido pelas belezas naturais, mas o que pouca gente sabe, é que apenas aqui é possível produzir a própolis verde, substância que traz inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque nosso país é o único lugar onde é encontrada a planta Baccharis dracunculifolia, também conhecida como vassourinha-do-campo, ou alecrim do campo. É através dela que as abelhas produzem essa própolis especial.

COZINHA VITAL – PIZZINHA SALUTTI

Rendimento: 8 discos pequenos de pizza Ingredientes: 1 maço de escarola (cortado fininho) 2 dentes de alho espremidos 4 colheres (sobremesa) de Óleo de Macadâmia Sal