Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
3 ovos separados (claras e gemas)
2 mandioquinhas cozidas com sal
½ xícara de macadâmias
½ xícara de água do cozimento das mandioquinhas
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de Óleo de Noz-Macadâmia
½ xícara de tofu
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada
Preparo:
– Descascar as mandioquinhas e colocar para cozinhar com água (o suficiente para cobri-las) com uma pitada de sal até ficar macia.
– Escorrer – atenção – e guardar a água.
– Esperar a mandioquinha ficar fria e, enquanto isso, bater no liquidificador as macadâmias com a meia xícara da água reservada até ficar cremoso.
– Depois, acrescentar no liquidificador as gemas, a mandioquinha, a pitada de noz moscada, tofu, sal e pimenta do reino.
– Bata as claras em neve com uma pitada de sal, acrescente as claras em neve – a mistura do liquidificador delicadamente – para o suflê ficar macio. Asse em pirex (ou em forminhas para suflê) untado com azeite em forno preaquecido (180-200 graus) por cerca de 05 a 10 minutos.
– Atenção: não abra o forno até o ponto do suflê – para ele não murchar. Sirva imediatamente.
Dica: a mandioquinha, também conhecida como batata baroa ou batata salsa, é rica em vitaminas, principalmente do complexo B, e mantém o astral elevado devido à quantidade de minerais como fósforo, magnésio e cálcio. Tem também propriedades diuréticas. A combinação com macadâmia é saborosa e delicada e inclui vitamina E, fibras e ômegas.
A noz moscada é digestiva e excelente para ser utilizada juntamente com couve flor, brócolis e couve de Bruxelas. Faça as variações com os Óleos de Noz Pecã, Amêndoa Doce, Castanha do Pará e Avelã (substituindo as macadâmias por essas oleaginosas). Fique encantado com o sabor e leveza dessa receita.