Vitamina B5 (ácido pantotênico), por que é tão necessária?

Share on facebook
Share on twitter

O ácido pantotênico também chamado de vitamina B5, é uma vitamina hidrossolúvel, que deriva da palavra grega “pantos”, que significa “em todos os lugares”.  Isto é devido à presença da vitamina em todas as células do nosso corpo, em praticamente todos os tipos de alimentos e sua exigência por quase todos os tipos de organismo para um bom crescimento e função metabólica. Nosso corpo não armazena a vitamina B5, portanto temos de consumi-la todos os dias para repor as fontes, pois ela é transportada pela corrente sanguínea e o excesso excretado pela urina.

O ácido pantotênico é importante para uma variedade de atividades biológicas, incluindo a produção de energia, a síntese de proteínas e gorduras, e é necessária por muitos tipos diferentes de células da pele para a regeneração e crescimento adequado.

Por que precisamos de vitamina B5

Precisamos de vitamina B5 para quebrar as proteínas, gorduras e hidratos de carbono a partir dos alimentos que comemos, a fim de que o nosso corpo possa usá-los como fonte de energia e reconstrução dos tecidos, músculos e órgãos.

Estudos têm demonstrado que há uma abundância de importantes papéis de vitamina B5 no organismo, tais como a conversão de nutrientes dos alimentos em energia, equilíbrio de açúcar no sangue, redução do colesterol ruim, redução da pressão arterial, prevenção de danos nos nervos, prevenção de dores e prevenção de insuficiência cardíaca.

Redutor de estresse – A vitamina B5 tem a reputação de reduzir o estresse e outros problemas mentais, como ansiedade e depressão. Ela faz isso através da regulação dos hormônios responsáveis por causar essas condições mentais.

Saúde do coração – A vitamina B5 tem a impressionante função de manter o coração humano em perfeitas condições de funcionamento, ela regula o nível de colesterol e também ajuda a controlar a pressão arterial.

Aumenta a disposição – Vitamina B5 ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço, e auxilia nas atividades metabólicas do corpo inteiro. Isto significa que esta vitamina é capaz de aumentar a resistência do corpo humano para executar diversas tarefas de uma forma eficiente e saudável. Esta é uma enorme vantagem da vitamina B5, especialmente do ponto de vista dos atletas e pessoas mais ativas.

Níveis de hemoglobina – A vitamina B5 ajuda a aumentar o nível de hemoglobina no organismo, auxilia o fígado na metabolização de substâncias tóxicas e também funciona como combustível para a divisão celular e reprodução de DNA.

Pele e cabelos – Mais do que tudo, a vitamina B5 ajuda a manter a pele saudável e com excelente aparência. Ela também ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas da idade. Estudos também têm demonstrado que a vitamina B5 desempenha um papel importante na pigmentação do cabelo e impede-o de perder a sua cor até que você esteja bem em seus anos mais velhos.

O uso de ácido pantotênico é considerado como benéfico para a saúde do tecido tegumentar, e deve ser priorizado em casos de acne e outras lesões que acometem a estrutura dérmica.
A vitamina B5 auxilia a cicatrização de feridas e melhora a regeneração das células que são responsáveis pela geração de tecido conjuntivo após a lesão.


O ácido pantotênico, também aumenta significativamente os níveis de glutationa nas células, o qual atua como um potente antioxidante na pele. O aumento dos níveis de glutationa protege contra danos oxidativos das membranas celulares, reduzindo os efeitos dos danos causados pelo sol, poluentes e outros agressores da pele. Isso pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, prevenir rugas, e até mesmo defender contra o câncer de pele.

A vitamina B5 é uma das vitaminas mais versáteis e flexíveis, e não pode ser deixada de fora de uma dieta saudável!

Melhores fontes de vitamina B5
Alimento

Quantidade
(mg)

VDR (%) Avaliação
Cogumelo Shitake

2,61

52 excelente

Couve flor

0,63 13

excelente

Batata doce

1,77 35

muito bom

Brócolis

0,96 19

muito bom

Beterraba

0,47 9

muito bom

Aspargos 0,40 8

muito bom

Nabo

0,39 8

muito bom

Pimentão

0,29 6

muito bom

Pepino

0,27 5

muito bom

Salsão

0,25 5

muito bom

Além de ser encontrada em abundância nos alimentos acima, a vitamina B5 pode também ser suplementada diariamente, indicada por um médico ou nutricionista e prescrita de acordo com a necessidade de cada um. O importante é o cuidado para não deixar que o corpo fique deficiente desta vitamina tão importante!

Ainda este mês, você vai sentir na pele o que tudo isso pode fazer por você. Aguarde!

8 comentários em “Vitamina B5 (ácido pantotênico), por que é tão necessária?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos que “empoderam” seu cérebro

Você sabia que as chaves para um cérebro saudável e memória forte podem estar em sua cozinha? Sim, cada vez mais, pesquisas estão mostrando uma conexão direta entre o que comemos e o risco de desenvolver Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

A importância do ômega 3 na prática de atividades físicas

As atividades físicas, hoje em dia, são cada vez mais procuradas pelas pessoas, afinal, seus benefícios são diversos:perda de peso e gordura corporal, redução da pressão arterial, melhora do diabetes e no metabolismo de carboidratos e até diminuiçãodo colesterol total, além de claro, proporcionar uma melhoria na qualidade de viral em geral.