O que é um óleo 100% natural e como é produzido

Share on facebook
Share on twitter

Sempre falamos dos benefícios dos óleos 100% naturais, que são aqueles prensados a frio e que, por isso, garantem a manutenção de todas as propriedades funcionais de suas matérias-primas (sementes e nozes em geral).

Por ser 100% natural, durante a fabricação desses óleos não há nenhuma adição de química ou solventes. Então, o processo de fabricação é praticamente artesanal e, por isso, muito mais demorado do que a técnica do refinamento de óleos.

Para saber mais sobre o processo de extração a frio, entrevistamos Rodolpho Ortenblad, diretor da Vital Âtman, uma indústria de óleos 100% naturais produzidos somente com a legítima técnica da prensagem a frio. Confira:

Rodolpho, qual é o primeiro passo da fabricação de óleos 100% naturais? Antes de serem prensadas, as matérias-primas passam por algum tipo de procedimento?

O primeiro passo é a certificação de que as sementes que serão prensadas apresentam bom rendimento para a extração. A Vital Âtman só trabalha com sementes de bom rendimento e com garantia de qualidade, já que o resultado final é o que mais importa na produção. Pedimos sempre 5 kg de cada semente para verificar, por meio de análises químicas em laboratório, o rendimento e a qualidade. Se passarem nesse primeiro teste, pedimos mais sementes que serão usadas na fabricação dos óleos.

E como é feita a prensagem?

As sementes certificadas passam pelas máquinas de extração a frio, que prensam morosamente a matéria-prima, extraindo o óleo e as tortas, que são uma espécie de bagaço do que sobra das sementes. É preciso 5 kg de sementes para produzir 1 litro de óleo. Por isso, a prensagem a frio é um processo moroso, lento, já que o óleo demora dias para ficar pronto. Porém, o resultado final é um produto que preserva todas as características naturais das matérias-primas.

Existe algum tipo de cuidado básico durante essa fabricação?

Uma atenção especial é dada à temperatura durante o processo de prensagem, pois a extração a frio não pode ultrapassar 60°C, preservando as propriedades naturais das sementes. Além disso, a Vital Âtman tem um cuidado especial e diário com suas máquinas: fazemos uma limpeza minuciosa, todos os dias, ao montar e desmontar as peças das máquinas, pois isso colabora para a qualidade e pureza de nossos produtos.

Confira fotos da extração a frio realizada pela Vital Âtman!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Oito benefícios incríveis do óleo de semente de abóbora (prensado a frio) para o corpo

As sementes de abóbora têm sido populares há muito tempo. No século 12 os nativos americanos já celebravam os benefícios dietéticos e medicinais dessas sementes.

Esta prática começou na cultura asteca e se espalhou para o resto da América nativa. Depois ela caiu no gosto dos europeus e tornaram-se parte integrante da dieta para muitas áreas da Europa Oriental e do Mediterrâneo.

Hoje as sementes de abóbora são tradicionais em alimentos e remédios na Índia e em outras áreas da Ásia.

Oito substâncias naturais antifúngicas que você precisa conhecer

Se você sofre com doenças causadas por fungos, sabe como elas são desagradáveis: frieiras, candidíase e manchas na pele são alguns dos sintomas causados por eles.

Até a década de 1940, havia poucos cremes antifúngicos disponíveis para o tratamento de infecções fúngicas.

A maior descoberta, ignorada na época, foi feita em 1970, enquanto se estudava a deficiência de biotina em animais e micróbios.