10 razões para você ter gengibre em casa

O gengibre é cheio de macro e micronutrientes, ácidos graxos e aminoácidos, dessa forma, é classificado como uma das especiarias mais saudáveis ​​do mundo. Há inúmeros bons motivos para incluir o gengibre em nossa alimentação diária. Este poderoso alimento não só traz um aroma e sabor distintos aos nossos pratos como também traz muitos benefícios para a saúde.
Share on facebook
Share on twitter

O gengibre é cheio de macro e micronutrientes, ácidos graxos e aminoácidos, dessa forma, é classificado como uma das especiarias mais saudáveis do mundo.

Há inúmeros bons motivos para incluir o gengibre em nossa alimentação diária. Este poderoso alimento não só traz um aroma e sabor distintos aos nossos pratos como também traz muitos benefícios para a saúde.

10-motivos-para-ter-gengibre-em-casa1

Os principais benefícios do gengibre para a saúde são: auxiliar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como o câncer de cólon-retal e úlceras no estômago.

O gengibre é uma raiz versátil que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas  à água, sucos, iogurtes, saladas e ensopados em geral.

Aqui estão 10 vantagens que você simplesmente precisa saber sobre o gengibre, veja só:

  1. Auxilia na digestão

Ao aumentar os fluidos digestivos e a saliva, o gengibre ajuda a melhorar a motilidade gástrica do estômago, que são os eventos motores importantes relacionados ao esvaziamento gástrico normal, permitindo-lhe auxiliar em diversos problemas digestivos.

10-motivos-para-ter-gengibre-em-casa

  1. Auxilia contra a inflamação

O gengibre contém propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar os sintomas de artrite, osteoartrite e reumatismo, além de atuar contra inflamações nas vias respiratórias.

  1. Diminui a náusea

O gengibre ajuda a acalmar o enjôo, tanto naqueles que apresentam náuseas matinais como também para quem sofre de náusea induzida por quimioterapia.

  1. Prevenir o câncer de cólon-retal

O gengibre também já demonstrou ser um alimento que ajuda na prevenção de câncer de cólon-retal, pois possui o 6-gingerol, uma substância que ajuda a inibir o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa área intestinal.

A cup of ginger tea with ingredients

  1. Fitoterapia para a doença de Alzheimer

Na medicina tradicional chinesa, ervas e especiarias que contêm altos níveis de fitoquímicos, como o gengibre, são usadas como prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.

  1. Anti-histamínico e descongestionante

O gengibre ajuda a aliviar os sintomas da gripe e ainda ajuda a diminuir dores de cabeça e de garganta. Combine-o com um pouco de limão em um chá bem quente e perceba a melhora da gripe!

  1. Auxilia na perda de peso

O gengibre pode ajudar a queimar gordura e manter a saciedade, o que significa que você se sente satisfeito por mais tempo após as refeições. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol que compõem o gengibre ajudam a ativar o metabolismo, a produção de calor e de suor, favorecendo a queima de gordura corporal.

Cup of ginger tea with lemon on wooden table

  1. Alivia o refluxo

O gengibre inibe o refluxo ácido, ajudando a acalmar os efeitos da azia melhor do que alguns medicamentos encontrados em farmácias e sem seus efeitos colaterais!

  1. Melhora a absorção de nutrientes

O gengibre ajuda a ativar as enzimas metabólicas do corpo que assimilam a absorção de nutrientes essenciais.

  1. Pode reduzir a flatulência

Devido à capacidade do gengibre de auxiliar na digestão, ele também alivia os sintomas da flatulência.

E então, o que achou? Esses foram apenas 10 motivos para você querer consumir mais gengibre em seu dia a dia.  Em pratos doces ou salgados, sempre há uma ótima maneira de adicionar saúde e sabor aos seus alimentos usando esta raiz!

Qual é a sua maneira favorita de incluir gengibre em sua dieta? Conte pra gente aqui nos comentários!

Abraços e até a próxima! 😉

Referência: http://www.foodmatters.com

2 comentários em “10 razões para você ter gengibre em casa”

  1. Tomo diariamente um (01) litro de chá com gengibre e maracujá, que é bom para os pulmões já que parei de fumar em 07/11/2016 , fazendo oito (08) meses.

    Responder
  2. Tomo diariamente um (01) litro de chá com gengibre e maracujá , que é bom para os pulmões, já que parei de fumar em 07/11/2016 , fazendo oito (08) meses que não fumo, fui fumante por quase cincoenta (50) anos, sou nascido em 07/04/1953 e estou com 64 anos.

    Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

26 de abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

No começo de 2016 o cantor e compositor Gilberto Gil foi levado para o hospital Sírio Libanês com sintomas de uma doença silenciosa, mas que quando chega pode levar à morte: trata-se da hipertensão arterial. Hoje ele melhorou os hábitos alimentares, diminuiu o ritmo de trabalho e a doença está controlada.

Estresse oxidativo: o que é e como ele pode afetar a sua saúde

Todos já sentiram ou conhecem os efeitos do estresse no corpo humano, desde cansaço, desequilíbrio emocional, ansiedade, agitação, dores de cabeça, dentre outros. As células presentes em nosso corpo também podem passar por este problema, mas neste caso usamos o termo “estresse oxidativo”, que é quando o corpo possui excesso de radicais livres em comparação à sua capacidade de neutralizar ou desintoxicar seus efeitos nocivos através da ação dos antioxidantes.

Como aliviar os sintomas do Lúpus

Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é a forma mais comum de lúpus. O lúpus é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imune do corpo ataca erroneamente órgãos e tecidos saudáveis. O lúpus pode afetar qualquer parte do corpo, causando inflamação e danos nas articulações, pele, rins, coração, pulmões, vasos sanguíneos e até mesmo o cérebro.