Você é atleta? Saiba como a vitamina D3 pode melhorar seu desempenho!

Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas? Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina. Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.
Share on facebook
Share on twitter

Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas?

Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina.

Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.

Sua principal função é a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da interação com a paratireóide, rins e intestino.

Além disso, ela é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

Mas como ela pode melhorar o desempenho dos atletas?

voce-e-atleta-saiba-como-a-vitamina-d3-pode-melhorar-seu-desempenho

Ultimamente os cientistas começaram a reconhecer que mesmo atletas jovens e saudáveis podem ser afetados por deficiências de vitamina D3, e estão investigando o papel que essa vitamina pode ter no desempenho e na lesão.

Já em 1940 e 1950, uma pesquisa alemã sugeriu que a luz ultravioleta melhorou o desempenho atlético de atletas. Eles tiveram melhor desempenho nos meses de verão (quando expostos a mais luz UV) do que no inverno.

Mais recentemente foi um estudo com bailarinas profissionais. Elas tomaram 2000 UI de vitamina D3 (em forma de suplemento) por quatro meses e tiveram um desempenho melhor e sofreram menos lesões.

 

 

Em outro estudo com 14 remadores, uma dieta diária de 6.000 UI pareceu aumentar a captação máxima de oxigênio dos atletas, que é uma medida da capacidade do corpo de usar oxigênio e, assim, gerar energia.

Mas como obter vitamina D3?

voce-e-atleta-saiba-como-a-vitamina-d3-pode-melhorar-seu-desempenho-1

Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D3 é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para repassá-lo para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
Barker, T., Henrikesne, V. T., Martins, T. B., Hill, H.R., Kjeldsberg, C.R., Schneider, E. D., Dixon, B. M., & Weaver, L.K. (2013, maio). Maiores concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D associam-se a uma recuperação mais rápida da força muscular esquelética após lesão muscular. Nutrientes 5: 1253-1275; doi: 10.3390 / nu5041253.
thehansindia.com
outsideonline.com
precisionnutrition.com
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3

2 comentários em “Você é atleta? Saiba como a vitamina D3 pode melhorar seu desempenho!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

15 de setembro, dia do cliente: obrigado pela confiança!

Pode ser no café da manhã, almoço, entre as refeições ou antes de dormir. Já faz parte da sua rotina tomar os suplementos da Vital Âtman. Entre tantos produtos disponíveis no mercado você escolheu os nossos. Isso se chama confiança.

Você sabia que existem alimentos anti-inflamatórios?

Sim, existem alimentos anti-inflamatórios!

Além de nutrir, os alimentos ajudam nosso organismo a funcionar bem melhor. E um dos principais benefícios deles é a ação anti-inflamatória.

Inflamações são causadas quando o corpo se defende infecções ou lesões. É possível que, ao longo da sua vida, você já tenha sentido uma simples vermelhidão ou inchaço na pele.

Mas, para algumas pessoas, esse quadro pode desencadear doenças mais graves como artrite, asma e até hipertensão e doenças cardíacas.

Uma das coisas que você pode fazer para melhorar esse quadro, é inserir na sua dieta alguns alimentos com propriedades anti-inflamatórias.

Além desse benefício eles vão melhorar o funcionamento do seu organismo. Veja quais são e como consumi-los:

Biotina, a grande aliada dos cabelos, unhas e pele

Mulheres e homens têm se preocupado mais com estética nos últimos anos e a indústria da beleza é uma das que mais crescem em todo o mundo; mas quando falamos em beleza o que muita gente pensa, geralmente, está ligado a cuidados externos com o corpo, como uso de maquiagem, cosméticos, produtos químicos e até procedimentos invasivos que muitas vezes acabam até causando malefícios para a nossa saúde, é ou não é verdade?