Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
½ maço de rúcula
½ maço de alface americana
1 cenoura ralada
1 manga cortada em cubinhos (cortar uma fatia como enfeite)
3 colheres (sopa) de semente de girassol
12 unidades de azeitonas pretas
Preparo:
– Lavar as folhas de rúcula e alface e colocá-las de molho em solução clorada por cerca de 15 minutos. Enxaguar com água filtrada e escorrer bem. Se preferir, secar as folhas na centrífuga de salada ou secar no papel toalha.
– Em uma travessa, colocar as folhas alternando as cores. Acrescentar a cenoura ralada, os cubinhos de manga e as azeitonas pretas. Por último, polvilhar as sementes de girassol e servir a salada imediatamente, acompanhada do molho à parte.
– Para o enfeite, cortar uma fatia de manga e fazer cortes paralelos e transversais. Por último, virar a fatia de manga, deixando os gominhos aparecerem.
Molho:
1 colher (sopa) de suco de limão (ou vinagre de maçã)
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de óleo de pepitas de girassol prensado a frio
Preparo do molho:
– Dissolver o sal no suco de limão e incorporar o óleo de pepitas de girassol prensado a frio.
Dicas: As sementes de girassol são ricas em gorduras monoinsaturadas e em magnésio, sendo excelentes no auxílio da prevenção de doenças cardiovasculares. O magnésio é de fundamental importância para manter o estresse bem longe da sua vida! Ele ajuda a proporcionar o relaxamento celular, a redução da pressão arterial e a absorção do cálcio.
Essa combinação é perfeita, pois o magnésio auxilia o triptofano a ser converter em serotonina, o hormônio responsável pelo relaxamento e bem estar!
Já a manga também é rica em vitaminas A, vitaminas do complexo B e C e também em fósforo, cálcio e fibras.
Substituições: você pode substituir o óleo de semente de abóbora pelo óleo de gergelim prensado a frio, lembrando-se de trocar as sementes também.