Vida longa, forte e saudável

Talvez o grande desafio da humanidade - daquelas pessoas realmente interessadas no bem estar - seja conquistar qualidade de vida, saúde e longevidade, não é mesmo? Porém, no mundo de hoje, onde temos que buscar dinheiro em longas horas de trabalho, enfrentar o trânsito estressante das cidades e correr contra o tempo para dar conta de tudo, parece cada vez mais difícil adotar um estilo de vida mais equilibrado para alcançar uma velhice plena…
Share on facebook
Share on twitter

Talvez o grande desafio da humanidade – daquelas pessoas realmente interessadas no bem estar – seja conquistar qualidade de vida, saúde e longevidade, não é mesmo?

Porém, no mundo de hoje, onde temos que buscar dinheiro em longas horas de trabalho, enfrentar o trânsito estressante das cidades e correr contra o tempo para dar conta de tudo, parece cada vez mais difícil adotar um estilo de vida mais equilibrado para alcançar uma velhice plena…

Mas calma, isso não é algo impossível!

No post de hoje, te daremos algumas dicas para adotar práticas saudáveis e simples no seu dia a dia, afim de conseguir realmente levar uma vida com mais saúde e qualidade para viver por muitos anos. Mas atenção, para isso acontecer de verdade é preciso disciplina, combinado?

Então, vamos lá!

1- Beba muita água

Todos sabemos sobre a necessidade de beber bastante água, mas muitas vezes acabamos nos esquecendo desta importante fonte de saúde. Saiba que nosso corpo é composto por 70% de água e precisamos manter esta reserva sempre abastecida, já que a água possibilita a realização de todos os nossos processos bioquímicos, previne doenças e anormalidades metabólicas.

A ingestão média de água indicada para adultos é de 3 litros por dia, parece muito, mas se você dividir esta quantidade em pequenas garrafinhas (tanto em casa quanto no trabalho) você poderá ir bebendo ao longo do dia até completar os 3 litros.

Outra dica é programar um alarme no celular para que se lembre de  beber água, pense que este pode ser o melhor remédio para a prevenção de uma infinidade de doenças, além de favorecer todo o trabalho do intestino e te trazer mais energia!

2- Durma bem

As horas de sono servem para que possamos ficar em estado de repouso, certo? Nós repousamos e descansamos bem toda a musculatura enquanto dormimos um sono de qualidade, mas nosso corpo trabalha, e muito, durante essas horas, sabia?

Durante o período do sono, que deve ser de aproximadamente 8 horas, o nosso organismo desempenha diferentes funções essenciais que estão diretamente ligadas à saúde, dentre elas o fortalecimento da nossa imunidade, a secreção e liberação de hormônios, tais como o hormônio do crescimento e a insulina, por exemplo.

Um bom sono ajuda ainda na consolidação da memória e do aprendizado, sendo assim, importantíssimo para que tenhamos também uma vida longa e ativa intelectualmente.

Estabeleça um horário limite para ir para a cama e faça um ritual antes de ir dormir; você pode diminuir a iluminação, colocar uma roupa confortável, desligar todos os seus aparelhos eletrônicos e fazer sua higiene pessoal sempre no mesmo horário e já desacelerando o ritmo para a hora do descanso merecido, isso servirá para que seu corpo e mente se condicionem a dormir melhor!

3- Pratique atividades físicas

O exercício físico é um dos grandes pilares de uma boa saúde. Além de trazer diversos benefícios aos sistemas respiratório e cardiovascular, quando você se exercita periodicamente, você alivia o estresse, fortalece os seus músculos, regula o intestino, ajuda a diminuir a taxa de colesterol, diminui o peso e atinge um condicionamento físico ideal para manter sua saúde integral.

Se você não gosta muito de praticar esportes, que tal uma caminhada matinal antes de ir para o trabalho? Se neste horário não for possível, escolha o final da tarde!

A caminhada é um dos melhores exercícios físicos que podemos praticar! De acordo com pesquisas realizadas na Universidade de Harvard, foi constatado que caminhar diminui em até 50% o risco de doenças cardíacas nas mulheres (Revista Saúde, Julho 2001) e reduz até 17% o risco de um infarto, além de ser uma prática importante na prevenção da hipertensão arterial e dos altos níveis de colesterol.

4- Movimente-se ao longo do dia de trabalho

Se você trabalha sentado, levante-se periodicamente para alongar o corpo e ativar a circulação.

O trabalho na frente de um computador ou em uma recepção, por exemplo, onde você passa o dia todo sentado, favorece muito um estilo de vida sedentário, o qual é extremamente danoso para a saúde em geral.

Para se ter uma ideia, o sedentarismo é o fator de risco mais comum, dentre todos os outros, para o surgimento de doenças, com uma incidência muito maior do que a de outros males considerados mais graves, tais como o tabagismo e a obesidade.

O médico Victor Matsudo, que é consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), diz que o hábito de passar longas horas sentado é muito mais nocivo do que pode parecer à primeira vista. Para ele, o sedentarismo, de forma geral, é um problema cuja gravidade costuma ser subestimada pelas autoridades do mundo inteiro.

Quando você fica o dia inteiro sentado, todos os dias da semana, durante meses e anos, sua expectativa de vida é reduzida, uma vez que seus músculos e ossos se enfraquecem.

Uma dica é de vez em quando se levantar e caminhar até o outro lado do andar para buscar uma água, por exemplo. Para Matsumoto, para cada 30 minutos sentado você deverá permanecer em pé por 5 minutos. Então, movimente-se!

5- Se Alimente bem!

Nós somos o que comemos. Sendo assim, consuma muitas frutas, legumes, verduras, castanhas, cereais integrais e sucos naturais para levar os bons nutrientes para o seu organismo, certo? Equilibre este consumo com a ingestão de carnes e laticínios saudáveis.

Um corpo bem nutrido terá melhores condições de criar um sistema imunológico forte e evitar doenças em geral. Se for possível, compre vegetais orgânicos e conheça a procedência dos alimentos que ingere, evitando a ingestão de agrotóxicos que nos inundam de metais pesados.

Em contrapartida, evite alimentos industrializados, óleos vegetais refinados, embutidos e alimentos cheios de açúcares e conservantes, já que eles possuem ingredientes químicos em sua composição que prejudicam a nossa saúde e nos levam a desenvolver diversas doenças, como diabete tipo 2 e entupimento de veias e artérias (aterosclerose).

Experimente carregar um lanche saudável para comer nas horas que tiver fome (você poderá gostar de um mix de castanhas e uma fruta no lanche da tarde), isso vai evitar que você se alimente com aqueles petiscos que estão sempre por perto, como salgadinhos ou bolachas, por exemplo.

6- Ainda em relação à alimentação, conheça e consuma os tipos certos de gordura!

Nem todas as gorduras fazem mal para a nossa saúde. A gordura faz parte dos componentes mais básicos do nosso organismo, sendo que uma pessoa adulta possui  em média entre 15 e 30 por cento de gordura no corpo.

As gorduras insaturadas, ricas em ômegas 3, 6, 7 e 9, são encontradas nos peixes de águas geladas, na linhaça, nos óleos vegetais prensados a frio, nas castanhas e frutas oleaginosas, por exemplo.

Esse tipo de gordura, além de benéfica,  é essencial à nossa boa saúde, isso porque atuam em diferentes processos bioquímicos do nosso organismo que vão muito além da geração de energia. Para adquirir o ômegas, é necessário haver a ingestão de alimentos ricos nesse tipo de gordura, uma vez que não conseguimos produzir esses nutrientes em nosso organismo.

Aqui no Eu Bem Melhor, nós estamos sempre falando sobre a importância das gorduras boas, informe-se sobre este tema e se nutra de informação!  

7-  Faça a gestão do estresse

Todos nós sentimos estresse, mas precisamos saber lidar com ele. Saiba que o estresse é saudável até certo ponto, ele nos leva a tomar decisões e a fugir de situações de perigo, por exemplo.

Porém, caso não seja bem administrado, o estresse poderá nos causar danos à saúde e nos levar a picos de ansiedade e até a depressão. Quando achar que a situação está demasiada estressante, faça exercícios de respiração contando até 4 enquanto inspirar e depois contando até 8 ao expirar. Faça pausas periódicas, “desligue” a mente do trabalho sempre que estiver de folga e aproveite melhor as suas férias para descansar e relaxar.

8- Mantenha uma vida sexual ativa

A sexualidade pode ser um tabu para muitas pessoas, mas ter uma vida sexual ativa pode nos ajudar a mantermos longe os níveis de estresse e ainda nos ajuda a estreitarmos a relação com o nosso parceiro, melhorando a qualidade de vida de modo geral.

Além disso, o sexo ainda gera benefícios para a saúde da pele e cabelos, sabia? Cientistas da Universidade de Queens, no Reino Unido, concluíram que o prazer associado ao sexo faz aumentar os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e textura da pele e dos cabelos, deixando-os cheios de vida!

9- Tenha um hobby

vidalonga-forte-e-saudavel-longevidade(O artesanato é um hobby comum para exercermos nossa criatividade. Fonte: Sebrae)

Quando praticamos uma atividade prazerosa, nos esquecemos de alguns padrões de pensamento “viciados”, como pensar nos problemas e preocupações, que são desencadeadores de estresse, ansiedade e depressão.

Não importa qual seja o seu hobby – arte, jardinagem, fotografia, artesanato, culinária, um esporte ou uma atividade voluntária – certamente ele irá ajudar você a ter mais qualidade de vida e pensamentos mais alegres.

Se você ainda não tem nenhum hobby, que tal aprender a fazer algo novo? Você poderá gostar muito!

10- Participe de grupos e socialize mais

Ao participarmos de grupos, nos identificamos com outras pessoas, exercemos a solidariedade, empatia e amizade, que são essenciais para uma vida rica em boas emoções, concorda?

Quando fazemos parte de um grupo, temos a oportunidade de exercer o nosso papel social, o qual é fundamental para nossa saúde mental e até mesmo física (grupos podem te apoiar a manter uma rotina de exercícios, por exemplo), promovendo a tão desejada qualidade de vida.

É claro que ficar sozinho às vezes é muito bom, mas não deixe de considerar os benefícios de estar em grupo, certo? Reserve um dia da semana para ir ao encontro de outras pessoas que tenham algo em comum com você, seja para estudos, prática religiosa, troca de experiências, atividades físicas ou para um café com amigos, por exemplo.

11- Consulte especialistas em saúde

Vá ao médico periodicamente para realizar exames de rotina e prevenção, especialmente após os 30 anos ou caso haja uma doença preexistente. Consulte um nutricionista caso queira saber se seu organismo realmente está bem nutrido e recebendo todos os benefícios necessários a partir de sua alimentação.

Faça ao menos uma visita anual ao dentista para saber sobre sua saúde bucal e cuidar de eventuais problemas, saiba que uma boa saúde dos dentes pode prevenir até mesmo problemas cardíacos!

Marque as consultas já com antecedência ao longo do ano e já deixe seu calendário de saúde montado para não se esquecer desse importante assunto. Sua saúde é primordial para que você alcance a idade que deseja com qualidade de vida e muita disposição, não é mesmo?

Agora você já conhece nossas dicas Vitais para inserir práticas saudáveis e benéficas para a sua vida. Não deixe de segui-las caso realmente queira ter uma vida longa, forte e cheia de saúde, está bem?

Qualidade de vida é Vital!

O que achou das nossas dicas Vitais? Tem muito mais aqui no Eu Bem Melhor!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Medicina natural direto da sua cozinha

O uso de ingredientes naturais para tratar problemas de saúde está se tornando cada vez mais comum. A cada ano que passa, muitos ingredientes encontrados na nossa cozinha fornecem benefícios de saúde impressionantes. Além de seu uso culinário para fazer pratos deliciosos, esses ingredientes podem ajudar a lidar com uma série de problemas de saúde. Tratamentos caseiros podem poupar tempo e gastos com remédio, além de não causarem efeitos colaterais.

Kefir: O que é e por que você deve usá-lo em sua dieta

O Kefir é uma bebida tradicional do Oriente Médio que gera incríveis benefícios para a saúde.

Nossos antepassados ​​estavam bem cientes de seu poder de cura, tanto é que o nome ‘kefir’ é originário da palavra turca ‘Keyif’, que significa ‘bom sentimento’. O Kefir é feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, ovelha, cabra, coco, lácteos, camelo) com a adição de um grão de “coliflor” ou “coral” gelatinoso ou branco que fermenta o leite. Há também um tipo de kefir cultivado em água adocicada, mas o mais comum ainda é o kefir de leite.