O que são alimentos bioativos?

O que são alimentos bioativos? Os alimentos bioativos tem como característica ativar a vida. O seu potencial nutricional é elevado, quantitativo e rápido e o energético é praticamente infinito, é de fácil digestão e assimilação.
Share on facebook
Share on twitter

O que são alimentos bioativos?

Os alimentos bioativos tem como característica ativar a vida. O seu potencial nutricional é elevado, quantitativo e rápido e o energético é praticamente infinito, é de fácil digestão e assimilação. 

A sua estrutura molecular mantém-se conservada e estruturada para permitir ao corpo  utilizar a energia sem muito desgaste. Eles são ricos em substâncias biologicamente ativas  como os minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, lipídeos, carboidratos complexos e antioxidantes.

Estes alimentos favorecem a saúde, contribuem para o funcionamento dos órgãos ao manter a vida ativa, mineralizada, energizada, vitalizada e viva. Ajudam na diminuição dos processos inflamatórios do organismo, dificulta a absorção de radicais livres pelas células e com isto reduz o risco de oxidação elevada e doenças. 

Os alimentos bioativos são encontrados nas frutas, legumes, ervas, hortaliças, sementes oleaginosas, nozes e castanhas e cereais integrais.

Deve ser a  base da alimentação humana com o mínimo de 50% de consumo diário no estado fresco e cru, porque o cozimento principalmente acima de 40 a 60 graus de temperatura interferem em suas funções biológicas ao degradar proteínas, vitaminas e enzimas. Sua riqueza em fibras e água estruturada (apresenta elétrons no exterior da molécula íntegros), permite depuração do intestino e excreta junto com as fezes toxinas, mucos e resíduos não absorvidos. 

Ao serem consumidos crus e vivos facilitam a absorção de sais minerais e propicia um corpo alcalinizado e mineralizado. Isto gera um metabolismo eletroquímico equilibrado e facilita a comunicação eficaz entre todas as células do organismo. 

Texto por Dr.Eduardo Silva
Neurocirurgião
CRM: 36865

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça sete benefícios do orégano para sua saúde

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios?

Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.