Óleo de gergelim e linhaça prensados a frio: substâncias naturais que protegem o corpo nas estações mais frias

As estações mais frias chegaram! É hora de tirar o cobertor e os casacos do armário e dar um reforço na saúde e beleza do corpo! A boa notícia é que isso pode ser feito com duas substâncias naturais, os óleos de gergelim e linhaça prensados a frio. Cada tem propriedades que ajudam a prevenir e combater processos inflamatórios, olhos ressecados, deixar a pele mais hidratada e melhorar a imunidade do corpo. Vamos explicar mais sobre esses dois óleos naturais que podem fazer a diferença para sua imunidade!
Share on facebook
Share on twitter

As estações mais frias chegaram! É hora de tirar o cobertor e os casacos do armário e dar um reforço na saúde e beleza do corpo! A boa notícia é que isso pode ser feito com duas substâncias naturais, os óleos de gergelim e linhaça prensados a frio.

Cada tem propriedades que ajudam a prevenir e combater processos inflamatórios, olhos ressecados, deixar a pele mais hidratada e melhorar a imunidade do corpo.  

Vamos explicar mais sobre esses dois óleos naturais que podem fazer a diferença para sua imunidade!

Óleo de linhaça

oleos-de-gergelim-e-linhaca-prensados-a-frio-1

O óleo de linhaça tem uma altíssima concentração de ômega 3 (aproximadamente 50%) e é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento de várias funções do corpo.

A linhaça é rica em ALA (Ácido Alfa Linolênico), que é uma das principais substâncias responsáveis pela produção de energia para nossas células. E mais: o ALA é a principal “matéria prima” para a produção de EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosahexaenoico) em nosso organismo.

O EPA e o DHA são ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 de cadeia longa responsáveis pelo bom funcionamento de vários sistemas do corpo, entre eles: imune, cardiovascular, inflamatório e nervoso.

Veja como ele pode ajudar nas estações mais frias:

1 – Olhos ressecados 

São um problema comum no frio, pois também é uma época de tempo mais seco. Algumas pessoas não conseguem ter a lubrificação ocular necessária e isso pode se tornar um incômodo.

A linhaça, rica em ácidos graxos Ômega 3, pode ser utilizada como prevenção e também auxiliar no tratamento da síndrome do Olho Seco.

Por conter agentes anti-inflamatórios e propriedades de alterações de lipídios, o óleo de linhaça prensado a frio auxilia na redução de inflamações do corpo todo, inclusive da superfície ocular, onde atuam sobre a inflamação das glândulas de produção de lágrimas.

2 – Cabelos secos e unhas fracas

No frio, os banhos quentes podem deixar os cabelos mais quebradiços e oleosos e as unhas mais fracas. O ácido graxo ômega 3, abundante no óleo de linhaça prensado a frio, pode contribuir para o crescimento saudável do cabelo, aumentando a hidratação e brilho dos fios. Isso graças à propriedade anti-inflamatória do ômega 3, que também ajuda a nutrir as unhas secas ou quebradiças.

Óleo de gergelim

oleos-de-gergelim-e-linhaca-prensados-a-frio-2

O óleo de gergelim prensado a frio pode: melhorar a saúde dos cabelos e da pele, estimular o crescimento ósseo, reduzir a pressão arterial, melhorar a saúde do coração, controlar a ansiedade e depressão, melhorar a saúde dental, prevenir o câncer, melhorar o processo digestivo e reduzir a inflamação.

Entre seus compostos estão dois ácidos graxos polinsaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina. Eles regulam compostos conhecidos como eicosanoides, responsáveis por melhorar a imunidade do corpo, protegendo contra gripes e resfriados.

Veja como eles podem ajudar nas estações mais frias:

1 – Age na saúde da pele e cabelos

No frio, temos a tendência de tomar banhos mais quentes e demorados. Isso remove a camada lipídica da pele que protege a pele de infecções, inflamações e alergias. Além disso, os cabelos também podem ficar mais ressecados.

As sementes de gergelim contêm altos níveis de zinco, um componente vital na formação de colágeno, que fortalece o tecido muscular, cabelos e pele.  

2 – Protege contra inflamações

O cobre é uma substância anti-inflamatória natural, e os altos níveis desse mineral encontrados no óleo de gergelim prensado a frio, podem ajudar a reduzir a inflamação e desconforto de várias doenças, como a gota e artrite.

Este óleo também reduz o inchaço das articulações, fortalece os ossos e vasos sanguíneos, ajudando a mantê-los fortes e resistentes por muitos anos, sem sinais de dolorosas inflamações, que tendem a aumentar com o frio.

Além disso, o óleo de gergelim prensado a frio, é uma das maiores fontes naturais de tocoferol, também conhecido como vitamina E. A vitamina E é mundialmente conhecida e consumida graças às suas poderosas propriedades antioxidantes, que possuem um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos oxidativos prejudiciais encontrados no ambiente.

Mas como consumir estes óleos?

oleos-de-gergelim-e-linhaca-prensados-a-frio-3

Linhaça: existem basicamente duas formas de consumir a linhaça: através de suplementos ou triturada. Se optar por suplementos, é necessário que o óleo de linhaça seja extraído de maneira 100% natural, ou seja, 100% a frio. Somente dessa forma é possível garantir que todos os nutrientes funcionais da linhaça sejam conservados no resultado final do óleo.

Se optar por consumi-la triturada, experimente colocá-la nas frutas do café da manhã, em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, sopas ou feijão. Você também pode cozinhar pães, quibes e tortas com linhaça.

Gergelim: as sementes podem ser polvilhadas nas saladas, molhos e acrescentadas ao seu iogurte. Já o óleo pode ser adicionado à sua dieta em forma de suplementos, lembrando que para ter as propriedades funcionais preservadas, ele deve ser extraído a frio!

Gostou de saber um pouco mais sobre os óleos de gergelim e linhaça? Compartilhe com seus amigos e espalhe saúde por aí. Afinal, compartilhar saúde é Vital!

Referências
healthline.com
prevention.com
draxe.com

A Vital Âtman não indica a automedicação e a interrupção de qualquer tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Para que as ações destes importantes nutrientes sejam bem aproveitadas, recomendamos uma dieta equilibrada, rica em Legumes, verduras e Frutas, evitando alimentos ultra processados, de acordo com as orientações do Novo Guia Alimentar.

Para começar a obter os efeitos desejados, recomendamos o consumo por um período mínimo de 3 meses.

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 tendências alimentares para 2018!

Você já deve ter visto algum desfile de moda com as tendências para 2018, certo? Mas já pensou se em vez de sapatos, bolsas e vestidos, fossem os alimentos os protagonistas?

É claro que eles não vão subir na passarela, mas a verdade é que eles estão seguindo um padrão cada vez mais saudável e sustentável. Isso é consequência da necessidade de cuidarmos do nosso corpo e do planeta, o que reflete diretamente nas nossas escolhas alimentares.

Veja quais tipos de alimentos estão entre as “tendências” para 2018:

Linhaça: por que você ainda não consome?

Vamos fazer um teste? Pense nos principais alimentos que você ingeriu na última semana. Provavelmente nesta lista não vai ter a linhaça, acertei? Isso porque a maioria das pessoas desconhece todos os benefícios deste pequeno grão. Mas você pode e deve fazer uso deste alimento.
Veja o que ele pode fazer por você: melhorar a textura de pele e cabelo, auxiliar no emagrecimento…