Homens x mulheres: por que a expectativa de vida delas é maior?

Na eterna “guerra dos sexos”, as mulheres estão levando vantagem. Pelo menos quando o assunto é longevidade. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgados em 2016, apontam que a expectativa de vida dos homens, no mundo, é de 69,1 anos, enquanto a das mulheres é de 73,8 anos. No Brasil, de acordo com o IBGE, as mulheres vivem, em média, quase sete anos a mais que os homens. Se você ainda não se convenceu, veja...
Share on facebook
Share on twitter

Na eterna “guerra dos sexos”, as mulheres estão levando vantagem. Pelo menos quando o assunto é longevidade. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgados em 2016, apontam que a expectativa de vida dos homens, no mundo, é de 69,1 anos, enquanto a das mulheres é de 73,8 anos. No Brasil, de acordo com o IBGE, as mulheres vivem, em média, quase sete anos a mais que os homens.

Se você ainda não se convenceu, veja o que o Grupo de Pesquisas em Geronotologia, de Los Angeles (EUA), descobriu: atualmente existem 43 pessoas no mundo com mais de 110 anos. Destes “super-centenários”, apenas um é do sexo masculino.

homensxmulheres-por-que-a-expectativa-de-vida-delas-e-maior1

Mas qual a razão para isso?

Antigamente acreditava-se que isso acontecia, pois, ao sair para trabalhar, o homem sofria mais desgaste do corpo e da mente: cumprimento de horários, alimentação inadequada, disputas no trabalho e discussões geravam um alto grau de estresse. Só que com a entrada da mulher no mercado de trabalho, elas ainda continuam vivendo mais, mesmo fazendo a chamada “tripla jornada” que é chegar em casa depois do expediente para cuidar dos filhos e da casa.  

Mas e então?

Pesquisadores acreditam que uma das explicações para a maior longevidade feminina, é que elas se cuidam mais: fazem visitas mais frequentes ao médico, se submetem a mais à exames e consultas de rotina.

Outra hipótese, mais científica, é a diferença entre os hormônios femininos e masculinos. O estrógeno e a progesterona, hormônios femininos, podem manter o sistema imunológico da mulher mais forte. Eles podem funcionar no corpo da mulher como um antioxidante, protegendo-o dos radicais livres e neutralizando as substâncias tóxicas que estressam as células.

Nos homens, a testosterona ter um efeito imunossupressor, o que significa que diminui o poder imunológico do organismo do homem. E mais: segundo pesquisadores da University College de Londres, este hormônio pode aumentar a produção de fluido seminal, mas, a longo prazo, pode promover o câncer de próstata e levar à hipertensão e aterosclerose.

Além disso, dados do SIM (Sistema de informação da Mortalidade), do Ministério da Saúde, os homens morrem mais por causas externas como a violência, como acidentes de trabalho e de trânsito.

homensxmulheres-por-que-a-expectativa-de-vida-delas-e-maior2

Mas independentemente do sexo, é preciso ficar de olho na saúde para viver mais e melhor com qualidade de vida. Homens e mulheres precisam se informar sobre os principais riscos à sua saúde e investir na prevenção de doenças e cuidar da segurança.

Campanhas para elas como o “Outubro Rosa” (para prevenção do câncer de mama) e para os homens, como o “Novembro Azul” (câncer de próstata), são ótimas iniciativas para que pessoas dos dois sexos se cuidem mais. Assim, na guerra dos sexos os dois saem ganhando!

E você? Já havia parado para pensar nisso? Então compartilhe com seus amigos para que eles também fiquem sabendo e possam se cuidar para viver mais e melhor. Compartilhar saúde é vital!

Referências
noticias.uol.com.br/ciência
vidadequalidade.org
www.uai.com.br

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

EPA: conheça um poderoso aliado contra inflamações

Quem nunca sofreu com uma inflamação? É possível que, ao longo da sua vida, você já tenha sentido uma simples vermelhidão ou inchaço na pele. Mas, para algumas pessoas, esse quadro pode desencadear doenças mais graves como artrite, asma e até hipertensão e doenças cardíacas. Mas o que fazer?

Aproveite o horário de verão para se exercitar!

O horário de verão está aí e com ele você pode aproveitar uma hora a mais de sol para praticar exercícios físicos e ativar a Vitamina D3 no seu organismo.

Além disso está comprovado que os raios solares têm uma relação direta com nosso humor, nos deixando mais animados e dispostos.

Uma das razões para isso é que a luz do sol estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, que são substâncias responsáveis por trazerem bom humor, energia e regular o ciclo do sono.

A importância da vitamina D3 para nosso sistema autoimune

Já ouviu falar sobre a importância da Vitamina D3 para a saúde?

A vitamina D3 traz uma série de benefícios para nosso corpo: pode ajudar ajuda a sintetizar o cálcio no corpo, diminui o risco de osteoporose e alguns tipos de câncer, ajuda a manter os níveis de pressão arterial mais baixos, entre outros.