Alimentação e organização: tudo a ver!

Share on facebook
Share on twitter

Em sua opinião, boa alimentação é sinônimo de cortar radicalmente todas as gorduras e nunca mais comer um docinho? Então, está na hora de rever alguns conceitos!

Bons hábitos alimentares têm tudo a ver com organização. Por isso, um cardápio consciente e rico em nutrientes é aquele que mais faz bem ao nosso corpo. Mas você sabe qual é a melhor maneira para organizar sua alimentação? Fique atento às dicas e saiba que é possível ser saudável mesmo com a correria do dia a dia:

1)      Planeje-se: para manter uma dieta saudável, a palavra de ordem é “organização”. Segundo a nutricionista da Vital Âtman Larissa Marin, é importante ter o cardápio da semana sempre programado: “Quando planejamos as principais refeições da semana, fica mais fácil organizar os nutrientes que serão ingeridos, principalmente na correria do dia-a-dia, já que podemos pensar com calma no valor nutricional dos alimentos e fazer escolhas conscientes”, explica a especialista. Isso sem contar que essa organização alimentar pode oferecer uma economia de tempo e de dinheiro! Um benefício atrás do outro!

2)      Priorize o valor nutricional dos alimentos, não o valor calórico. Essa dica é importante porque nem sempre temos disponível o melhor alimento. Por isso, Larissa destaca: “É preciso sempre fazer escolhas conscientes com o que temos, priorizando o que o alimento tem de bom, já que nosso corpo precisa de vitaminas para se manter saudável”.

3)      “Prevenir é melhor do que remediar”. A nutricionista afirma que o melhor caminho para a saúde é manter hábitos alimentares saudáveis acompanhados de exercícios físicos. Seguindo esse princípio, é muito mais fácil alcançar uma melhor qualidade de vida, além de poder economizar com remédios e tratamentos de saúde.

4)      Coma de tudo um pouco. Uma dieta saudável prioriza alimentos saudáveis. Porém, isso não significa cortes radicais de alimentos. De acordo com a nutricionista, “todos os alimentos podem ser consumidos, desde que haja sempre moderação”. E, novamente, Larissa aconselha a escolha consciente: “Sempre que possível, é fundamental optar por alimentos menos nocivos. No caso dos doces, por exemplo, um chocolate com 85% de cacau é mais bem-vindo do que os tradicionais”. Outra dica da nutricionista é deixar os doces somente para o fim de semana. Viu só? Dá para comê-los de vez em quando! 😉

5)      Separe um tempo para as refeições. O tempo de nossas refeições é sagrado e deve ser respeitado. Por isso, quando for almoçar ou jantar, concentre-se no que está fazendo e esqueça os problemas. “Quando separamos um tempo para nossas refeições, temos a chance de mastigar melhor os alimentos e, assim, favorecer a digestão”, afirma a especialista. Isso sem contar que pausas como essas também podem fazer bem para nossa mente, pois ficamos menos ansiosos ao aproveitar o tempo com mais tranquilidade.

1 comentário em “Alimentação e organização: tudo a ver!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você sabia que existem alimentos anti-inflamatórios?

Sim, existem alimentos anti-inflamatórios!

Além de nutrir, os alimentos ajudam nosso organismo a funcionar bem melhor. E um dos principais benefícios deles é a ação anti-inflamatória.

Inflamações são causadas quando o corpo se defende infecções ou lesões. É possível que, ao longo da sua vida, você já tenha sentido uma simples vermelhidão ou inchaço na pele.

Mas, para algumas pessoas, esse quadro pode desencadear doenças mais graves como artrite, asma e até hipertensão e doenças cardíacas.

Uma das coisas que você pode fazer para melhorar esse quadro, é inserir na sua dieta alguns alimentos com propriedades anti-inflamatórias.

Além desse benefício eles vão melhorar o funcionamento do seu organismo. Veja quais são e como consumi-los:

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Estamos no mês da campanha “Novembro Azul”, que conscientiza os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Este tipo de câncer, que é o mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade.

A melhor forma de combater o câncer de próstata é a prevenção, com a realização de exames de toque retal e o de sangue, também conhecido como PSA. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.

Você sabia que praticar exercícios pode te ajudar a dormir melhor?

Você acorda cedo, trabalha o dia todo, chega em casa cansado e toma uma ducha. Depois da janta, assiste um pouco de TV e vai se deitar. Só que o sono não vem. Você toma um chá, vira pra lá, para cá, conta carneirinhos, mas nada.

Nessa hora, você pensa: “tenho que dormir para acordar cedo amanhã” e aí é que não dá para dormir mesmo. Mas o que fazer? A boa notícia é que existe um remédio natural, de fácil alcance e que ainda vai melhorar outros aspectos da sua vida: o exercício físico!