Consciência na hora de se exercitar

Share on facebook
Share on twitter

Corpo saudável e mente sã

Você conhece alguma dieta absurda? Do limão, da primavera, da sopa, do tipo sanguíneo… A lista de dietas mirabolantes aumenta a cada dia, assim como cresce o número de pessoas dentro das academias, buscando um corpo perfeito. Porém, mesmo com tantas opções para emagrecer, o que realmente se vê nas ruas é o aumento do índice de obesidade. Por que isso tem acontecido?

Segundo a fisioterapeuta Stella Barauna, uma das respostas está na ausência de uma alimentação equilibrada e da forma correta de se praticar exercícios físicos: “Querem emagrecer a todo custo, só pensam nisso e acabam se esquecendo da saúde, do equilíbrio e da conscientização corporal”. Para ela, o segredo da redução de medidas está “em uma alimentação saudável, equilibrada e aliada a exercícios físicos feitos de maneira totalmente consciente”.

Stella explica que é preciso prestar atenção no próprio corpo para perceber o que ele precisa. “É comum vermos muitas pessoas distraídas com seus fones de ouvido enquanto fazem caminhada. O exercício de caminhar é maravilhoso, porém, nesse momento, é preciso voltar a atenção para si, para a maneira de caminhar e de respirar, valorizando o movimento”, afirma. Por isso, a fisioterapeuta cita o pilates, que, apesar de não ser um exercício voltado à perda de peso, é excelente para a conscientização corporal, já que, nele, a atenção é sempre voltada à respiração adequada, à boa postura, ao fortalecimento muscular, à coordenação motora e, principalmente, à conscientização corporal: “Tenho alunos que praticam pilates como uma forma de terapia, pois sabem que esse é o momento de parar tudo e pensar em si, no alongamento do corpo e na respiração. Os resultados não podem ser melhores: além de corpo e mente saudáveis, esses alunos também melhoram sua qualidade de vida”.

1 comentário em “Consciência na hora de se exercitar”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você está exercitando seu cérebro?

Você pratica alguma atividade física para o corpo? Ótimo! Mas e para o cérebro? Sua massa cinzenta também precisa de exercícios para se manter “em forma”.

Algumas atividades como jogar xadrez, aprender um instrumento musical ou até mesmo mudar a alimentação podem fazer com que sua mente se mantenha saudável e ativa! Os cientistas chamam isso de neuroplasticidade, que é uma mudança na “fiação cerebral” (nas sinapses ou conexões neuronais), que dão suporte à habilidade que está sendo praticada. Além disso, exercícios intelectuais podem ajudar a recuperar habilidades perdidas por causa de doenças, lesões ou envelhecimento.

Qual a diferença entre os ômegas 3 disponíveis no mercado?

A maioria das pessoas já ouviu falar no ômega 3, porém este assunto ainda causa dúvidas em muita gente. As fontes desse tipo de gordura benéfica ainda não são conhecidas por todos, além disso, existem algumas diferenças entre os ácidos graxos ômega 3 de acordo com a sua origem e o seu tipo.