Como prevenir o câncer de próstata?

Share on facebook
Share on twitter

O câncer de próstata é um dos que mais matam homens no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (o primeiro é o de pele não-melanoma), sendo o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Por isso, prevenir o câncer de próstata é fundamental e campanhas de conscientização, como o “Movember” (conhecida no Brasil como “Novembro Azul”), são tão estimuladas em todo o mundo.

Essa conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata é importante, pois uma das principais armas contra a doença está em seu diagnóstico precoce. Para isso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizadas duas estratégias básicas de investigação: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada a quem não possui nenhum sintoma (rastreamento).

 

Entre os principais exames de rotina, tanto para diagnosticar precocemente o câncer de próstata, quanto para rastreá-lo, é o de toque retal, que não dura mais do que 15 segundos, é simples, praticamente indolor e recomendado para homens com 40 anos ou mais.

Prevenindo o câncer de próstata

A prática de alguns hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir o câncer de próstata. De acordo com o INCA, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura de origem animal pode colaborar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Outras práticas saudáveis também são recomendadas, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

 

2 comentários em “Como prevenir o câncer de próstata?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O que é prensagem a frio?

Fonte: www.vitalatman.com.br Você sabe o que significa dizer que um óleo é extraído por legítima prensagem a frio? Sabe quais as principais diferenças entre esse método