Atitudes simples para uma vida mais saudável

Se alguém te perguntar o que é preciso para ter uma vida saudável é bem provável que você responda: ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, ter lazer, fazer o que gosta, entre outras práticas. E você não está errado! Tudo isso faz parte sim, de uma vida com saúde, mas existem outras atitudes bem simples que podem melhorar ainda mais sua qualidade de vida.
Share on facebook
Share on twitter

Se alguém te perguntar o que é preciso para ter uma vida saudável é bem provável que você responda: ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, ter lazer, fazer o que gosta, entre outras práticas.

E você não está errado! Tudo isso faz parte sim, de uma vida com saúde, mas existem outras atitudes bem simples que podem melhorar ainda mais sua qualidade de vida.

1 – Passe mais tempo na natureza

atitudes-simples-para-uma-vida-mais-saudavel-1

Passar mais tempo em espaços verdes pode ajudar você a viver mais tempo. Um estudo do Departamento de Saúde Ambiental de Boston, Massachusetts, (EUA), descobriu que mulheres que viviam em áreas com muito espaço verde reduziram seu risco de morte em 12%.

Viver mais tempo também não foi o único benefício. Os pesquisadores observaram que gastar tempo em espaços verdes também aumenta o engajamento social, o que melhora os relacionamentos e nos deixa mais felizes. Se você mora em uma selva de concreto, ter uma visão do espaço verde pode melhorar seu humor, quer você dê um passeio ou não.

Outro estudo, do Departamento de Recursos Florestais da Universidade Nacional da Coréia do Sul, descobriu que trabalhadores de escritórios que desfrutavam de uma visão da floresta, tinham maior satisfação no trabalho e menos estresse do que aqueles sem visão de áreas verdes.

Saiba mais sobre os benefícios do contato com a natureza para a mente e o corpo

2 – Experimente o jejum ocasional

A ideia aqui é a seguinte:  quando o corpo não está ocupado digerindo alimentos ou tentando eliminar toxinas e, em vez disso, entra em um estado de jejum, “desliga” e deixa as células se regenerarem e criarem novas células-tronco.

Um estudo do Instituto da Longevidade e Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles, (EUA) relatou que o jejum periódico causou um impacto que durou até seis meses após o jejum. Eles descobriram que os biomarcadores para câncer, envelhecimento, diabetes e doenças cardiovasculares diminuíram após o jejum.

Felizmente, também há benefícios de jejuns intermitentes por curtos períodos de tempo. As mulheres também podem tentar um jejum modificado e intermitente para a versão feminina, para garantir que seus hormônios não saiam do controle.

3 – Pare de assistir tanta TV!

atitudes-simples-para-uma-vida-mais-saudavel

Ficar demais na frente da TV faz com que você fique sedentário. Um estudo publicado em “American Heart Association”, revelou que as pessoas que assistiram à TV por três ou mais horas por noite dobraram o risco de morte prematura quando comparadas às pessoas que assistiram uma hora ou menos de TV.

Se você sentir “compulsão” por ficar assistindo TV, provavelmente é hora de limitar a quantidade de horas em que você fica em frente ao aparelho. Se for impossível, tente se manter um movimento enquanto assiste. Você pode usar uma esteira ou bicicleta ergométrica enquanto vê a programação.

Outra dica: faça um pequeno “circuito” na sala para a realização de flexões, agachamentos e abdominais.

4 – Cerque-se de amigos e familiares

É verdade que às vezes amigos e familiares podem nos deixar malucos, mas também podem estar ajudando você a viver mais. Um estudo publicado no “Harvard Happiness Study” descobriu que relacionamentos e relações sociais fortes e significativas são as chaves para uma vida feliz.

Faz sentido, já que pessoas solitárias ou isoladas têm um risco maior de morte do que aquelas com uma forte rede social.

Se seus amigos moram longe, usar o Facebook ou outras redes sociais para ficar conectado pode ser uma boa ideia.

5 – Aprenda sempre!

atitudes-simples-para-uma-vida-mais-saudavel-2

Um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale (EUA), utilizou dados de mais de 3.600 pessoas e descobriu que os leitores de livros viviam, em média, quase dois anos a mais do que as pessoas que não tinham esse hábito. Aqueles que leem até 3,5 horas por semana tinham 17% menos probabilidade de morrer ao longo dos 12 anos que os participantes que foram rastreados; aqueles que leram mais foram 22% menos propensos a morrer.

6 – Seja voluntário de uma causa

O voluntariado pode sim contribuir para sua saúde! Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que as pessoas que se oferecem com motivações altruístas vivem mais do que as pessoas que não são voluntárias.

Curiosamente, as pessoas que se ofereceram para ajudar os outros, mas por razões egoístas como “isso me ajuda a se sentir bem” ou “ficará bem no meu currículo” não recebem os mesmos benefícios.

7 – Use menos seu smartphone

atitudes-simples-para-uma-vida-mais-saudavel-3

Em todos os lugares as pessoas não desgrudam dos seus smartphones. A tecnologia tem o seu lado bom, o problema é que quando há o excesso de uso. Isso gera um impacto negativo em nossos relacionamentos e uma insatisfação geral com a vida. Perdemos muito tempo com informações vazias; esse tempo poderia ser preenchido com atividades mais saudáveis.

Que tal se esforçar para dar um tempo sem checar as mensagens e redes sociais? Tente começar com alguns minutos por dia até conseguir usar seu smartphone somente quando necessário.

Gostou desse conteúdo? Então repasse-o para seus amigos para que eles possam ter mais qualidade de vida, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências:
ehp.niehs.nih.gov
tandfonline.com
cell.com
newsroom.heart.org
edition.cnn.com
sciencedirect.com
draxe.com

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Por que o Ômega 3 é tão importante para gestantes e bebês?

A descoberta da gravidez é um dos momentos mais lindos da vida de uma mulher. É também o momento em que ela começa a se preocupar mais com a saúde pois os cuidados, nessa fase, devem ser redobrados. E entre estes cuidados está a alimentação. Você sabia, por exemplo, que o ômega 3 pode trazer vários benefícios não só para você (gestante) como também para o seu bebê? Neste artigo você vai saber onde esta substância pode ser encontrada, como ela pode ajudar na sua saúde (e do bebê) e qual a quantidade diária indicada para seu consumo.