Saiba como a vitamina D3 e o cálcio trabalham juntos pela sua saúde

A vitamina D3 e o cálcio trazem inúmeros benefícios à saúde como fortalecimento dos ossos, controle de peso, melhora das funções cardíacas entre outros.
Share on facebook
Share on twitter

A vitamina D3 e o cálcio são dois nutrientes essenciais que trazem inúmeros benefícios à saúde como fortalecimento dos ossos, controle de peso, melhora das funções cardíacas entre outros. Mas o que pouca gente sabe é que para isso eles trabalham em conjunto no organismo!

Mas como a vitamina D3 afeta os níveis de cálcio? Qual a quantidade de cálcio e vitamina D3 necessárias por dia? É possível ingerir apenas a vitamina D3 sem cálcio? Agora você vai saber a resposta para esta e outras perguntas.

VEJA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D3 PARA O SISTEMA IMUNE

 

Como a vitamina D3 e o cálcio trabalham juntos?

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-3

O cálcio e a vitamina D3 são dois micronutrientes importantes que trabalham juntos no corpo para melhorar a saúde. A complexa relação entre eles é crucial quando se trata do metabolismo ósseo, pois ambos são essenciais para manter a força do esqueleto.

O cálcio serve como o principal componente estrutural dos ossos, e estima-se que 99% dele é armazenado apenas nos ossos. A falta de cálcio pode causar efeitos colaterais graves, incluindo perda óssea e osteopenia, uma condição caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos do corpo.

No entanto, obter a quantidade suficiente de cálcio por meio da dieta nem sempre é suficiente para proteger o organismo contra a perda óssea.

Baixos níveis de vitamina D3 e altos níveis de cálcio também podem levar à osteopenia e à osteoporose. Isso ocorre porque a vitamina D3 facilita a absorção de cálcio, permitindo que o corpo absorva melhor este micronutriente.

Então o que fazer?

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-1

Você pode tomar bons suplementos com cálcio e Vitamina D3 na formulação. É bem mais prático e seguro que, por exemplo, obter o cálcio através da dieta que inclui chia, gergelim, brócolis, soja, grão de bico, leite, queijo entre outros.

VEJA TAMBÉM: OS PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE CONTÊM VITAMINA D3

Isso porque é preciso uma quantidade muito grande destes alimentos por dia para suprir as necessidades diárias do organismo desta substância.

Já a Vitamina D3 é produzida pelo corpo através da exposição solar, mas também pode ser suplementada. Lembre-se apenas de tomar sol antes das 10h e depois das 15h para evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele!

Conheça agora os benefícios da vitamina D3 e do cálcio

1 – Ajudam a fortalecer os ossos

A melhoria da saúde óssea é um dos maiores benefícios do cálcio e da vitamina D3 para o organismo. A perda óssea é um dos sintomas típicos de deficiência desses micronutrientes. Isso pode causar problemas como osteoporose, que deixa os ossos fracos e quebradiços aumentando o risco de fraturas. De acordo com um estudo da “University College Cork” na Irlanda, o cálcio é necessário para melhorar a saúde e a estrutura dos ossos, enquanto a vitamina D3 ajuda a aumentar a absorção deste.

2 – Podem contribuir para uma gravidez saudável

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-4

A vitamina D3 e o cálcio são essenciais para garantir uma gravidez saudável e promover o crescimento e desenvolvimento fetal. Um estudo da Universidade da Carolina do Sul (EUA), descobriu que tomar 4.000 unidades internacionais de vitamina D3 por dia era seguro e eficaz para mulheres grávidas, observando que uma deficiência poderia causar problemas sérios, como convulsões neonatais e efeitos adversos na gravidez. Da mesma forma, outro estudo, da Universidade de Aga Khan, no Paquistão, relatou que a suplementação de cálcio durante a gravidez pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia em 52% e também pode estar ligada a um menor risco de nascimento prematuro, além de um maior peso ao nascer.

3 – Podem contribuir para o controle do peso

Estudos mostram que ingerir pouco cálcio ou ter níveis mais baixos de vitamina D3 no sangue pode estar relacionado a um peso corporal mais alto. Um estudo publicado no “Nutrition Journal” constatou que ingerir cálcio e vitamina D3 juntos por 12 semanas levou a reduções significativas de gordura corporal em comparação com um placebo.

4 – Podem ser coadjuvante no tratamento contra o câncer

Pesquisas promissoras mostram que tanto o cálcio quanto a vitamina D3 podem ter um grande impacto no  tratamento do câncer. Por exemplo, um grande estudo publicado no “American Journal of Public Health” descobriu que a obtenção de quantidades adequadas de vitamina D3 pode estar associada a um menor risco de câncer de cólon, mama, próstata e ovário. Outros estudos mostram que consumir mais cálcio também pode estar associado a um menor risco de câncer colorretal e de mama.

5 – Podem contribuir para a saúde do coração

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-1

Estudos da Universidade do Alabama (EUA) sugerem que tomar um suplemento de vitamina D3 e cálcio pode ser uma boa maneira de ajudar a manter o coração saudável e forte. Baixos níveis de vitamina D3 têm sido associados a um risco aumentado de doença cardíaca, pressão alta e insuficiência cardíaca. Além disso, foi demonstrado que o cálcio reduz a pressão arterial diastólica, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Agora que você já sabe dos benefícios do cálcio e da Vitamina D3 para seu organismo, que tal começar a inseri-los na sua dieta?

Os suplementos são uma forma segura e prática para a obtenção destes micronutrientes!

Se você gostou deste conteúdo repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências
ncbi.nlm.nih.gov
draxe.com 
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3
Hollis, B. W., Johnson, D., Hulsey, T. C., Ebeling, M., & Wagner, C. L. (2011). Vitamin D supplementationduringpregnancy: Double-blind, randomizedclinicaltrialofsafetyandeffectiveness. JournalofBoneand Mineral Research, 26(10), 2341–2357.
Imdad, A., &Bhutta, Z. A. (2012). EffectsofCalciumSupplementationDuringPregnancyon Maternal, Fetal andBirthOutcomes. Paediatricand Perinatal Epidemiology, 26,
Zhu, W., Cai, D., Wang, Y., Lin, N., Hu, Q., Qi, Y., … Amarasekara, S. (2013). Calcium plus vitamin D3 supplementationfacilitated Fat loss in overweightandobesecollegestudentswithvery-lowcalciumconsumption: a randomizedcontrolledtrial. NutritionJournal, 12(1).
 Garland, C. F., Garland, F. C., Gorham, E. D., Lipkin, M., Newmark, H., Mohr, S. B., &Holick, M. F. (2006). The Role ofVitamin D in CancerPrevention. American JournalofPublic Health, 96(2), 252–261.
 CHO, E., Smith-Warner, S. A., Spiegelman, D., Beeson, W. L., van den Brandt, P. A., Colditz, G. A. Hunter, D. J. (2004). Dairy Foods, Calcium, and Colorectal Cancer: A Pooled Analysis of 10 Cohort Studies. JNCI Journal of the National Cancer Institute, 96(13), 1015–1022.
Judd, S. E., &Tangpricha, V. (2009). Vitamin D Deficiencyand Risk for Cardiovascular Disease. The American Journalofthe Medical Sciences, 338(1), 40–44.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentação alcalina

Tem surgido uma série de novidades a respeito dos benefícios da água alcalina para saúde, mas o que ainda é pouco falado, é que existem

Novembro azul pode ter outro tom!

Como contribuir efetivamente com o Novembro Azul? Uma mensagem de incentivo ao diagnóstico e prevenção do câncer de próstata poderia ser o bastante, mas não

Conheça sete benefícios do orégano para sua saúde

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios?

Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.