Isso já aconteceu com você? No meio de um livro ou filme a visão fica embaçada. Você esfrega os olhos, pisca e o incômodo continua. Mas o que é isso e como resolver esse problema?
A visão embaçada é a perda de foco ou nitidez na visão. Ela pode acontecer em um olho ou nos dois, em apenas uma área de visão (como o campo externo de sua visão) ou em tudo o que você olha.
Além disso, a visão pode ser desfocada apenas para objetos que estão próximos ou apenas para coisas distantes, ou apenas em certas situações.
Na maioria dos casos, a visão embaçada é temporária e leve, ou um simples sinal de que sua visão não é perfeita. Em outros, especialmente em casos de visão embaçada repentina, ela pode estar ligada a algum problema mais sério e, nesse caso, é preciso consultar um oftalmologista imediatamente.
Quais os sintomas da visão embaçada?
– Visão pouco clara a qualquer distância;
– Falta de detalhes ou foco;
– Bordas difusas;
– Visão turva;
– Pontos flutuantes em todo o seu campo de visão
Essas mudanças podem ocorrer muito lentamente ou de repente. Elas também podem ir e vir, particularmente se estiverem associadas à exposição ao sol, cansaço visual, dores de cabeça ou outros problemas de saúde.
Outros sintomas podem estar relacionados à problemas de visão. Por exemplo: vermelhidão e irritação nos olhos podem indicar que você tem uma infecção ocular. Já mudanças de visão e dor de cabeça podem indicar que tem uma enxaqueca começando.
Atenção! Sempre procure assistência médica profissional se você tiver sintomas preocupantes ou mudanças repentinas na visão.
E quais as causas da visão embaçada?
Entre as causas mais comuns estão:
– Miopia, hipermetropia e presbiopia: quando um ou ambos os olhos perdem a capacidade de focar as imagens corretamente;
– Astigmatismo: córnea de formato irregular que faz com que as imagens a qualquer distância pareçam embaçadas;
– Olhos secos crônicos: síndrome na qual seus olhos não produzem lágrimas naturais suficientes;
– Sol ou cansaço visual: às vezes a visão pode embaçar após muito tempo usando computador, celular ou até mesmo depois de uma exposição solar prolongada. Neste caso os sintomas desaparecem após um período de descanso;
– Enxaquecas: estas dores de cabeça intensas podem causar visão turva temporária, aparência de luzes piscando ou halos;
Causas mais graves de visão embaçada incluem: infecções oculares, degeneração macular relacionada à idade, catarata, glaucoma e retinopatia diabética.
Tratamento Convencional
Os tratamentos para a visão embaçada dependem da causa, mas, em geral, eles incluem uso de óculos, colírios, mudanças de uma determinada medicação e tratamento dos problemas relacionados acima.
E quais são os tratamentos naturais para visão embaçada?
Assim como acontece com a medicina convencional, os tratamentos naturais dependem da causa do problema. Mas antes de fazer qualquer tratamento, mesmo os naturais, verifique com seu médico se eles são indicados para o seu caso.
E o que fazer?
– Faça exames regulares de visão. Assim seu oftalmologista pode identificar possíveis problemas com a sua visão, incluindo condições oculares graves, infecções e outros;
– Mantenha as lentes de contato sempre limpas de acordo com as instruções do seu oftalmologista. Isso evitará o acúmulo de proteínas que podem fazer com que as imagens pareçam borradas;
– Mantenha seus óculos limpos, higienizando-os regularmente com um pano e usando uma solução de limpeza, conforme necessário;
– Use proteção para os olhos. Isso inclui óculos de segurança durante a reforma da casa, por exemplo, e esportes de contato. Use sempre óculos de sol durante atividades ao ar livre e óculos de proteção quando nadar. Isso ajuda a proteger seus olhos de traumas, luz UV e agentes irritantes, como areia e cloro;
– Descanse seus olhos. Se você trabalha em frente a uma tela de computador ou passa muito tempo lendo, faça intervalos frequentes. Faça pausas de 15 minutos a cada uma hora;
– Para manter os olhos úmidos, pisque com frequência, principalmente ao olhar para telas de computador ou telefone;
– Concentre seus olhos em um objeto que esteja a uma distância diferente. Por exemplo, olhe para uma árvore fora da janela por pelo menos 30 segundos. Este ajuste em foco pode reduzir a fadiga ocular;
– Use iluminação adequada. A fadiga ocular pode ser causada quando as condições de iluminação não são ideais. Tente manter o brilho da luz em uma faixa que proporcione conforto ocular;
– Tenha uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3. As membranas celulares da sua retina contêm uma alta concentração de DHA (ácido docosahexaenóico), que é um tipo de ômega 3. Além de ajudar a formar as células do olho, o ômega 3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem desempenhar um papel importante na prevenção da retinopatia diabética. Além disso, o ômega 3 também pode beneficiar indivíduos com doença do olho seco, ajudando-os a produzir mais lágrimas.
– Experimente suplementos! Estudos recentes descobriram várias substâncias que podem ajudar na saúde ocular: vitaminas B1 (tiamina), C e E, selênio, zinco, luteína, zeaxantina, cálcio, ácido fólico, ômega 3 e betacaroteno.
Muitos desses antioxidantes e vitaminas também podem ser encontrados em dietas à base de vegetais e proteínas saudáveis:
– Verduras e ovos verdes têm luteína e zeaxantina;
– Frutas cítricas e muitos vegetais têm vitamina C;
– Ovos, peixes de água fria, nozes e óleo de linhaça prensado a frio têm ácidos graxos saudáveis;
– Verduras, carne bovina e legumes têm zinco;
– Batata doce e nozes contêm vitamina E;
No entanto, para se beneficiar dessas substâncias através dos alimentos, é preciso ingerir uma grande quantidade deles por dia. Já os bons suplementos são fáceis de ingerir e contém a quantidade necessária de nutrientes que você precisa por dia!
Se você gostou desse conteúdo repasse-o para sua família e amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!