10 maneiras simples para cuidar bem da sua visão

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis. Saiba mais!
Share on facebook
Share on twitter

Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Espreguiça? Rola na cama? Dorme só mais cinco minutinhos depois que o despertador toca? Pode ser que faça tudo isso, mas não antes de abrir os olhos. É automático, uma forma de se situar, reconhecer o ambiente depois de uma noite de sono.

Depois o dia começa e vem a rotina. Café, banho e trabalho e estudos. Para tudo isso você usa seus olhos, mas será que está tirando um tempo para cuidar da saúde deles? Se a resposta for não, é bom repensar seus hábitos.

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis. Veja:

 1 – Tenha uma dieta rica em vitaminas e minerais

De acordo com estudos da Universidade de Harvard (EUA), as vitaminas A, C e E, assim como o zinco mineral, contêm antioxidantes que podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade. É uma condição na qual a mácula (parte do olho que controla a visão central) se deteriora. As fontes de alimento para esses nutrientes importantes incluem bons suplementos, vegetais e frutas coloridas como: cenoura, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, morango, batata doce e frutas cítricas.

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como salmão selvagem e óleo de linhaça extraído a frio, também são recomendados para melhorar a saúde dos olhos.

VEJA TAMBÉM: ÔMEGA 3 – UM POTENTE ALIADO DA SAÚDE OCULAR

10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao-3

2 – Não se esqueça dos carotenoides

Entre eles estão a luteína e a zeaxantina, que são carotenoides encontrados na retina.  Elas ajudam a proteger a mácula, melhorando a densidade do pigmento nessa parte do olho e absorvendo a luz ultravioleta e azul. Estas substâncias podem ser ingeridas através de bons suplementos e vegetais verdes folhosos como brócolis, abobrinha e ovos.

3 – Pratique exercícios

Sim, se exercitar e manter um peso saudável são atitudes que podem ajudar na saúde dos seus olhos. De acordo com o National Eye Institution, o diabetes tipo 2, que é mais comum em pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade, pode causar danos aos vasos sanguíneos presentes nos olhos. Esta condição é chamada de retinopatia diabética, e acontece pelo excesso de açúcar circulando na corrente sanguínea. Isso faz com que as artérias (muito pequenas da retina) se rompam, prejudicando a visão.

4 – Cuide de sua saúde

O diabetes não é a única doença que pode afetar sua visão. Outras condições como hipertensão e esclerose múltipla, também podem prejudicar os olhos pois estão ligadas à inflamação crônica. A inflamação do nervo óptico, por exemplo, pode causar dor e até mesmo perda completa da visão. Embora uma doença como a esclerose múltipla não possa ser evitada, você pode fazer o controle com hábitos e medicamentos saudáveis. Já a hipertensão arterial pode ser tratada de forma eficaz com uma dieta saudável, exercícios e medicamentos anti hipertensivos.

10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao-4

CONHEÇA A LISTA DE ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS

5 – Use óculos de proteção

Se você pratica esportes de contato como basquete ou futebol, está reformando a casa ou realizando experimentos científicos na escola, lembre-se de usar óculos de proteção. Eles protegem seus olhos de impactos com as bolas e impedem que eles sejam atingidos por substâncias químicas ou físicas como pedaços de madeira ou pregos.

6 – Tenha um bom par de óculos de sol

Óculos de sol vão muito além da moda. Eles bloqueiam quase 100% da radiação UVA e UVB emitida pelo sol. Essa radiação pode causar lesões oculares e acelerar o aparecimento da catarata. Mas atenção! Use produtos de boa qualidade, pois apenas eles oferecem este tipo de proteção. Usar um chapéu de abas largas também pode ajudar a proteger seus olhos dos danos causados pelo sol.

7 – Descanse a vista

Computador, celular, televisão… Seus olhos trabalham duro durante todo o dia e é preciso fazer pausas regulares. Para aliviar a tensão, a cada 20 minutos, você deve desviar os olhos do computador ou celular e focar em um objeto que esteja mais distante. Faça isso por cerca de 20 segundos.

 10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao-5

8 – Abandone o cigarro  

Você sabe que fumar é ruim para os pulmões, coração, cabelo, pele, dentes e praticamente todas as outras partes do corpo. Isso inclui seus olhos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, fumar aumenta drasticamente o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Felizmente, seu corpo começa a se recuperar dos danos causados pelo cigarro já nas primeiras horas após o abandono do uso, então pare o quanto antes.

9 – Conheça o histórico da saúde ocular da sua família

Algumas condições oculares são hereditárias, portanto, estar ciente das condições dos olhos dos seus pais ou avós pode ajudá-lo a tomar precauções. As condições hereditárias incluem: glaucoma, degeneração da retina, degeneração macular relacionada à idade e atrofia óptica. Lembre-se de passar esta informação ao seu oftalmologista durante a consulta.

10 – Mantenha suas mãos e lentes limpas

10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao

Seus olhos são vulneráveis a germes e infecções. Por isso você deve sempre lavar as mãos antes de tocar os olhos, óculos ou manipular as lentes de contato.  Elas devem ser higienizadas conforme a recomendação do médico. Germes em suas lentes de contato ou óculos podem levar a infecções bacterianas dos olhos.

São atitudes simples, porém importantíssimas para a saúde dos seus olhos. Procure incorporá-las em sua rotina. E se você gostou deste conteúdo, repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

1 comentário em “10 maneiras simples para cuidar bem da sua visão”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Chegou o Vital Real! Conheça!

A Vital Âtman acaba de lançar o Vital Real, um suplemento de vitamina E com óleos de linhaça e gergelim prensados a frio e própolis

Próstata: precisamos falar sobre ela!

Depois do “Outubro Rosa”, agora é a vez do “Novembro Azul”. A campanha chama a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. Este tipo de câncer, que é o que mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade, mas também pode aparecer em jovens, porém os casos são mais raros. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que, no Brasil, apareçam 61.200 casos novos de câncer de próstata por ano.

Alimentos naturais que auxiliam no emagrecimento

Quando se fala em perder peso, a coisa mais difícil é mudar a alimentação. Em todos os lugares em que a gente vai, supermercado, shopping, cafés, festas e aniversários, a oferta de alimentos calóricos é muito grande, e fica quase impossível resistir.

Mas o que fazer? Use o bom senso! De vez em quando coma um brigadeiro ou um salgadinho, mas insira na sua dieta regular, alimentos que além de nutritivos, ajudam a perder peso! Quer saber quais são eles?