Óleo de amêndoas, sua pele mais saudável

Share on facebook
Share on twitter

Com óleo de amêndoas prensado a frio, sua pele pode ser muito mais bonita e saudável, de dentro para fora. Isso porque o óleo de amêndoas é rico em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, proteínas, potássio e zinco, além de uma série de outros minerais e vitaminas – o que explica por que é tão bom para o nosso coração, pele e cabelo.

A prensagem a frio – um diferencial da Vital Âtman – é um fator muito importante quando falamos de óleos vegetais, pois é a única forma de extração que preserva a bioatividade dos ácidos graxos presentes na matéria prima.

Sua pele mais saudável

A partir dos benefícios dos componentes presentes nas amêndoas, o seu óleo pode ser empregado para melhorar a saúde da pele, e promover proteção contra agentes inflamatórios e oxidativos, que promovem danos e aumentam o risco de envelhecimento precoce.

Estudos mostram que o tratamento com ácidos graxos da série ômega 9 foi capaz de elevar, de forma significativa, as concentrações de  microRNA  de  colágeno  tipo  III  e  Metaproteinases  9  (MMP9),  importantes componentes que permitem a integridade e elasticidade da pele.

Além do interessante perfil lipídico, as amêndoas são ricas em alfa tocoferol, importante vitamina antioxidante, que atua na redução da peroxidação lipídica das estruturas celulares cutâneas e como agente fotoprotetor.

As amêndoas também apresentam esqualeno – uma estrutura lipídica – em sua composição nutricional. Estudos clínicos sugerem que a ingestão de fontes de esqualeno pode resultar em efeito antiaging, por promover fotoproteção e preservação do DNA, e aumentar a produção de pró-colágeno tipo I.  Assim, esta ingestão é associada a menor incidência de problemas dérmicos diversos, como o câncer de pele.

Cabelos mais saudáveis

Dermatologistas muitas vezes se apontam a deficiência de magnésio no corpo como sendo a principal razão para a queda de cabelo. O óleo de amêndoas contém alta quantidade de magnésio, que ajuda na prevenção de perda e promove o crescimento e fortalecimento do cabelo.

De acordo com os dermatologistas,  a amêndoa contém nutrientes excelentes para os cabelos, como os ácidos graxos mono e poli-insaturados, assim como a vitamina A, D, B1, B2 e B6, que são essenciais para tornar os cabelos saudáveis e bonitos. Além disso, a combinação de ácidos graxos e gorduras na amêndoa suaviza, fortalece e nutre os cabelos e ainda ajuda a promover o crescimento e reduzir a queda.

Mantém os níveis de colesterol

O óleo de amêndoas tem um alto teor de potássio e baixo teor de sódio, que ajuda na regulação da pressão arterial e mantém os níveis de colesterol equilibrados, isto impede o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O óleo de amêndoas também é rico em ácido fólico e proteínas que são benéficas para a saúde cardíaca. Sabe-se que a ingestão de amêndoas como parte de nossa dieta regular também pode diminuir e regular os níveis elevados de colesterol.

Ajuda no fortalecimento dos ossos

As amêndoas são uma boa fonte de micro nutrientes, como cálcio, que é um nutriente essencial necessário para fortalecer os ossos do nosso corpo. O óleo de amêndoas também fornece outros nutrientes que ajudam a melhorar a densidade mineral óssea que por sua vez ajuda no fortalecimento do sistema esquelético.

Massagens com óleo de amêndoas em bebês é conhecido por ajudar no fortalecimento dos músculos, aumento da circulação do sangue, fortalecimento dos ossos e melhora no desenvolvimento.

Além disso, óleo de amêndoas é usado na aromaterapia que ajuda no alívio de estresse, relaxamento dos músculos tensos, ajuda também a aliviar a depressão e fadiga.

Fortalece a memória cerebral

De acordo com a medicina ayurvédica, comer uma amêndoa embebida em água pela manhã, em jejum, aumenta o poder de memória. Segundo os cientistas, as amêndoas contêm riboflavina e L-carnitina, nutrientes que ajudam a melhorar a função cerebral e fortalecer a memória. Amêndoas também contém fenilalanina,  um componente químico que ajuda no fortalecimento do sistema nervoso.

As amêndoas têm a capacidade de aumentar o HDL, que por sua vez tem capacidade para transportar lipídios que o cérebro necessita para manter os neurônios saudáveis.

Ajuda a reduzir diabetes

De acordo com pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, o óleo de amêndoas tem capacidade de reduzir o acumulo de açúcar no sangue, que frequentemente ocorre após as refeições. O óleo de amêndoas tem o potencial de controlar a insulina e açúcar, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e por sua vez ajuda na redução de diabetes.

Ajuda na redução do câncer

Os pesquisadores descobriram que, quando consumidas, as amêndoas podem ajudar na redução de câncer, como câncer de cólon, reforçando o mecanismo de limpeza no sistema digestivo. Os pesquisadores descobriram que as amêndoas são uma boa fonte de melatonina que ajuda também a proteger contra o câncer de mama.

As funções do óleo de amêndoas no organismo são diversas; mas, a importância no equilíbrio da inflamação tem também um destaque, sendo uma das mais relatadas pelos estudos científicos. Por meio desta função, o ácido oleico promove a redução de fatores inflamatórios, por reduzir a adesão de moléculas e células imunológicas (como monócitos) que geram estímulos inflamatórios – que em excesso podem prejudicar as funções celulares.

E ainda, além destes benefícios citados acima, o óleo de amêndoa tem muitos outros benefícios como tratamento de estrias; é rico em antioxidantes que ajudam no crescimento das unhas; ele age como um bálsamo labial natural; pode ajudar a se livrar das pontas duplas dos cabelos; ajuda no crescimento dos cílios; controla cabelos crespos e muitos mais!

Sabendo de todos estes benefícios, não deixe de incluir esse poderoso e delicioso óleo no seu dia a dia, sempre atentando à procedência e concentração de óleo de amêndoas, pois existem vários óleos sendo vendidos como óleo de amêndoas e contendo menos de 5% de óleo de amêndoas de fato, ou seja, nada puros!


Quer saber mais sobre como utilizar os óleos naturais a seu favor? Continue nos acompanhando, em breve mais novidades!

6 comentários em “Óleo de amêndoas, sua pele mais saudável”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Vitamina D, alimentação e sol

Sempre escutamos profissionais da saúde como o Dr. Lair Ribeiro, alertando sobre a importância da Vitamina D para a saúde e bom funcionamento do nosso organismo, não é mesmo?

A vitamina D, também conhecida como vitamina do sol, A Vitamina D é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. As duas principais formas são a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol). No fígado, a vitamina D3 é transformada em 25 hidroxi-vitaminaD.

Ômega 3: conheça os benefícios e malefícios

Dizem que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Isso vale para tudo, inclusive para suplementos de ômega 3.

Se usados corretamente, eles trazem inúmeros benefícios para a saúde, por outro lado, se consumidos em excesso podem trazer algumas complicações.

Óleo de peixe – mitos e verdades

O óleo de peixe é uma excelente fonte de ômega 3, um tipo de lipídio conhecido como um “nutriente essencial”. Em termos nutricionais, isso quer dizer que o ômega 3, apesar de ser fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, não é produzido pelo corpo humano e, por isso, precisa estar presente em uma dieta equilibrada e ser consumido com regularidade.