Própolis verde – por um inverno livre de resfriados

Share on facebook
Share on twitter

O uso medicinal da própolis tem uma longa história que data de 350 a.C. Os gregos usavam a própolis para tratar abscessos; os assírios usavam para curar feridas e tumores e egípcios usavam para a mumificação. Na Europa, a própolis era usada para aliviar a inflamação e febre, e na Segunda Guerra Mundial foi usada para tratar as feridas sofridas na batalha. A própolis ainda tem muitos usos medicinais hoje e a cada dia vem mostrando sua eficácia como potencializador da imunidade, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral, antioxidante, e antitumoral.

própolis é utilizada para aftas e infecções causadas por bactérias e por vírus, por fungos e por organismos unicelulares chamados de protozoários. A própolis também é usada para o câncer de nariz e garganta; para estimular o sistema imunológico; e como coadjuvante no tratamento de problemas gastrointestinais, incluindo a infecção por Helicobacter pylori, na doença de úlcera péptica.

No inverno, com tanta instabilidade climática – ora sol, ora vento gelado, ora chuva – nossa imunidade acaba sofrendo uma queda e dá espaço à proliferação de bactérias existentes em nosso organismo, que fica suscetível a gripes, resfriados e inflamações causadas por essas bactérias. Outro fato que não nos atentamos, é que no frio tendemos a ficar mais juntinhos, com as janelas dos ambientes fechadas, o que favorece também a proliferação de bactérias e a transmissão de vírus.

A própolis verde rica em Artepillin C, aliada a uma alimentação balanceada e noites bem dormidas, pode auxiliar no fortalecimento da imunidade e combate de possíveis gripes e inflamações.

Artepillin C

Você sabia que o Artepillin C isolado a partir da própolis verde brasileira, possui várias atividades, tais como antimicrobiana, indutora de apoptose, imunomoduladora, antioxidante, anti-inflamatória e, mais importante, as propriedades antitumorais?  Com base na literatura científica, polifenóis e “ácidos”  encontrados naturalmente na própolis verde, estão sendo estudados para ajudar a reduzir o risco de várias doenças que ameaçam a vida.

Os japoneses descobriram – e patentearam – o efeito anticancerígeno da própolis verde, cuja principal substância responsável por este efeito é Artepillin C.

“Uma das atividades biológicas que este composto apresenta é a indução da morte das células cancerígenas sem afetar as células normais”, afirma o químico alemão Andreas Gausch.

A própolis verde aliada a uma vida leve e feliz, não há inverno que chegue perto de sua imunidade!

2 comentários em “Própolis verde – por um inverno livre de resfriados”

    • Oi Daniela, tudo bem?

      Seguem algumas referências:

      BANSKOTA, A.H.; TESUKA, Y.; KADOTA. S. Recent progress in pharmacological research of propolis. Phytotherapy Research, v.15, p.561-571, 2001.

      GALATI, G.; TENG, S.; MORIDANI, M.Y.; CHAN, T.S.; O´BRIEN, P.J. Cancer chemoprevention and apoptosis echanisms induced by dietary polyphenolics. Drug Metabolism and Drug Interactions, v.17, p.311-349, 2000.

      FISHER, G. et al. Imunomodulação pela Própolis. Artigo de Revisão. Arq. Inst. Biol. v.75, n.2, p.247-253, São Paulo, abr./jun., 2008.

      BANSKOTA, A.H.; TESUKA, Y.; KADOTA. S. Recent progress in pharmacological research of propolis. Phytotherapy Research, v.15, p.561-571, 2001.

      GALATI, G.; TENG, S.; MORIDANI, M.Y.; CHAN, T.S.; O´BRIEN, P.J. Cancer chemoprevention and apoptosis mechanisms induced by dietary polyphenolics. Drug Metabolism and Drug Interactions, v.17, p.311-349, 2000.

      Um abraço 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Tudo o que você precisa saber sobre a Vitamina D

Você costuma tomar sol? Em um país ensolarado e quente como o nosso, estamos constantemente expostos aos raios solares.

A grande vantagem disso é que nosso corpo consegue converter os raios do sol em vitamina D. Mas como isso acontece? Por quanto tempo devo me expor ao sol? Existem outras formas de obter esse nutriente?

Ômega 3 emagrece?

Dietas, exercícios, tratamentos corporais… Na hora de emagrecer nenhum recurso pode ser desprezado. Isso porque perder peso pode ser um desafio para muita gente.

Restringir o consumo de bolos, doces, salgados e ainda fazer uma atividade física não é fácil. É preciso mudar a rotina e sair da zona de conforto.

A boa notícia é que existe uma substância natural que pode ajudar nessa tarefa difícil! Trata-se do ômega 3, que é um ácido graxo que se divide em três tipos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA)…

Acidez x Alcalinidade – você sabe como equilibrar a sua alimentação?

Você acha que o limão irá tornar o seu corpo mais ácido? Está enganado! Surpreenda-se com os alimentos que podem te ajudar a ter uma dieta alcalina.

Você se lembra de quando estudou sobre acidez e alcalinidade na escola? Então você deve saber que o fator que mede se um elemento ou composto é ácido ou básico (alcalino) é o pH. O pH vai de 0,0 (mais ácido) até 14,0 (mais alcalino), sendo que o pH 7,0 é neutro.