Magnésio no combate à depressão e ansiedade

Há pouco tempo, abordamos como o ômega 3 pode auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade e, hoje, viemos relacionar outro elemento essencial para o corpo humano no que diz respeito ao tratamento desses transtornos mentais que são considerados um grande problema de saúde pública no mundo inteiro
Share on facebook
Share on twitter

Há pouco tempo, abordamos como o ômega 3 pode auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade e, hoje, viemos relacionar outro elemento essencial para o corpo humano no que diz respeito ao tratamento desses transtornos mentais que são considerados um grande problema de saúde pública no mundo inteiro! Neste texto, ficará ainda mais evidente a relação entre a nossa saúde mental com a alimentação e o estilo de vida. Continue acompanhando.

A importância do magnésio para o corpo humano

Este mineral essencial oferece diversos benefícios em várias funcionalidades do nosso organismo, como na melhora na saúde dos ossos e músculos, prevenção do diabetes, melhora do desempenho físico, energia para o corpo e outras, além de desempenhar função anti-inflamatória. Sua deficiência está associada a diversos problemas de saúde, como acidentes coronarianos, aumento de pressão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo no miocárdio, osteoporose e depressão. Falaremos mais sobre esse último item! (1, 2)

Por que ficamos deficientes de magnésio?

A principal causa da deficiência deste mineral no nosso organismo é uma dieta rica em alimentos industrializados e pobre em alimentos naturais, como vegetais escuros (couve, espinafre e salsinha, por exemplo), oleaginosas (castanhas e nozes), cacau, leguminosas, grãos e outros. Além disso, estamos sendo envenenados pelos nossos alimentos! Pois a qualidade dos solos e o uso de pesticidas estão diretamente ligados à deficiência do magnésio. (2, 3)

Sabe o que mais pode causar deficiência de magnésio? O estresse! Passar por situações estressantes pode contribuir para a redução dos níveis de magnésio no corpo. (2, 3)

magnesio-no-combate-a-depressao-e-ansiedade

O magnésio e o nosso sistema nervoso

O magnésio é, simplesmente, o segundo cátion intramuscular mais abundante no corpo humano e que ativa mais de 300 enzimas, atuando como cofator de inúmeras reações metabólicas, pode auxiliar na diminuição dos níveis de cortisol e aldosterona que, consequentemente, apresenta efeitos antiestresse. (4, 5) 

Este mineral está presente em processos de óxido-redução metabólica e regulação iônica no cérebro, além de atuar na regulação do metabolismo de carboidratos e lipídios.

O Magnésio interage com sistemas serotoninérgicos, adenérgicos e dopaminérgicos.

De acordo com alguns estudos, esse mineral essencial tem papel fundamental na transferência de impulsos nervosos entre as células cerebrais, especialmente, nos neurônios do hipocampo (região do cérebro considerada o principal local de armazenamento da memória); atua como regulador de receptores cerebrais, evitando a morte de neurônios e, também, pode melhorar a produção da proteína que ajuda na manutenção das células do sistema nervoso. (5, 1)

Sabemos que esta parte pode ter ficado um pouco complexa e com um linguajar mais técnico, porém, acreditamos ser importante expor como o magnésio atua no nosso cérebro. De uma maneira mais simples e resumida, podemos falar que este mineral pode desempenhar função na regulação dos sistemas de respostas ao estresse, além de modular neurotransmissores e diminuir níveis de marcadores inflamatórios. (6)

magnesio-no-combate-a-depressao-e-ansiedade

O que alguns estudos sobre os benefícios do magnésio no tratamento para a depressão mostraram?

Aqui, vamos citar algumas pesquisas que estudaram se, de fato, o magnésio proporcionava algum benefício no tratamento da depressão. Veja o que eles disseram:

– Pesquisadores da Universidade de Vermont analisaram adultos com idade média de 52 anos e quadro de depressão leve a moderada que foram tratados durante seis semanas com doses de 248mg de Magnésio diariamente (essa dose é considerada baixa). Os pesquisadores observaram que os pacientes apresentaram melhora significativa nos sintomas de depressão e ansiedade após duas semanas de tratamento. (7)

– De acordo com um material publicado sobre o efeito do tratamento crônico com sulfato de magnésio sobre respostas comportamentais relacionadas com a depressão e ansiedade em ratos, observou-se que animais tratados com suplementação de magnésio apresentaram diminuição nos sintomas da ansiedade. (5)

– Um estudo indicou diminuição dos sintomas depressivos em pessoas com depressão e hipomagnesemia (deficiência de magnésio) após suplementação diária com 500mg de óxido de magnésio num período de oito semanas, comparando com um grupo de pessoas que foram tratados com placebo. (6)

– Outro estudo de ensaio clínico que avaliou o efeito de suplemento de 500mg de cloreto de magnésio durante seis semanas também indicou diminuição dos sintomas depressivos. (6)

magnesio-no-combate-a-depressao-e-ansiedade

Como aumentar o consumo de magnésio no dia a dia?

Além de inserir alimentos ricos em magnésio na sua dieta, como vegetais verdes escuros, como a couve, espinafre, salsinha, e oleaginosas, como a castanha do Pará e a de caju, a suplementação com este mineral, quando bem orientada, apresenta efeitos antiestresse, além de diversos outros benefícios que o magnésio pode proporcionar. (2, 4)

Para o tratamento de depressão, ansiedade e outros distúrbios mentais, é preciso procurar especialistas capacitados para que tudo seja conduzido da maneira mais adequada para cada indivíduo!

 

FONTES:
  1. RAJIZADEH, Afsaneh et al. The Effect of Magnesium Supplementation on Depression Status in Depressed Patients with Magnwsium Deficiency: A Randomized, Double-blind, Placebo-Controlled Trial. Nutrition (2016), doi: 10.1016/j.nut.2016.10.014.
  1. A importância do magnésio na saúde. VP Centro de Nutrição Funcional, 2017. Disponível em <https://www.vponline.com.br/portal/noticia/166/a-importancia-do-magnesio-na-saude>. Acesso em 27 jul. 2020.
  1. Why We’re All Deficient In Magnesium, The Many Signs, & Whats To Do. Colletive Evolution, 2015. Disponível em <https://www.collective-evolution.com/2015/03/25/why-were-all-deficient-in-magnesium-the-many-signs-what-to-do/>. Acesso em 27 jul. 2020.
  1. MATTOSO, Vânia. Imuno-endocrinologia: o papel dos micronutrientes na sinalização hormonal. Revista Brasileira de Nutrição Funcional – ano 13, nº56, 2013. Disponível em <https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/9f7c6edc771a78fce2b5f043e11a7a4d.pdf>. Acesso em 27 jul. 2020.
  1. KEMPE, Paula R. Gelinski. Efeito do tratamento crônico com sulfato de magnésio (MgSO4) sobre respostas comportamentais relacionadas com a depressão e ansiedade em ratos com o diabetes induzido por estreptozotocina. Curitiba, 2016. Disponível em <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/46509/TCC%20Paula%20Regina%20Gelinski%20Kempe.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 27 jul. 2020
  1. SENRA, Inês do C. Ribeiro. Alimentação e Depressão. Porto, 2017. Disponível em <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/106793/2/207183.pdf>. Acesso em 27 jul. 2020.
  1. THOMPSON, Alexandra. Over-the-counter magnesium tablets can banish the blues in just TWO WEEKS without the side effects associated with antidepressants. Mail Online, 2017. Disponível em <https://www.dailymail.co.uk/health/article-4646528/Magnesium-tablets-significantly-improve-depression.html>. Acesso em 27 jul. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Mulheres: atentem-se a estas dicas para o verão!

Verão chegou e você não vê a hora de se jogar na praia ou piscina, não é mesmo? Mas infelizmente o calor e a umidade podem favorecer o aparecimento de uma infecção fúngica na região genital muito desagradável, a candidíase. Ela provoca muito desconforto como coceira, ardor e até um odor forte. Veja o que fazer para prevenir e tratar este problema e passar um verão bem saudável!

10 super alimentos para sua saúde

A melhor maneira de percorrer o caminho para uma boa saúde é através da inclusão de super alimentos nutricionais em sua dieta diária. Não é difícil adicionar nutrientes e sabor em seus menus e criar deliciosos banquetes que não só terão um gosto incrível, mas também trarão benefícios a longo prazo para a saúde.

Tudo o que você precisa saber sobre a Vitamina D

Você costuma tomar sol? Em um país ensolarado e quente como o nosso, estamos constantemente expostos aos raios solares.

A grande vantagem disso é que nosso corpo consegue converter os raios do sol em vitamina D. Mas como isso acontece? Por quanto tempo devo me expor ao sol? Existem outras formas de obter esse nutriente?