Você conhece os sintomas de deficiência de Vitamina D?

Você já se conscientizou sobre importância da Vitamina D? Agora você vai saber quais os sintomas que a falta dela pode causar no organismo. Mas antes é importante destacar que segundo um estudo da Universidade de Cambridge (Reino Unido), cerca de 1/3 da população é deficiente em Vitamina D.
Share on facebook
Share on twitter

Você já se conscientizou sobre importância da Vitamina D? 

Agora você vai saber quais os sintomas que a falta dela pode causar no organismo.

Mas antes é importante destacar que segundo um estudo da Universidade de Cambridge (Reino Unido), cerca de 1/3 da população é deficiente em Vitamina D.

Mas por quê?

voce-conhece-os-sintomas-de-deficiencia-de-vitamina-d-2

Porque uma das principais formas de nosso corpo processar esse nutriente é através do sol e como hoje em dia passamos muito tempo fechados em casa ou no trabalho, nossa exposição aos raios solares é insuficiente.

Mas a boa notícia é que além do sol, outra forma prática e segura de obter a quantidade necessária de Vitamina D por dia é através de bons suplementos. Alguns alimentos também contêm esse nutriente, mas seria preciso ingerir uma quantidade muito grande deles por dia.  

Outro fator que leva a índices de Vitamina D baixos é o excesso do uso de protetores solares. Preocupadas com os altos índices de câncer de pele, muitas pessoas estão deixando de se expor até mesmo nos horários recomendados pelos médicos.

Apenas para se ter uma ideia, quando você usa protetor solar FPS 8, seu corpo reduz a capacidade de produzir vitamina D em 90%. Se você escolher um protetor solar com um FPS maior de 30 (que é o número normalmente recomendado pelos médicos), esse número salta para 99%.

E quais os sintomas de deficiência de vitamina D no corpo?

De acordo com estudos da Universidade de Medicina de Lublin, na Polônia, qualquer pessoa com essas condições de saúde ou com os seguintes sintomas deve ser testada quanto à deficiência de vitamina D:

– Fraqueza

– Fadiga crônica

– Depressão

– Dificuldade para dormir

– Ansiedade

– Ossos fracos ou quebrados

– Sistema imunológico enfraquecido

– Inflamação e inchaço

voce-conhece-os-sintomas-de-deficiencia-de-vitamina-d-1

A única maneira de saber se você é deficiente em vitamina D é fazer com que seu médico realize um teste, chamado teste de 25-hidroxi vitamina D. Isso lhe dirá se você está deficiente neste nutriente e em que grau.

Os parâmetros dos resultados para seus níveis de vitamina D, são os seguintes:

– 50 ou mais:  você tem um bom nível de vitamina D

– De 30 a 50: você pode suplementar sua dieta com vitamina D, passar mais tempo ao sol e adicionar alimentos à base de vitamina D em sua dieta.

– Menos de 30:  você é muito deficiente e deve tomar medidas imediatas para elevar esses níveis. Nesse caso, converse com seu médico sobre suplementação com doses mais altas de vitamina D.

Doenças

Também de acordo com estudos da Universidade de Medicina de Lublin, pessoas com deficiência de vitamina D têm maior risco de desenvolver complicações de saúde e condições como doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, vários tipos de câncer, distúrbios imunológicos e resultados adversos na gravidez.

Estes estudos e análises científicas mostram que os sintomas de deficiência de vitamina D podem estar relacionados aos seguintes problemas de saúde:

– Osteoporose

– Doenças cardíacas

– Pressão alta

– Câncer

– Doenças autoimunes

– Depressão

– Insônia

– Artrite

– Diabetes

– Asma

– Esclerose múltipla

– Dores crônicas

– Psoríase

– Fibromialgia

Esperamos que agora você esteja mais consciente sobre a importância de ter bons níveis de Vitamina D em seu organismo. Aproveite também para repassar esse conteúdo para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
ncbi.nlm.nih.gov
draxe.com
British Journal of Nutrition
Hilger, J., Friedel, A., Herr, R., Rausch, T., Roos, F., Wahl, DA, … Hoffmann, K. (2013). Uma revisão sistemática do status da vitamina D em populações em todo o mundo. British JournalofNutrition, 111 (01), pp. 23–45.
Matyjaszek-Matuszek, B., Lenart-Lipińska, M., &Woźniakowska, E. (2015). Artigo em destaque Implicações clínicas da deficiência de vitamina D. Menopausal Review, 2, 75-81. doi: 10.5114 / pm.2015.52149

1 comentário em “Você conhece os sintomas de deficiência de Vitamina D?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você sabia que praticar exercícios pode te ajudar a dormir melhor?

Você acorda cedo, trabalha o dia todo, chega em casa cansado e toma uma ducha. Depois da janta, assiste um pouco de TV e vai se deitar. Só que o sono não vem. Você toma um chá, vira pra lá, para cá, conta carneirinhos, mas nada.

Nessa hora, você pensa: “tenho que dormir para acordar cedo amanhã” e aí é que não dá para dormir mesmo. Mas o que fazer? A boa notícia é que existe um remédio natural, de fácil alcance e que ainda vai melhorar outros aspectos da sua vida: o exercício físico!

17 alimentos que previnem contra a gripe

Reforce o seu cardápio e seu sistema imunológico para ficar longe das doenças oportunistas do tempo frio Uma alimentação equilibrada, composta por frutas, legumes, verduras