Você é atleta? Saiba como a vitamina D3 pode melhorar seu desempenho!

Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas? Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina. Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.
Share on facebook
Share on twitter

Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas?

Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina.

Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.

Sua principal função é a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da interação com a paratireóide, rins e intestino.

Além disso, ela é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

Mas como ela pode melhorar o desempenho dos atletas?

voce-e-atleta-saiba-como-a-vitamina-d3-pode-melhorar-seu-desempenho

Ultimamente os cientistas começaram a reconhecer que mesmo atletas jovens e saudáveis podem ser afetados por deficiências de vitamina D3, e estão investigando o papel que essa vitamina pode ter no desempenho e na lesão.

Já em 1940 e 1950, uma pesquisa alemã sugeriu que a luz ultravioleta melhorou o desempenho atlético de atletas. Eles tiveram melhor desempenho nos meses de verão (quando expostos a mais luz UV) do que no inverno.

Mais recentemente foi um estudo com bailarinas profissionais. Elas tomaram 2000 UI de vitamina D3 (em forma de suplemento) por quatro meses e tiveram um desempenho melhor e sofreram menos lesões.

 

 

Em outro estudo com 14 remadores, uma dieta diária de 6.000 UI pareceu aumentar a captação máxima de oxigênio dos atletas, que é uma medida da capacidade do corpo de usar oxigênio e, assim, gerar energia.

Mas como obter vitamina D3?

voce-e-atleta-saiba-como-a-vitamina-d3-pode-melhorar-seu-desempenho-1

Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D3 é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para repassá-lo para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
Barker, T., Henrikesne, V. T., Martins, T. B., Hill, H.R., Kjeldsberg, C.R., Schneider, E. D., Dixon, B. M., & Weaver, L.K. (2013, maio). Maiores concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D associam-se a uma recuperação mais rápida da força muscular esquelética após lesão muscular. Nutrientes 5: 1253-1275; doi: 10.3390 / nu5041253.
thehansindia.com
outsideonline.com
precisionnutrition.com
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3

2 comentários em “Você é atleta? Saiba como a vitamina D3 pode melhorar seu desempenho!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Lúpus: conheça substâncias e formas naturais de combater os sintomas

Quem sofre de lúpus, está sempre em busca de soluções para avaliar os sintomas. Isso porque eles são bem desagradáveis e algumas vezes até incapacitantes, impedindo o paciente de executar as atividades do dia a dia.

O problema é que muitas vezes, os medicamentos prescritos podem trazer efeitos colaterais indesejados.

Mas atualmente, substâncias naturais aliadas a mudanças no estilo de vida podem melhorar muito a qualidade de vida dos portadores de lúpus.

Nesse blog post você vai saber mais sobre essa doença e o que fazer para mantê-la sob controle.

Como prevenir a queda de cabelos

Os cabelos são uma parte muito importante do nosso corpo. Eles protegem o couro cabeludo e estão diretamente ligados a autoestima, não só das mulheres, mas também dos homens que, cada vez mais, procuram tratamentos contra a calvície.

Cabelos bonitos podem deixar as pessoas mais seguras e confiantes e, por isso, quem sofre com quedas e falhas costuma sofrer bastante. Por isso trouxemos algumas orientações como alimentação e cuidados simples, para que você preserve seus fios e mantenha-os bonitos e saudáveis.