Você não vai acreditar no que o óleo de coco pode fazer pela sua beleza!

Quer ficar com a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis? Que tal começar a usar o óleo de coco? Entre os vários produtos naturais para a beleza, ele é um dos que trazem mais benefícios: hidrata, desintoxica e limpa a pele e dá força e brilho aos cabelos, além de atuar contra a caspa. Saiba mais sobre esse óleo e o que ele pode fazer pela sua beleza e saúde:
Share on facebook
Share on twitter

Quer ficar com a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis? Que tal começar a usar o óleo de coco? Entre os vários produtos naturais para a beleza, ele é um dos que trazem mais benefícios: hidrata, desintoxica e limpa a pele e dá força e brilho aos cabelos, além de atuar contra a caspa.  

Saiba mais sobre esse óleo e o que ele pode fazer pela sua beleza e saúde:

1 – Hidratante

O óleo de coco funciona muito bem para a hidratação da pele, em parte devido às gorduras saturadas que ajudam a evitar a perda de umidade através dos poros. Essas gorduras dão à pele um tom saudável, suave e uniforme.

Segundo a especialista em saúde e nutrição, Katrine van Wyk, de Nova York, “o óleo de coco tem um cheiro delicioso, é muito acessível e deixa minha pele nutrida e suave”.

2 – Esfoliante

Você pode fazer seu próprio esfoliante em casa, usando óleo e açúcar de coco: basta misturá-los na proporção de 1:1. Depois esfregue a mistura em seu rosto suavemente. Além de esfoliar, esta receita vai hidratar sua pele, removendo as células mortas. Esse procedimento pode ser feito de uma a duas vezes por semana.

3 – Óleo Corporal

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-3

Se a sua pele estiver muito seca, experimente passar o óleo de coco nas partes que mais sofrem com o frio, como cotovelo e joelhos. Você pode espalhar o óleo nas mãos e esfregá-lo para que ele se aqueça, isso vai ajudar no processo de hidratação.  

4 –  Trata feridas

Os ácidos graxos do óleo de coco: cáprico, caprílico e láurico, têm altas propriedades desinfetantes e antimicrobianas, o que pode ajudar a tratar e reduzir as lesões na pele. Experimente passá-lo nas lesões pois, além de cuidar, ele também pode proteger contra infecções.

5 – Hidrata as cutículas

Ao fazer as unhas, experimente esfregar óleo de coco nas cutículas. Além de afastar os germes, ele ajuda a soltar as cutículas, tornando-as mais fáceis de serem removidas.

Além disso, massagear o óleo de coco em suas cutículas (e a pele em torno de suas unhas) hidrata uma parte do corpo frequentemente negligenciada. Os benefícios? Você vai evitar que a pele fique rachada e ter unhas mais saudáveis.

6 – Desintoxica a pele

Para desintoxicar a pele e deixar que seu corpo e mente relaxem, experimente uma mistura de óleo de coco com sais de banho e use água quente. Para melhorar mais ainda a sensação de relaxamento, adicione gotas de seus óleos essenciais favoritos na mistura.

7 – Protege a pele do bebê

Usar óleo de coco na pele irritada alivia a dor, coceira e vermelhidão das assaduras. Com o tempo, ele também pode ajudar a manter essa irritação sob controle. Basta passar uma pequena quantidade na área afetada.

8 – Hidrata as mãos

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-1

Se lavar a louça está prejudicando suas mãos, o óleo de coco é um ótimo remédio. Para um resultado melhor ainda, esfregue óleo de coco sobre as mãos e depois a cubra com luvas para deixar a pele macia mais rapidamente.

9 – Limpa o rosto

Com suas propriedades antimicrobianas e hidratantes, o óleo de coco é ótimo para limpar seu rosto. Ele poderá matar possíveis bactérias, inclusive as que causam espinhas.

10 –  É repelente de insetos

Para manter os insetos afastados sem ter que recorrer a produtos químicos, experimente adicionar 230 ml de óleo de coco com 50 gotas de óleos essenciais como citronela, hortelã, erva-cidreira e cravo. Reaplique várias vezes durante o dia.

11 –  Remove a maquiagem

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-4

A área do olhos é bastante sensível e a retirada de maquiagem desse local pode deixá-la irritada. Para evitar que isso aconteça, use uma compressa de algodão ou pano quente embebido em óleo de coco. Faça movimentos suaves ao redor dos olhos e a maquiagem sairá facilmente. Além de limpar e retirar os cosméticos, essa região ficará hidratada.

12 –  Óleo de Massagem

Já pensou em fazer seu próprio óleo de massagem? É muito fácil: basta misturar o óleo de coco com várias gotas do seu óleo essencial favorito. Ao massageá-lo pelo corpo, ele vai aliviar dores musculares ao mesmo tempo em que desperta o sentido do olfato, como uma aromaterapia.

13 –  Hidratante noturno

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-5

O óleo de coco é tão bom que pode agir na sua pele mesmo enquanto você estiver dormindo! Antes de deitar, aplique-o sobre o rosto para que a pele fique bem hidratada. Se sua pele for muito oleosa, use seu hidratante e adicione algumas gotas de óleo de coco. Durante o dia, você pode misturá-lo ao seu protetor solar para dar um brilho extra na pele.

14 –  Trata doenças da pele

O óleo de coco está sendo cada vez mais usado para o tratamento de eczema, psoríase e outras doenças.  Isso por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Um estudo recente descobriu que 46% dos pacientes com doenças de pele crônicas que usavam óleo de coco, tiveram uma excelente resposta no tratamento de sua condição, ao contrário de apenas 19% que usaram óleo mineral.

15 –  Ajuda a evitar e cuidar das estrias

Para prevenir e tratar as estrias (que ocorrem quando a elasticidade da pele muda, mais frequentemente após ganho, perda de peso ou gravidez) use o óleo de coco. Ele pode ajudar a prevenir estas linhas e, em alguns casos, até a reduzi-las.

16 –  Traz alívio para queimadura solar

Está com a pele vermelha pela exposição ao sol? O óleo de coco pode ajudar a tratar a vermelhidão e o ardor causados pela queimadura, além de reidratar a pele. Para não chegar a este ponto, lembre-se sempre de aplicar protetor solar antes de se expor ao sol.

E os cabelos?

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce

1 –  Condicionador

O óleo de coco é livre de produtos químicos presentes em produtos comercializados para cabelo e é um excelente condicionador para todos os tipos de fios. De acordo com um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science, o óleo de coco  é o único óleo que reduz a perda de proteína.

É a perda de proteína no cabelo que deixa os fios secos e quebradiços. O ácido láurico, presente no óleo de coco, é capaz de penetrar na haste capilar, nutrindo os cabelos com vitaminas, minerais e ácidos graxos.

Para cabelos secos ou danificados, adicione algumas gotas de óleo de coco junto com seu condicionador. Ele vai melhorar a umidade aumentando os efeitos hidratantes para seu cabelo.

2 – Crescimento Capilar

O óleo de coco pode ser um ótimo aliado contra queda de cabelos. E mais: ele pode ajudar no crescimento dos fios. Isso porque o ácido láurico penetra na haste capilar, melhorando a saúde geral do cabelo.

Como fazer: massageie o couro cabeludo com óleo de coco suavemente por 10 minutos de 3 a 4 vezes por semana.

Depois, coloque uma touca de banho e deixe o calor do corpo agir por meia hora. Em seguida enxágue bem em água morna ou fria.

3 – Age contra a caspa

As pessoas usam o óleo de coco há centenas de anos para combater a caspa. Essa condição desagradável pode ser causada pela pele seca, sensibilidade aos produtos químicos em produtos capilares e infecções fúngicas semelhantes a leveduras.

Os ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco, incluindo ácido láurico e ácido cáprico, têm fortes propriedades antivirais, antimicrobianas e antifúngicas que atacam o fungo e ajudam a matá-lo, bem como vírus e bactérias que podem estar em seu couro cabeludo.

Você sabia que o óleo de coco tinha tantos benefícios? Então comece agora mesmo uma rotina de beleza usando esse produto natural!

Lembre-se de repassar este conteúdo para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde e beleza é Vital!

Referências
draxe.com
prevention.com/beauty
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12715094
mayoclinic.org/diseases-conditions
www.organicfacts.net/health-benefits/oils/coconut-oil-for-skin

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Saúde picante como nunca se viu…

Era uma vez um Gergelim loiro, saradão e que esbanjava saúde por onde passava. Certo dia, ele encontrou uma Pimentinha vermelhinha, linda e bem ardida…

Como o ômega 3 pode auxiliar no tratamento de depressão e ansiedade?

Muito se fala na relação da dieta com a saúde física e o desenvolvimento de doenças relacionadas à deficiência de importantes nutrientes no nosso organismo, mas não é tão comum a gente se deparar com informações que abordam a relação entre os alimentos e os aspectos psicológicos, não é mesmo?