O impacto da arte na saúde

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: mdemulher.abril.com.br

O Conselho de Artes da Inglaterra lançou faz pouco tempo um documento enumerando as vantagens de incentivar atividades culturais para a sociedade como um todo. E um capítulo que recebeu muito destaque é justamente o voltado ao bem-estar. Segundo o artigo, pessoas que comparecem a pelo menos um evento artístico por ano têm uma chance quase 60% maior de afirmar que são saudáveis em comparação com quem não frequenta museus, teatros, concertos… “O simples ato de vislumbrar quadros já diminui a produção de substâncias estressoras, que podem contribuir para uma série de complicações”, explica Ricardo Monezi, psicobiólogo da Universidade Federal de São Paulo. “E se, além de observar pinturas, você desenhar, provavelmente esses efeitos serão ainda mais intensos”, afirma.

6 benefícios de se aproximar das artes

1. Educação
Aulas de música, fotografia e afins facilitam o aprendizado de matemática e outras disciplinas.

2. Civilidade
Jovens que participam com frequência de práticas culturais são duas vezes mais propensos a realizar trabalhos voluntários.

3. Saúde emocional
dança seria capaz de aliviar sintomas de depressão e ansiedade e o sentimento de solidão. Além disso, os ritmos musicais estimulam a criatividade e a integração social.

4. Foco
Cantar em um coral estimula, entre outras coisas, habilidades cognitivas como a concentração e a memória.

5. Perda de peso
Participar de aulas de dança regularmente é uma ótima maneira de eliminar os quilos extras.

6. Condicionamento físico
Quem mexe o esqueleto ao som de uma música também aumenta a flexibilidade, a força e o equilíbrio.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Pimenta: sabor e saúde

Pimenta: sabor e saúde em um único alimento!

Quem é não gosta de um temperinho a mais em suas principais refeições?

Pois se você aprecia uma boa comida, certamente já provou aqueles tipos de pimenta mais usados no Brasil, como a pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e pimenta malagueta.

Ômega 3: o que é, como usar e quais os benefícios?

O ômega 3 é um dos nutrientes mais estudados de todos os tempos, com cerca de 30.000 publicações científicas que comprovam uma série de benefícios de saúde diferentes relacionados a esse tipo de gordura.

Ele representa uma família de ácidos graxos essenciais que não podem ser fabricados no nosso organismo, sendo que eles se dividem em três tipos: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA).

O ômega 3 é fundamental para a formação das membranas celulares e do equilíbrio das funções orgânicas. Ele interfere na atividade das enzimas ligadas às membranas, sendo fundamental para a ação das aminas sobre seus receptores.