Maneiras de melhorar a saúde do seu cérebro

O que é bom para o seu corpo é bom para o cérebro. Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes, com pouca ingestão de açúcar, gordura saturada e álcool, assim como praticar exercícios e dormir cerca de oito horas por noite são bons hábitos para uma saúde excelente...
Share on facebook
Share on twitter

O que é bom para o seu corpo é bom para o cérebro. Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes, com pouca ingestão de açúcar, gordura saturada e álcool, assim como praticar exercícios e dormir cerca de oito horas por noite são bons hábitos para uma saúde excelente. Mas outras evidências vem surgindo! Uma série de outras atividades podem ajudar a manter nosso cérebro jovem, mesmo à medida que avançamos na idade cronológica.

Podem parecer afazeres normais do dia-a-dia, mas são eficientes e surpreendentes truques antienvelhecimento!

1 – Praticar aulas de dança

Idosos que dançam de três a quatro vezes por semana – especialmente aqueles que praticam dança de salão – tem um risco 75% menor de demência em comparação com pessoas que não dançam, apontou um estudo de 2003 do New England Journal of Medicine. Por quê? “A dança é uma atividade complexa”, diz o autor do estudo Dr. Joe Verghese, diretor de geriatria do Montefiore Medical Center, em Nova Iorque. “É uma atividade aeróbia por isso melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que mostrou melhorar suas conexões. Também proporciona desafios mentais.”

2- Tocar um instrumento

Pode ser saxofone, piano ou um violão. Estudos mostraram que ter o hábito de tocar um instrumento melhora a memória em longo prazo e que até mesmo o ato de ouvir música pode ajudar a aumentar a sua capacidade intelectual. Um estudo da Universidade de Medicina de Stanford descobriu que ouvir música barroca – como Vivaldi e Bach – leva a mudanças no cérebro que ajudam a aumentar a atenção e armazenar eventos na memória.

3 – Aprender uma língua estrangeira

Ser bilíngue pode ajudar a retardar o aparecimento da demência. Os indivíduos que falavam duas línguas desenvolveram demência em média de quatro anos e meio mais tarde do que as pessoas que só falavam uma língua – apontou um estudo publicado na revista Neurology em 2013. Outra pesquisa mostrou que as pessoas que falam mais de uma língua são mais atentas e capazes de realizar multitarefas. Especialistas dizem que quanto mais cedo você aprender um novo idioma é melhor, mas que nunca é tarde demais e cada pequeno aprendizado é de grande valia.

4 – Jogar xadrez

Jogar xadrez, bingo, damas e jogos de cartas pode ajudar a manter o cérebro em forma. Um estudo francês feito em 2013 descobriu um risco 15% menor de demência entre as pessoas que jogaram jogos de tabuleiro contra aquelas que não o fizeram.

5 – Fazer trabalhos manuais

Atividades que colocam suas mãos para trabalhar como tricô, crochê e jardinagem, são comprovadamente apaziguadores do stress e eles também podem manter o cérebro jovem.

Quanto mais praticar, melhor será a sua função cognitiva.

6 – Encontre o seu propósito

As pessoas que sentem ter encontrado seu propósito na vida têm menores taxas de depressão e tendem a viver mais tempo. Esta perspectiva positiva também beneficia o cérebro!

Quer se trate de atividade física ou atividade mental, é preciso continuar a testar os seus limites a fim de colher os benefícios. Não fique satisfeito com o resultado do jogo de palavras cruzadas de segunda-feira. Continue indo além, até você dominar o teste de sábado também. Faça o mesmo com a caminhada: continue sempre percorrendo distâncias maiores!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Benefícios das algas que vão te surpreender

As algas são uma das formas de vida mais primitivas encontradas na Terra e foram consumidas como alimento e remédio durante séculos.

O consumo humano da alga verde-azulada chamada spirulina (alga de água doce), começou com a civilização asteca no século 14, e esta é a variedade comestível mais comumente usada em suplementos.

Os benefícios das algas são tantos que comumente são chamadas de superalimentos: elas têm altas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas.

Já pensou em ser doador de sangue?

Alguma vez você já doou sangue? Já é doador de sangue ou pelo menos pensou no assunto? É um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre isso, pois todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo comemoram o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.

Seis benefícios da música para a saúde

Quem é que não gosta de música? Ela tem o poder de alegrar uma festa, marcar momentos especiais, lembrar de pessoas e acontecimentos importantes e pode até ser usada para relaxar ou apenas se divertir.

Mas porque gostamos tanto de batidas ritmadas e melodias? Acredita-se que a música tenha sido usada desde praticamente o começo dos tempos para ajudar os humanos a lidarem com sentimentos difíceis e se conectarem melhor uns com os outros.

Devido à sua influência forte e imediata sobre as nossas emoções, juntamente com a sua capacidade de aumentar naturalmente os neurotransmissores (incluindo as endorfinas) a música está sendo usada para programas de bem-estar em todo o mundo.