Sete benefícios incríveis do óleo de borragem que você precisa conhecer

Nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a borragem é uma planta herbácea e medicinal que pode trazer muitos benefícios à saúde, principalmente o seu óleo. O óleo de borragem é uma substância natural que fornece altos níveis de ácido graxo chamado ácido gama-linolênico (GLA), um forte anti-inflamatório encontrado em certos óleos vegetais.
Share on facebook
Share on twitter

Nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a borragem é uma planta herbácea e medicinal que pode trazer muitos benefícios à saúde, principalmente o seu óleo.

O óleo de borragem é uma substância natural que fornece altos níveis de ácido graxo chamado ácido gama-linolênico (GLA), um forte anti-inflamatório encontrado em certos óleos vegetais.

Enquanto o ácido gama-linolênico é derivado de extratos retirados das sementes de plantas como borragem (Borago officinalis) e prímula, não é encontrado em grandes quantidades na dieta humana. Portanto, a maioria das pessoas recorre aos suplementos para obter seus benefícios.

Este óleo está se tornando cada vez mais popular como um suplemento anti-inflamatório natural, porque tem uma das maiores quantidades de GLA de todos os óleos de sementes.

O GLA é um tipo de ácido graxo “essencial” ômega-6 que o corpo não consegue produzir sozinho, por isso devemos obtê-lo de fontes externas.

Nesse caso o ideal é procurar por bons suplementos que são fáceis de ingerir e de incorporar à rotina. O problema com os alimentos que contêm esse ácido graxo como nozes ou sementes, é que para obter os benefícios seria preciso ingerir uma quantidade muito grande deles, o que praticamente inviabiliza essa alternativa.

Quais os benefícios do óleo de borragem?

sete-beneficios-incriveis-do-oleo-de-borragem-que-voce-precisa-conhecer

 

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de borragem contendo GLA pode ser útil para o tratamento de uma ampla variedade de doenças de curto e longo prazo, incluindo:

– Sintomas da TPM (incluindo dor ou sensibilidade mamária, ansiedade e erupções cutâneas);

– Perda óssea e osteoporose (especialmente quando combinado com suplementos para construção óssea, como óleos de peixe ômega 3);

– Problemas da pele, incluindo eczema ou dermatite;

– Sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor e suores noturnos;

– Desequilíbrios hormonais, incluindo insuficiência adrenal;

– Fadiga em curso ou síndrome da fadiga crônica;

– Dor artrite reumatoide;

– Pode melhorar a produção de leite materno;

– Inflamação causando dor e inchaço;

– Prevenção de doença cardíaca e acidente vascular cerebral

Saiba mais sobre os benefícios do óleo de borragem

1 – Tem propriedades anti-inflamatórias

sete-beneficios-incriveis-do-oleo-de-borragem-que-voce-precisa-conhecer-14

Como um tipo de ácido graxo poli-insaturado, o GLA encontrado no óleo de borragem é conhecido por ter um efeito positivo sobre a inflamação, a saúde geral e os mecanismos antienvelhecimento.

O ômega-6 desempenha um papel importante no combate à doença porque ajuda a controlar a liberação de moléculas responsáveis pelas respostas inflamatórias do organismo (sendo algumas prostaglandinas, leucotrienos e citocinas chamadas interleucinas).

O GLA está presente em quantidades muito pequenas em algumas plantas comestíveis como vegetais de folhas verdes e certas nozes, mas depois que os seres humanos são amamentados (a fonte mais significativa de GLA é o leite materno), muitos tomam doses muito baixas de GLA benéfico sua infância e na idade adulta. Como o óleo de borragem é uma das melhores fontes para obter mais GLA, ele ajuda a preencher essa deficiência.

Além de controlar as respostas imunes, o GLA tem efeitos positivos sobre a morte celular (apoptose) de células tóxicas. Uma vez que entra no corpo, o GLA é convertido em uma substância chamada ácido dihomo-γ-linolênico (DGLA). Ele atua como um precursor de prostaglandinas e compostos de leucotrienos que o sistema imunológico produz.

Acredita-se que o DGLA diminua a inflamação porque inibe a síntese de leucotrienos, que é parcialmente responsável pelo aumento de reações autoimunes e efeitos trombóticos.

Por este motivo, o óleo de borragem é utilizado pelo seu papel na redução dos sintomas de vários distúrbios inflamatórios e relacionados com a idade, incluindo artrite, eczema atópico e distúrbios respiratórios.

2 – Tem propriedades antioxidantes que podem ajudar a combater o câncer

Segundo estudos da Universidade de Córdoba (Espanha), o óleo de semente de borragem e o GLA possuem propriedades antimutagênicas e capacidade antioxidante que combatem o crescimento de células cancerígenas.

Em estudos de laboratório, tanto o GLA como o óleo de borragem exibiram atividades citotóxicas que encurtam significativamente o tempo de vida das células tóxicas enquanto prolongam a vida útil do hospedeiro saudável.

A suplementação de óleo de borragem é recomendada para proteger o DNA e tratar o câncer naturalmente devido à sua capacidade de reduzir o dano genético oxidativo subjacente que causa inflamação e desenvolvimento da doença.

3 – Pode reduzir os sintomas da artrite

sete-beneficios-incriveis-do-oleo-de-borragem-que-voce-precisa-conhecer-2

De acordo com estudos publicados em WebMD, O GLA do óleo de borragem parece funcionar como um remédio natural para a dor da artrite reumatoide, especialmente quando usado em combinação com outros medicamentos convencionais para analgésicos ou anti-inflamatórios.

Há evidências de que algumas pessoas notam uma diminuição na dor nas articulações, inchaço e severidade da sensibilidade após seis semanas de tratamento com óleo de borragem regular.

4 – Ajuda no combate ao Eczema e Distúrbios da Pele

Um dos usos mais bem pesquisados para o óleo de borragem é o tratamento de doenças inflamatórias da pele, como o eczema. O GLA demonstrou corrigir deficiências nos lipídios da pele (óleos) que são causados por baixos níveis de atividade da delta-6-dessaturase.

Quando a pele não consegue produzir óleos protetores suficientes, o resultado é sistema imunológico desregulado, aumento da inflamação e respostas imunes específicas que resultam em problemas de pele, incluindo os típicos do eczema.

Como a pele humana não consegue sintetizar a GLA a partir dos precursores ácido linoleico ou ácido araquidônico, a suplementação com borragem rica em GLA ajuda a agir como um remédio natural de eczema para pessoas que já são muito pobres em ácidos graxos essenciais para a saúde da pele.

Essa foi a conclusão de estudos da Universidade de Berlim, Alemanha.

5- Ajuda no tratamento de infecções respiratórias

sete-beneficios-incriveis-do-oleo-de-borragem-que-voce-precisa-conhecer-3

Pesquisadores descobriram que o óleo de borragem ajuda a melhorar a função dos pulmões, inclusive em pessoas com infecções respiratórias e distúrbios como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

Os suplementos de óleo de semente de borragem tomados em cápsulas podem ajudar a acelerar o tempo de cura associado à tosse, ao resfriado comum ou à gripe, reduzir o tempo gasto no hospital ou tomar medicamentos e interromper a inflamação que pode piorar os sintomas respiratórios.

6 – Crescimento e Desenvolvimento

Há evidências de que bebês e prematuros que receberam suplementação de óleo de borragem têm melhores taxas de crescimento e desenvolvimento.

A suplementação com ácidos graxos do óleo de borragem e suplementos ômega-3 pode melhorar o desenvolvimento do sistema nervoso central e reduzir os riscos associados a partos prematuros.

Estudos realizados publicados na “Food and Chemical Toxicology” mostraram que o GLA em óleo de borragem alimentado a ratos por 90 dias ajudou no crescimento.

7 – Pode ajudar a diminuir a acumulação de gordura e ganho de peso

sete-beneficios-incriveis-do-oleo-de-borragem-que-voce-precisa-conhecer-6

Se você se esforça para perder peso, uma boa notícia: há evidências de que o GLA na forma de óleo de borragem causa menos acúmulo de gordura corporal em comparação com óleos vegetais refinados.

Isso porque o GLA resulta em mais acúmulo de gordura marrom, mas menos gordura branca. Isso é benéfico porque os cientistas agora acreditam que as pessoas magras tendem a ter mais gordura marrom do que as pessoas com sobrepeso ou obesas, e que a gordura marrom pode agir mais como músculo do que como a gordura branca.

DICA DE SAÚDE!

O suplemento Vital Flór, da Vital Âtman, contém óleo de peixe de alta concentração e livre de metais tóxicos, óleos de borragem e linhaça prensado a frio, vitamina D, magnésio e cálcio.  

Se você gostou desse conteúdo repasse-o para sua família e amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências
Tasset-Cuevas, I., Fernández-Bedmar, Z., Lozano-Baena, M. D., Campos-Sánchez, J., de Haro-Bailón, A., Muñoz-Serrano, A., & Alonso-Moraga, Á. (2013). ProtectiveEffectofBorageSeedOilandGammaLinolenicAcidon DNA: In Vivo and In Vitro Studies. PLoS ONE, 8(2), e56986.
HENZ, JABLONSKA, VAN DE KERKHOF, STINGL, BLASZCZYK, VANDERVALK, … RAEDERSTORFF. (1999). Double-blind, multicentreanalysisoftheefficacyofborageoil in patientswithatopic eczema. British JournalofDermatology, 140(4), 685–688.
Tso, P., Caldwell, J., Lee, D., Boivin, G. P., &DeMichele, S. J. (2012). Comparisonofgrowth, serumbiochemistriesand n−6 fattyacidmetabolism in ratsfed diets supplementedwith high-gamma-linolenicacidsaffloweroilorborageoil for 90days. Food andChemicalToxicology, 50(6), 1911–1919.

2 comentários em “Sete benefícios incríveis do óleo de borragem que você precisa conhecer”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Respeitar o próximo é respeitar a si mesmo: reflita sua relações

Soa quase um absurdo ainda ser tão preciso falar sobre a importância do respeito mútuo entre os seres humanospara se viver em sociedade, não é mesmo? Parece estar tudo tão claro, mas, a cada dia que passa, percebemos uma grande necessidade de escancarar as feridas ainda tão abertas e dolorosas

Conheça sete benefícios do orégano para sua saúde

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios?

Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.