Você é atleta? Saiba como a vitamina D3 pode melhorar seu desempenho!

Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas? Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina. Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.
Share on facebook
Share on twitter

Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas?

Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina.

Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.

Sua principal função é a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da interação com a paratireóide, rins e intestino.

Além disso, ela é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

Mas como ela pode melhorar o desempenho dos atletas?

voce-e-atleta-saiba-como-a-vitamina-d3-pode-melhorar-seu-desempenho

Ultimamente os cientistas começaram a reconhecer que mesmo atletas jovens e saudáveis podem ser afetados por deficiências de vitamina D3, e estão investigando o papel que essa vitamina pode ter no desempenho e na lesão.

Já em 1940 e 1950, uma pesquisa alemã sugeriu que a luz ultravioleta melhorou o desempenho atlético de atletas. Eles tiveram melhor desempenho nos meses de verão (quando expostos a mais luz UV) do que no inverno.

Mais recentemente foi um estudo com bailarinas profissionais. Elas tomaram 2000 UI de vitamina D3 (em forma de suplemento) por quatro meses e tiveram um desempenho melhor e sofreram menos lesões.

 

 

Em outro estudo com 14 remadores, uma dieta diária de 6.000 UI pareceu aumentar a captação máxima de oxigênio dos atletas, que é uma medida da capacidade do corpo de usar oxigênio e, assim, gerar energia.

Mas como obter vitamina D3?

voce-e-atleta-saiba-como-a-vitamina-d3-pode-melhorar-seu-desempenho-1

Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D3 é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para repassá-lo para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
Barker, T., Henrikesne, V. T., Martins, T. B., Hill, H.R., Kjeldsberg, C.R., Schneider, E. D., Dixon, B. M., & Weaver, L.K. (2013, maio). Maiores concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D associam-se a uma recuperação mais rápida da força muscular esquelética após lesão muscular. Nutrientes 5: 1253-1275; doi: 10.3390 / nu5041253.
thehansindia.com
outsideonline.com
precisionnutrition.com
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3

2 comentários em “Você é atleta? Saiba como a vitamina D3 pode melhorar seu desempenho!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3: quanto consumir por dia e em qual concentração?

Vou lhe fazer duas perguntas: Você consome Ômega 3? Se sim, qual a quantidade e como você chegou até ela? Podem parecer perguntas simples, mas as respostas podem fazer toda a diferença para que você consiga os benefícios que o seu corpo precisa através deste suplemento.

Isso porque, para fazer bem à sua saúde, é preciso que esta substância seja ingerida na quantidade e forma corretas, caso contrário você pode não tirar todo o proveito do Ômega 3 para sua saúde.

Óleo de semente de abóbora, por que incluí-lo na sua alimentação?

Se você chegou neste post, provavelmente já ouviu falar sobre o óleo de semente de abóbora, não é mesmo?

Agora, talvez você não saiba da quantidade de benefícios que ele pode trazer para sua saúde quando incluído na sua alimentação!

As sementes de abóbora são populares há séculos. Por volta do ano 1300 os nativos americanos já conheciam seus benefícios alimentares e medicinais. Depois dos astecas e de outros povos da América do Sul, estas sementes começaram a ser consumidas pela Europa e se tornaram parte integrante da dieta de muitas áreas da Europa Oriental e do Mediterrâneo (principalmente a Grécia).

Hoje em dia, o uso do óleo da semente de abóbora prensado a frio está se popularizando por conter inúmeros benefícios para a saúde, tanto de homens quanto de mulheres, vamos conferir quais são eles?

8 de março, mulheres e suas conquistas

Você que é mulher e que trabalha, estuda, sai com as amigas e tem uma vida feliz, consegue imaginar que nem sempre foi assim? No final do século 19, a vida das mulheres era muito difícil, com cargas horárias de trabalho que chegavam a ser desumanas.

Mas com o passar do tempo as coisas mudaram, o mundo evoluiu e, em 1977, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Hoje, além de poderem competir em pé de igualdade com os homens no mercado de trabalho elas são mães, amigas e companheiras para todas as horas.