Saiba como amenizar as ondas de calor causadas pela menopausa

Essas ondas de calor, popularmente conhecidas como “fogachos” são um dos sintomas mais comuns da menopausa. Elas causam um grande incômodo e interferem na qualidade de vida, principalmente durante à noite, atrapalhando o sono.
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Você acorda à noite com calor, se descobre e liga o ventilador. Minutos depois sente frio e volta a se cobrir. E isso dura a noite toda. Durante o dia, mesmo com temperaturas mais amenas, você sente ondas de calor percorrendo o corpo, principalmente na região do tórax e pescoço.

Essas ondas de calor, popularmente conhecidas como “fogachos” são um dos sintomas mais comuns da menopausa. Elas causam um grande incômodo e interferem na qualidade de vida, principalmente durante à noite, atrapalhando o sono.

Mas a boa notícia é que esse sintoma desagradável, assim como todos os outros da menopausa, têm solução!  

Entre os tratamentos, estão os receitados pelos médicos, como a terapia de reposição hormonal, mas você também pode incluir bons hábitos na sua rotina como praticar atividades relaxantes, controlar a temperatura do ambiente e mudar a alimentação.

 Saiba mais:

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O tratamento convencional mais comum para controlar os sintomas da menopausa, inclusive as ondas de calor, é o de Terapia de reposição hormonal.

A razão pela qual algumas mulheres recorrem a esses tratamentos, é que eles podem ajudar a imitar ou substituir alguns dos hormônios reprodutivos (como estrogênio ou progesterona) e, portanto, diminuir alguns sintomas da menopausa.

Infelizmente, esses tratamentos também apresentam riscos. Estudos mostram que o uso de terapias de reposição hormonal pode aumentar o risco de uma mulher sofrer várias doenças graves, incluindo: câncer de mama, doença cardíaca, acidente vascular encefálico, coágulos de sangue, incontinência urinária, demência e perda de memória.

 

E quais as outras alternativas?

Depois de conversar com seu médico sobre a terapia de reposição hormonal, você pode tomar atitudes simples durante o dia a dia para amenizar as ondas de calor. Veja:

 

1 – Controle o estresse

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É verdade que as ondas de calor podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas elas também são mais frequentes durante os períodos de estresse. Técnicas de relaxamento podem diminuir a frequência de ondas de calor, entre elas está a yoga, meditação, controle da respiração, tai chi chuan e caminhadas leves ao ar livre. Essas técnicas também têm o benefício de melhorar a qualidade do sono, que como você viu fica prejudicado.

 

2 – Controle a temperatura do ambiente

Na menopausa, mesmo os pequenos aumentos na temperatura corporal podem provocar ondas de calor. Quando começar a sentir os “fogachos”, reduza a temperatura do ambiente: ligue o ventilador ou o ar condicionado, abra as janelas ou compre uma almofada com gel de refrigeração, isso vai ajudar.

 

3 – Use roupas mais confortáveis

Nem sempre é possível controlar a temperatura de ambientes fechados, muito menos quando você está na rua. Por isso, ao começar a sentir os calores, livre-se de qualquer peça de roupa excedente: seja um casaco ou uma blusa mais quente. Evite roupas de elastano e nylon, pois elas tendem a reter o calor do corpo. Nesse caso a melhor opção são os tecidos de algodão.

 

4 – Pare de fumar imediatamente

Além de trazer vários prejuízos para a saúde, como doenças cardíacas e vários tipos de câncer, o hábito de fumar pode desencadear e até aumentar a intensidade das ondas de calor. Então, livre-se imediatamente do cigarro.

 

5 – Cuide da alimentação

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Certos alimentos e bebidas que aumentam naturalmente a temperatura corporal podem piorar as ondas de calor. Bebidas com cafeína, dietas com alto teor de gordura e açúcar e álcool têm sido associadas ao aumento da intensidade e da frequência das ondas de calor.

Um estudo publicado em “The American Journal of Clinical Nutrition” analisou mulheres ao longo de vários anos. Os pesquisadores descobriram que a dieta mediterrânea, que contém legumes frescos, frutas e grãos integrais, reduziu as ondas de calor dessas mulheres.

SAIBA MAIS SOBRE QUAIS ALIMENTOS EVITAR NA MENOPAUSA

 6 – Suplementos

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Existem ótimos suplementos no mercado que podem ajudar a controlar tanto as ondas de calor quanto os outros sintomas desagradáveis da menopausa.

Experimente produtos que contém “óleo de borragem”, uma substância extraída da planta Borago officinalis.  Este óleo é a fonte natural mais rica do ácido gama-linoleico ou GLA (entre 17 e 25% da sua composição).

Depois de absorvido pelo corpo, o GLA é convertido em prostaglandinas e como tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de borragem auxilia no tratamento de diversas condições da saúde da mulher.

Muitas mulheres que começaram a tomar o óleo de borragem disseram ter alívio dos sintomas da menopausa, incluindo os suores noturnos.  

SAIBA MAIS: 7 BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE BORRAGEM QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Mas atenção! Ao utilizar o óleo de borragem, opte por produtos certificados para garantir que ele esteja livre de alcaloide pirrolizidínico, uma toxina cancerígena que ataca o fígado.

É que essa planta produz alcaloide pirrolizidínico naturalmente e deve ser tratada antes do consumo. O tipo de extração mais segura é quando as sementes são prensadas a frio para extrair o óleo! Então procure sempre por suplementos que passaram pelo processo de extração a frio!

É interessante otimizar ainda mais os efeitos benéficos do consumo de óleo de borragem, associando o seu uso a doses de magnésio, vitamina D, e cálcio, isso irá ajudar a mulher a evitar o risco de osteoporose, que se torna maior nesta fase da vida.

Além disso, é possível suplementar a alimentação  com ômega-3: esta substância existe em bons suplementos e está presente em peixes gordos de mares gelados como sardinha, arenque, atum e salmão selvagem, bem como nas sementes de linhaça e em seu óleo extraído a frio.   

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para suas amigas e mulheres da sua família, afinal compartilhar saúde é Vital! 

Referências:
Herber-Gast, G.-C. M., &Mishra, G. D. (2013). Fruit, Mediterranean-style, and high-fatand -sugar diets are associatedwiththeriskofnightsweatsand hot flushes in midlife: resultsfrom a prospectivecohortstudy. The American JournalofClinicalNutrition, 97(5), 1092–1099.

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